Onde os bartenders bebem? Michele Ridolfi, do Rosewood, indica seus bares favoritos no mundo

Já se perguntou onde os bartenders mais badalados do mundo bebem quando estão fora do trabalho? Michele Ridolfi, do Rosewood São Paulo, considerado o melhor hotel da América do Sul, abre o jogo e compartilha seus endereços prediletos

Michele Ridolfi, italiano que assumiu as operações de alimentos e bebidas do Rosewood São Paulo
Michele Ridolfi, italiano que assumiu as operações de alimentos e bebidas do Rosewood São Paulo Rubens Kato

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ao entrar no Le Jardin, o grand café do Rosewood São Paulo, no lado esquerdo, encontram-se charmosas portas de madeira que prometem transportar você para outra atmosfera. A sinalização é discreta, mas ali se encontra o Rabo di Galo, um bar no melhor estilo speakeasy, inspirado nos clubes de jazz clássicos dos anos 1930.

O bar Rabo di Galo está sob os cuidados do italiano Michele Ridolfi, diretor assistente de alimentos e bebidas do Rosewood São Paulo, que auxilia toda a equipe de operações a criar uma caprichada carta de drinques.

Aos 22 anos, Michele saiu da sua cidade natal, Legnano (na região de Vêneto, no norte da Itália), para trabalhar em Ibiza, na Espanha. De lá, desembarcou em Londres, na Inglaterra, para assumir as operações do Scarfes Bar, localizado no Rosewood London, estabelecimento reconhecido por diversos prêmios, incluindo o de melhor bar de hotel internacional concedido pelo Tales of the Cocktail, em 2020. Em 2022, foi indicado pelo diretor de bares da Europa do grupo Rosewood & Hotels para a diretoria do Rosewood São Paulo.

A seguir, o profissional compartilha seus endereços prediletos para beber bem em Londres, Verona, Milão e Nova York:

Scarfes Bar, em Londres

Ambiente do Scarfes Bar, dentro do Rosewood Londres
Ambiente do Scarfes Bar, dentro do Rosewood Londres / Divulgação

O renomado cartunista e desenhista britânico Gerald Scarfe serviu de inspiração para o nome e o projeto artístico do bar. A coleção de pinturas divertidas e instigantes do artista decora as paredes de mármore, transformando o Scarfes – como disse o próprio Gerald – em uma galeria de arte pessoal. Atual #41 na lista do The World’s 50 Best Bars 2023, a casa fica dentro do Rosewood London e acaba de completar 10 anos de funcionamento, celebrando com uma carta que revisita os coquetéis que marcaram sua história. Para animar, tem show música ao vivo seis noites por semana.

Scarfes Bar: 252 High Holborn, Londres, Inglaterra / Tel. +44 20 3747 8670 / Horário de Funcionamento: segunda-feira a domingo, das 16h até último cliente.

Bar Termini Soho, em Londres

Inspirado em um pequenino bar italiano da década de 1950, este endereço londrino esteve na lista dos 50 melhores do mundo entre 2016 e 2018. Tem um menu enxuto, mas perfeitamente executado, com boas opções de cafés, vinhos, coquetéis, drinques engarrafados e petiscos – com clássicos mediterrâneos, como burrata, caponata, queijos italianos e charcutaria para acompanhar. A especialidade da casa é o negroni, desde o clássico até saborizados.Também não faltam sugestões de Spritz, Martini, Bellini e Bloody Mary.

Bar Termini Soho: 7 Old Compton Street, Londres, Inglaterra / Horário de Funcionamento: segunda a quinta-feira, das 10h às 23h30; sexta e sábado, das 10h à 01h; domingo, das 11h às 22h30.

Archivio Verona, em Verona

O pequeno espaço está a poucos passos da Piazza delle Erbe, em Verona, cidade que serviu de cenário para “Romeu e Julieta”, de Shakespeare. Atrás do balcão estão Tommaso e Raffaele, dois jovens barmens que, depois de muita experiência ao redor do mundo, decidiram abrir uma casa na cidade natal deles. Ali, enquanto lideravam as coqueteleiras, sentiram a necessidade de encontrar um vermute que combinasse os estilos italiano e espanhol. Juntos com o mestre vermutista Federico Ricatto, encontraram um caminho mediterrâneo para o Volume Primo, um vermute com notas de tomilho fresco e camomila, bastante aveludado e de acidez na medida.

Archivio Verona: via Rosa 3c, Verona, Itália / Horário de Funcionamento: segunda a domingo, das 16h à 01h. 

Dante NYC, em Nova York

Dante é um dos bares mais disputados de Nova York
Dante é um dos bares mais disputados de Nova York / Reprodução Instagram

Em 1915, o Caffe Dante abriu suas portas no bairro de Greenwich Village, conhecida na época como South Village, e se tornou um reduto onde imigrantes italianos se reuniam para tomar um espresso e conversar sobre o país de origem e a política. Foi a partir da década de 1970 que celebridades também começaram a frequentar o café em busca de um pedaço da Itália: Al Pacino, Alec Baldwin, Whoopi Goldberg, Jerry Seinfeld e Bob Dylan são apenas alguns dos famosos que passaram por ali. Em 2015, uma pequena família australiana radicada em Nova York comprou o estabelecimento e rebatizaram o bar, mas se manteve fiel à herança histórica do Caffe. Agora, conta com uma seleta culinária italiana moderna, coquetéis de classe mundial e um programa de bar premiado – foi eleito o bar #1 na lista do The World’s 50 Best Bars 2019.

Dante NYC: 79-81 MacDougal St, Nova York, Estados Unidos / Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h à 01h; sábado e domingo, das 10 à 1h. 

Camparino, em Milão

Bem no coração da cidade, com vista para a Piazza Duomo e a Galleria Vittorio Emanuele II, o bar foi inaugurado em 1915 por Davide Campari, filho do criador da Campari, Gaspare. Surgiu como um caçula do Caffè Campari, mas mudou a história da marca quando o fundador instalou uma tubulação que fornecia de forma contínua a club soda da adega até o bar. A bebida então era misturada ao bitter e se tornou a maneira clássica de degustá-lo. Em 2019, o local passou por uma grande reforma, o que modernizou dois dos seus três ambientes.

Camparino in Galleria: Piazza Duomo, 21, 20121 Milão, Itália / Horário de funcionamento: segunda a sábado das 9h30 às 23h; domingo das 9h30 às 22h.