Onde os chefs comem? Com Helena Murucci, da Tutto Nhoque, no Rio de Janeiro

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Helena Murucci, da Tutto Nhoque, compartilha seus restaurantes queridinhos no Rio de Janeiro
Chef Helena Murucci, da Tutto Nhoque, compartilha seus restaurantes queridinhos no Rio de Janeiro Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Bisneta de italianos que desembarcaram no Brasil para trabalharem nas lavouras de café, Helena Murucci foi acostumada a ver massas serem abertas e colocadas como um lençol em cima da mesa de casa por sua tia-avó. “A cozinha sempre foi uma área de livre acesso e, muitas vezes, ajudei a cortar o macarrão com as outras crianças”, lembra, carinhosamente, Helena.

Relações Públicas de formação, em 2014, deixou o meio corporativo. Pesquisando novos negócios, a paixão pela gastronomia italiana falou mais alto e, assim nasceu a Murucci Massas Artesanais, com produção inicial caseira. Helena comprava ingredientes pela manhã e produzia e entregava canelones, lasanhas e outros produtos na parte da tarde para os restaurantes clientes.

Em 2017, se juntou aos empreendedores Rudy Leite e Guilherme Mendes e teve início a Tutto Nhoque. “Na época fazíamos feiras gastronômicas e iniciamos um pequeno delivery na zona norte do Rio de Janeiro”, conta Helena.

Em 2018, o trio abriu o primeiro restaurante em Botafogo e de lá pra cá não pararam mais. Há lojas da Tutto Nhoque no Jardim Botânico, no Barra Shopping na Barra da Tijuca, em Niterói e a mais recente empreitada, aberta este ano, a unidade do Shopping Nova América, na zona norte da cidade.

Além de cuidar do menu de todas as lojas da marca, Helena também gosta de experimentar outros sabores pela Cidade Maravilhosa e divide a seguir seus endereços prediletos no Rio de Janeiro.

Chef Helena criou a Tutto Nhoque com receitas que aprendeu com sua tia avó  / Tomás Vélez
  • Thai Brasil

Restaurante especializado em culinária tailandesa, o Thai Brasil possui tradição desde 2000 no Centro Histórico de Paraty, no estado do Rio. Comandado pela chef Marina Schlaghaufer, a casa apresenta ambiente colorido e descontraído, decorado pela própria chef. Detalhe para o jardim interno, onde crescem ervas tailandesas e a cozinha ao vivo perfuma o restaurante.

No Thai os pratos são bem tradicionais, com muita pimenta, leite de coco e frutos do mar frescos. É uma comida para quem não “fica em cima do muro”.

Thai Brasil Restaurante: Rua Tenente Francisco Antônio, 308 –  Paraty – Rio de Janeiro/RJ / Tel.: (24)3371-2760. Para reservas, consulte: https://www.thaibrasil.com.br/

  • Malta Beef Club

Malta Beef Club é endereço certeiro no Rio de Janeiro para quem gosta de churrasco / Divulgação

Tendo as carnes como carro-chefe, o premiado Malta Beef Club, conquistou os cariocas com a maciez e ponto certo delas. Sem falar nos acompanhamentos, que são um capítulo à parte.

No Rio de Janeiro se você quiser comer uma boa carne, bem feita e bem maturada é no Malta. Um pedido especial que sempre faço é a farofa de castanha e o bife à milanesa.

Malta Beef Club: Avenida General San Martin, 359 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ. e Rua Saturino de Brito, 84 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ / WhatsApp.: (21) 2042-3101 / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h às 00h e aos domingos, das 12h às 19h.

  • Gruta de Santo Antônio

Consagrado restaurante Português, em Niterói, tem a receita perfeita: a tradição dos pratos lusitanos, atmosfera caseira, o primor da seleção de vinhos e novidades mediterrâneas.

A Gruta de Santo Antônio é incrível! Comandado pelo chef Alexandre Henriques. Eles têm um bacalhau muito bem feito. Amo o bolinho de bacalhau recheado com o queijo Serra da Estrela, repleto de sabor.

Gruta de Santo Antônio: Rua Silva Jardim, 148, Centro – Niterói – Rio de Janeiro/RJ / Tel.: (21) 2621-5701/ 2613-0762. Horário de funcionamento: Todos os dias, das 11h30 às 16h.

  • Dianna Bakery

Dianna Bakery é famosa por seus pães artesanais e doces equilibrados / Reprodução Instagram

Destaque na confeitaria carioca, a padaria Dianna Bakery, comandada pela chef Dianna Macedo e a sócia Teca Cavalcanti, ambas tijucanas, conquistou os cariocas com os famosos e deliciosos pães artesanais.

Elas trabalham majoritariamente com pães de fermentação natural e doces variados, inclusive com o croissant redondo, que virou sensação em Nova York.

Dianna Bakery: Rua Dona Delfina, 14, Tijuca – Rio de Janeiro/RJ / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 19h; sábados e feriados, das 9h às 16h; Domingos e segundas, fechado.

  • Cantón

Rolinhos do Cantón, casa de Peruvian & Chinese Food / Divulgação

Restaurante de comida “chifa” no Rio de Janeiro, o Cantón, mistura a culinária chinesa com a peruana. Sob comando do chef peruano Marco Espinoza, a casa possui na decoração elementos típicos da cultura chinesa, como gatos da sorte, cabeças de dragão, entre outros.

Também é um restaurante que apresenta pratos bem apimentados, uma comida para quem curte temperos, mais exótica, vale muito a pena!

Canton Peruvian & Chinese Food: Rua Rodolfo Dantas, 26, Copacabana – Rio de Janeiro/RJ. Tel: (21) 3594-0002. Horário de funcionamento: De segunda a quinta, das 12h às 16h e das 18h às 23h; Sextas e sábados, das 12h às 17h e das 18h às 00h; Aos domingos, das 12h às 22h.