Onde os chefs comem? Com Amanda Caracante, do Tá na Mesa e Atelier Gourmand, em SP

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A relação da chef Amanda Caracante com a comida começou ainda na infância. Neta de sírios e italianos e filha de cozinheiros, ela se formou em direito, mas, depois, quis realizar um sonho: o de estudar gastronomia. Logo, graduou-se pela renomada escola Le Cordon Bleu.

“Muitas vezes meus pais começavam a cozinhar na sexta-feira à tarde e iam até o fim do domingo. Não me lembro de um fim de semana em que a casa não estivesse repleta de amigos e familiares reunidos em volta de uma mesa farta”, relembra.

Confira a seguir os restaurantes indicados pela chef Amanda Caracante em São Paulo:

Amanda trabalhou em restaurantes de São Paulo, como o Chez Claude e a Vinheria Percussi, fez consultoria de desenvolvimento de cardápios para escolas, restaurantes e cozinhas industriais. Também é produtora de conteúdo na plataforma Tá Na Mesa e professora na escola de gastronomia Atelier Gourmand.

Recentemente, abriu a empresa Borogodó, de refeições ultracongeladas, em Sorocaba, no interior de São Paulo, onde mora. Ela divide seu tempo com a capital paulista, onde costuma encontrar amigos em endereços que combinam charme e qualidade, já que a cidade “tem sempre algo para cada humor e paladar”, garante.

  • 1900 Pizzaria

Pizzaria 1900
Pizza da 1900, eleita uma das melhores pizzarias da capital / Alan Simaro

Para saborear uma bela pizza em São Paulo, indico a 1900 Pizzaria, liderada por Edrey Momo. Conhecida por sua dedicação à autenticidade italiana, já recebeu diversos prêmios, incluindo o de Melhor Pizzaria de São Paulo pela Revista Veja Comer & Beber e o 26º lugar entre as 50 melhores pizzarias artesanais do mundo.

A unidade de Moema tem ambiente acolhedor e atendimento excelente. São preparados três tipos de pizza: paulistana (para ser compartilhada), in pala (blend de trigos italianos, fermentação longa e assada em forno elétrico) e a tradicional napoletana, com bordas ligeiramente mais altas, textura mais macia e cobertura leve — uma das minhas preferidas é a Friarielli, com muçarela de búfala, tomatinho amarelo, guanciale, friarielli (brócolis napolitano) e pecorino romano.

Sugiro começar os trabalhos com uma das entradinhas, como o Rotolino Calabresa, que é um “enroladinho” de massa tradicional com calabresa, muçarela e parmesão assado no forno a lenha e finalizado com ciboulette.

1900 Pizzaria: Alameda dos Nhambiquaras, 573 – Moema, São Paulo – SP  / Tel.: (11) 5575-1900 / Funcionamento: todos os dias, das 18h até 0h. Veja todas as unidades aqui.

  • Hōkō Restaurante

Restaurante Hoko
Bao, pão chinês cozido no vapor, é uma das boas pedidas da casa / Instagram/Hoko

Próximo ao metrô Fradique Coutinho, o Hōkō combina alta qualidade em um ambiente contemporâneo. Embora tenha um espaço pequeno, o serviço é rápido e eficiente e os valores são justos. Recomendo experimentar pelo menos duas ou três entradas, com destaque para as deliciosas robatas (espetinhos japoneses).

Além delas, vale a pena provar uma das opções de bao, pão chinês cozido no vapor, supermacio e leve. Gosto do Tyashu Bun, com bacon, legumes Japchae, alface e tomate. Além do Chicken Katsu, que vem com filé de frango empanado, arroz e molho da casa, há também os bowls, como o Katsudon, com arroz japonês coberto com lombo suíno empanado, ovo e molho da casa, e o bowl de legumes.

Não deixe de experimentar os refrescos levemente gaseificados, como o de morango com manjericão ou um dos drinques autorais. Se gostar de gim, recomendo o Tay Mango, que leva ainda saquê, purê de manga, xarope de açúcar, água tônica e anis-estrelado.

