Onde os chefs comem? Com Danielle Dahoui, do Ruella Bistrô, em São Paulo
Já se perguntou onde os chefs e restaurateurs dos restaurantes mais badalados do mundo comem? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos
Sem saber que era impossível, ela foi lá e fez. Essa é a frase que melhor define Dahoui, esta pernambucana de origem franco-italiana, que ousou ser chef, empresária, comunicadora, e em tudo que faz, se dedica de corpo e alma.
A Chef cresceu entre as costuras e a cozinha da sua amada avó, filha de italianos que sempre adorou ter a mesa farta repleta de família e amigos. Aos 14 anos fazia brigadeiros e bolos para vender na escola, sempre teve uma alma empreendedora e que ama alimentar e agradar. Aos 17 anos começou a fazer festas temáticas, quando descobriu o dom de receber e decorar.
Aos 22 anos largou tudo e foi trabalhar em uma barraca na praia, no Sul da Bahia, que logo virou ponto de encontro e referência no local. Mas ela queria mais, muito mais. Aos 23 anos embarcou para a França para estudar fotografia e aprender tudo sobre gastronomia -sem falar francês, sem dinheiro e sem conhecer ninguém.
Na Europa, Dahoui começou lavando louça e foi crescendo rapidamente. Nunca fez nenhum curso de gastronomia, mas tudo que sabe aprendeu pelos bistrôs que trabalhou passando por todos os setores: cozinha, bar e salão. Sua experiência rendeu grandes aventuras e muitas histórias pra contar!
Danielle Dahoui é uma empreendedora de sucesso. Ao longo de 23 anos colocou de pé sete Bistrôs entre Rio e São Paulo. Hoje, ela segue com a carreira com a unidade de origem, o Ruella Bistrô Vila Olímpia, em São Paulo, e soma seus demais talentos em comunicação, palestras e negócios.
Confira as dicas da chef Danielle Dahoui de onde comer em São Paulo:
- RongHe
O RongHe é um chinês raiz com as comidas do dia a dia, onde é possível conhecer a cultura e os costumes dos chineses por meio do paladar, com pratos e temperos de várias regiões. Um lugar que a comunidade chinesa em São Paulo frequenta.
RongHe: Rua da Glória, 622, Liberdade e outros endereços, clique aqui.
- New Dog Hamburger
Meu hambúrguer preferido, além de ser muito bom e manter a qualidade há anos, o que é muito difícil, me faz retornar a adolescência quando vinha passar as férias com minha Avó Laura em São Paulo e íamos lá comer hambúrguer e beber milkshake.
New Dog Hambúrguer: Rua Joaquim Floriano, 254 / Tel.: (11) 3702-7888 / Funcionamento: todos os dias, 24 horas.
- Jardim de Napoli
O Jardim de Napoli, famosa por servir um caprichado polpettone à parmegiana, também me leva para a cozinha da minha avó Laura que fazia comidas divinas da forma mais artesanal possível. Além de ter ficado amiga de toda a família do Jardim de Napoli, especialmente da Rosana Buonerba, que me ajudou a fazer os meus 5 restaurantes em São Paulo.
Jardim de Napoli: Rua Martinico Prado, 463, Higienópolis / Tel.: (11) 3666-3022 / Funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 15h e das 18h às 23h; sábado, das 11h às 23h; e domingo, das 11h às 22h.
- Tandoor
O Tandoor, restaurante de comida indiana, me ascende a alma com seus curries divinos que me remetem à minha mãe, que sempre amou fazer pratos indianos em casa com um aroma peculiar que amava.
Tandoor: Rua Mario Amaral 599, Paraíso / Tel.: (11) 3885-9470 / Funcionamento: segunda, das 12h às 15h e das 19h às 22h; terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h, sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h, e domingo, das 12h às 16h e das 19h às 22h.
- Mãos de Maria
O Mãos de Maria faz a melhor feijoada de São Paulo, além de ser um trabalho colaborativo muito lindo feito por mulheres da comunidade de Paraisópolis. Me sinto segura e feliz ali, uma experiência incrível.
Mãos de Maria: Rua Ernest Renan, 1366 – Paraisópolis / Funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 17h, e sábado, das 12h às 20h. Não abre aos domingos.