Onde os chefs comem? Com Luis Felipe Lago, do Beverino, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Luis Felipe Lago, à frente do Beverino, bar de vinhos naturais no centro de SP
Luis Felipe Lago, à frente do Beverino, bar de vinhos naturais no centro de SP Pablo Saborido

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

Apesar de ter nascido e crescido na capital paulista, foi no País Basco que Luis Felipe Lago começou a cozinhar profissionalmente. Formado em gastronomia na Europa, realizou estágios ao lado de nomes de peso, como Eneko Atxa e Massimo Bottura.

De volta a São Paulo, o chef teve passagens no Maní e no Kuro. Hoje, ele é o nome à frente do Beverino, bar de vinhos na Vila Buarque onde serve um cardápio enxuto com base na produção regional de orgânicos.

No dia a dia, o chef aproveita para experimentar outros sabores no caminho entre o Beverino e sua casa, entre a Vila Buarque e a Liberdade. O bairro de influências asiáticas, inclusive, é onde o chef mais procura por ingredientes, utensílios, pratos e ideais.

A seguir, confira os endereços mais frequentados por Luis Felipe Lago em São Paulo para comer bem:

  • Restaurante Koufu

Berinjela ao molho especial de shoyu com gengibre do Koufu / Reprodução/Instagram

O Koufu é um restaurante chinês familiar na Galeria Metrópole. Gosto de pedir várias porções para compartilhar acompanhadas de arroz.

Sempre escolho a berinjela, o char siu e o frango frito com molho de gengibre, que rego generosamente com o chili oil caseiro, bem aromático e pouco picante. Também comi lá dumplings de carne bovina muito bons, portanto não deixe de provar se estiverem no cardápio.

Restaurante Koufu: Avenida São Luís, 187, Galeria Metrópole, loja 14 – Consolação, São Paulo – SP / Tel.: (11) 95454-4151 / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 11h às 15h; sábado, das 11h às 15h30.

  • Tona Café


O Tona Café é outra novidade na Galeria Metrópole, aberto neste ano no subsolo, em frente ao jardim. Lá o chef Renato Lopes, proprietário e confeiteiro talentoso, faz os nozinhos de banana que eu adoro, um tipo de pãozinho doce com banana, muito macio por dentro, sempre quentinho, com o exterior bem caramelizado e crocante.

Gosto também da tortinha de maçã e da broa de fubá. O café tem cada vez mais novidades, sempre bem executadas e feitas com ingredientes ótimos, com atenção à sazonalidade. É sempre uma boa ideia pedir café e sobremesa depois de um almoço no Koufu, que fica logo acima.

Tona Café: Subsolo da Galeria Metrópole, Av. São Luís, 187 – República, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3231-4240 / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 18h. 

  • Bicol Korean Cuisine


O Bicol, entre a Liberdade e a Aclimação, já foi local de muitas reuniões familiares. Enquanto eles iam atrás do bibimbap, do arroz frito com kimchi, ou do churrasco, eu procurava algum item “diferentão”.

Ultimamente tenho gostado de ir lá nos jantares de segunda-feira, ocasião sagrada para os cozinheiros. Peço alguma das sopas, que vêm borbulhando nas panelinhas de cerâmica, sempre com arroz quentinho e bons banchans. Se estou acompanhado, peço também o churrasco, para grelhar na mesa e compartilhar.

Bicol: Rua José Getúlio, 422 – Aclimação, São Paulo – SP / Tel.:  (11) 3208-4123 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 16h às 22h30; sexta e sábado, das 12h às 15h e das 18h às 22h30; domingo, das 12h às 15h e das 18h às 21h (fechado no último domingo do mês). 

  • Sopa de carne do Senhor Li

Pequeno e familiar, o Senhor Li fica na Barão de Iguape, onde também está o Izakaya Issa, que gosto muito. Lá há algumas variações da sopa de carne bovina e macarrão, típica de Taiwan.

Gosto do bowl com macarrão de arroz e mostarda (a verdura) em conserva, sempre temperada com alho frito, bastante coentro e especiarias doces. O macarrão de trigo deve ser feito por eles, pois é bem rústico e um pouco mais macio do que gosto, mas vai bem com o tendão bovino no shoyu e um ovo marinado.

O Senhor Li também serve tofu sedoso fresco (douhua, em mandarim), com caldo bovino ou com xarope. Foi, com certeza, a maior fonte de inspiração para o tofu que sirvo hoje no Beverino.

Sopa de carne do Senhor Li: Rua Barão de Iguape, 36 – Liberdade, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3207-5865 / Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 11h e encerramento antes das 20h. 

  • Suifong Padaria

As padarias chinesas fazem pães de trigo super fofinhos, com a massa bem clara e com vários recheios doces, salgados e agridoces, além dos pães no vapor e das massas de arroz.

Na Suifong, na Rua da Glória, peço sempre o pão recheado de porco, que tem a massa fofinha, um recheio de porco desfiado adocicado e bem úmido, e uma crostinha de massa de biscoito em cima. É daqueles pratos chineses que borra o limite entre cozinha salgada e confeitaria, coisa que inspira os toques adocicados da cozinha do Beverino.

Suifong Padaria: Rua da Glória, 140 – Liberdade, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3101-8337 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h30 às 19h30. 

  • Hawei Doceria

Na Hawei, que também fica na Rua da Glória, gosto ainda mais dos doces. O doce de feijão que usam no anpan e nos mooncakes é ótimo, os pães de forma e o melonpan são incríveis, e o mooncake de abacaxi, feito com uma compota bem densa e caramelizada, é maravilhoso.

Levo todos para casa e devoro acompanhados do chá do Sítio Shimada, que, surpreendentemente, encontro na Ótica Vergueiro, já na Aclimação.

Hawei Padaria: Rua da Glória, 592 – Liberdade, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3208-1616 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 17h; domingo, das 10h às 16h; fechado às segundas.