Hōkō Restaurante: Rua Fradique Coutinho, 166 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3565-0500  / Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 15h e das 18h às 22h; sábado, das 12h às 16h; fechado aos domingos.

  • Animus

Animus tem cardápio que evoca as raízes brasileiras sem deixar de lado a comida afetiva que tanto representa o país
Animus tem cardápio que evoca as raízes brasileiras sem deixar de lado a comida afetiva / Thays Bittar

Para quem procura um almoço em restaurante que valoriza sabores brasileiros, o Animus é a dica certa. A talentosa chef Giovanna Grossi está à frente da casa, que valoriza a sazonalidade e ingredientes nacionais por meio de uma cozinha marcada pela criatividade e afeto.

O menu é pensado tanto para ser compartilhado quanto para ser apreciado individualmente, atendendo ainda veganos, vegetarianos e carnívoros. Meus destaques vão para o repolho na brasa com creme de castanha e chutney de tomate, para o arroz bolinha com cebola caramelizada e crispy de cebola e o T-Bone de cordeiro na brasa acompanhado de legumes. E não deixe de provar a surpreendente mousse de pipoca.

Animus Restaurante: Rua Vupabussu, 347 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2371-7981 / Funcionamento: segunda, das 12h às 15h e das 19h às 22h; quarta a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sábados, das 12h às 16h30 e das 19h às 23h; domingos, das 12h às 16h30; fechado às terças.

  • Evvai

Bomba de vieira Evvai
A famosa bomba de vieira que acompanha o menu Oriundi desde 2017 / Tina Bini

Para um jantar em um restaurante moderno, criativo e de alta gastronomia, o Evvai é imperdível. Sob a liderança do chef Luiz Filipe Souza, que representou o Brasil no Bocuse D’Or, concurso considerado a “Copa do mundo da gastronomia”, em 2019, o Evvai combina tradição e inovação em um menu que reflete inspirações ora italianas, ora brasileiras, ora ambas, traçando paralelos e conexões entre tradição e contemporaneidade do Brasil e Itália.

O menu degustação “Oriundi” é excelente para explorar o melhor da casa. O restaurante é conhecido por seu ambiente elegante e apresentação impecável dos pratos.

Evvai Restaurante: Rua Joaquim Antunes, 108 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3062-1160 / Funcionamento: terça a sábado, das 19h às 23h; almoço de sábado, das 12h às 15h.

  • Terrazza Rooftop

Restaurante Terrazza Rooftop
Restaurante Terrazza Rooftop é opção para jantar a dois / Divulgação/Terrazza Rooftop

Para um jantar romântico, o Terrazza Rooftop, próximo à avenida Morumbi, traz uma proposta inusitada: dois tipos de cozinha, franco-italiana e japonesa, com uma vista deslumbrante de São Paulo.

O ambiente é elegante, com um bar que serve tanto drinques inovadores como clássicos. É o lugar perfeito para jantar a dois.

Terrazza Rooftop: Rua Francisco Tramontano, 101, 20º andar – Real Parque, São Paulo – SP / Sem telefone / Funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 2h.

  • By Kim Confeitaria

Cheesecakes da By Kim Confeitaria
Cheesecakes By Kim Confeitaria / Mateo Oh

Minha indicação para doces, bolos e tortas é a By Kim Confeitaria, comandada pela talentosa chef confeiteira Veronica Kim. A confeitaria oferece delícias como o palmier de massa folhada crocante (em versões tradicionais e com chocolate) e os cheesecakes, incluindo o tradicional, o trufado (surpreendente e exótico) e o de matchá.

Os bolos, como o de cenoura com especiarias e o de brigadeiro, são macios e equilibrados, perfeitos para qualquer ocasião.

By Kim Confeitaria: Rua Tupi, 114 – Santa Cecília, São Paulo – SP / Tel.: (11) 91317-1186 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h30. 

Tópicos