Onde os chefs comem? Com Ailton Piovan, da Cantina Piovanelli, em São Paulo
Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos
Ascendente de italianos, Ailton Piovan era curioso sobre gastronomia desde pequeno, mas foi apenas nos anos 2000 que trocou o trabalho em um grande banco para se dedicar às panelas.
Hoje, o chef comanda a Cantina Piovanelli, em São Roque, no interior paulista, onde serve receitas italianas com zelo e com cuidado para que sejam leves, com uso de ingredientes frescos.
Além da casa, Ailton é o nome à frente da Mondiale Alimentos, também situada no interior paulista. A fábrica começou pequena, com massas e condimentos para estabelecimentos locais, mas ganhou novo endereço e grandes clientes com o tempo, em que casas italianas e hamburguerias renomadas em São Paulo estão no portfólio.
Apesar de viver a cozinha italiana diariamente, Ailton confessa que, na hora de escolher onde comer, a paixão por carne fala mais alto.
Abaixo, entre casa de carnes e restaurante de peixes e frutos do mar, ele compartilha seus quatro endereços favoritos para comer bem na capital paulista:
Templo da Carne Marcos Bassi
É o lugar que sempre escolho para comemorar meu aniversário. O restaurante que nasceu como açougue nos anos 1970, comandado pelo saudoso Marcos Bassi, é realmente um templo, onde temos a garantia de uma boa experiência.
Gosto de tudo o que há por lá, em especial, claro, as carnes, que dispensam comentários, já que são espetaculares.
Templo da Carne: Rua Treze de Maio, 668, Bela Vista, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3289-8070 / Horário de funcionamento: terça a sexta das 12h às 15h30 e das 18h30 às 23h; sábado das 12h às 23h e domingo 12h às 19h.
Restaurante Mexilhão
https://www.instagram.com/p/ChezhF-OfvG/
Bem perto do Templo da Carne está o Mexilhão, um restaurante especializado em frutos do mar que tem mais de 50 anos de história e segue sob o comando da mesma família até hoje.
Camarões, polvo, filé de pescada, vieiras, lula, paellas para até seis pessoas e massas com frutos do mar fazem parte das opções do cardápio.
Restaurante Mexilhão: Rua Treze de Maio, 626, Bela Vista, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3263-0135 / Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 23h; domingos e feriados das 12h às 22h.
D.O.M
Não tem como não gostar do restaurante do chef Alex Atala, que está entre os melhores do mundo.
Além do menu-degustação, gosto bastante do executivo, que traz a comida brasileira bem-feita a um preço justo. A mandioca estufada, que acompanha alguns pratos, é divina.
D.O.M: Rua Barão de Capanema, 549, Jardins, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3088- 0761 / Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 12h às 15h e das 19 às 21h; sábados das 19h às 21h. Não abre aos domingos.
Pirajá
O clima descontraído de bar é uma das riquezas do Pirajá, que traz um pouco do Rio para São Paulo.
Do cardápio no geral, destaco as porções bem servidas e os pratos com carne que, claro, são meus preferidos.
Quando vou lá aproveito também para saborear as porções de bolinhos e pastéis, servidas na entrada.
Pirajá: Diversas unidades. Confira endereços e horários no site.