Onde comer bem no bairro do Higienópolis, em São Paulo, por Dany Simon

Bairro não é famoso por suas opções gastronômicas, mas a verdade é que tem opções deliciosas e que merecem sua visita. Dany compartilha um roteiro com os seus queridinhos pelo bairro

ICI Bistrô figura entre os endereços imperdíveis para comer bem no bairro de Higienópolis
ICI Bistrô figura entre os endereços imperdíveis para comer bem no bairro de Higienópolis Bruno Geraldi

Dany Simoncolaboração para o Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

Higienópolis significa cidade de higiene. O nome se deve ao fato de ter sido um dos primeiros bairros de São Paulo a ter água e esgoto. Além disso, por estar em uma região alta, lá não ocorriam enchentes, evitando a contaminação dos moradores com doenças como malária, febre amarela e tifo. Tem origem na Sesmaria do Pacaembu, que hoje abrangeria Higienópolis, Perdizes e Pacaembu, e foi recebida como doação pelos jesuítas no século 16. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da cidade, muito por conta do ciclo do café, essas terras foram loteadas e a elite paulistana foi se instalando em seus elegantes palacetes.

Difícil caminhar pelas ruas ou mesmo andar em seus ônibus elétricos e não se encantar com a arquitetura, sobretudo modernista, permeada pelas largas calçadas e as diversas árvores. São diversos prédios icônicos, assinados por arquitetos (ou quase arquitetos) renomados.

Entre eles o Edifício Louveira, de Vilanova Artigas, que já foi palco de filmes, o Parque das Hortênsias, Edifício Bretagne e Edifício Cinderela, todos três de Artacho Jurado. Não esquecendo do Edifício Paquita, de Aldred Duntuch, do Edifício Lausanne e suas lindas janelas coloridas, de Franz Heep e do Edifício Domus, de Ermanno Siffredi e Maria Bardelli. Muitos têm até fila de compradores.

O bairro certamente não está nos principais destinos gastronômicos da cidade, até por ter um caráter mais residencial. Mas nem por isso deixa de ter suas estrelas, sejam elas clássicas, sobrevivendo década após década, ou aquelas mais recentes, que já fincaram seus pés no bairro.

De padarias a empórios, de lanchonetes a restaurantes, quem passa por esta agradável região não se decepciona com o que encontra. Abaixo uma curadoria de alguns destes locais imperdíveis em Higienópolis.

Onde comer em Higienópolis

Pinati

Pinati serve comida de rua israelense  / Dany Simon

Esta lanchonete, recém mudada para uma esquina na Praça Vilaboim, antes ocupava outra, na Santa Cecília. Agora comandada pelos irmãos Alon e Lior, tem como proposta servir pratos e sanduíches com alma israelense.

No cardápio, o falafel, famoso bolinho à base de grão-de-bico, cuja receita é de origem familiar, é um dos destaques da casa. As porções de homus são generosas e podem vir acompanhadas com pastrami, falafel ou carne moída. Os sanduíches, o de vursht, um delicioso salsichão, e o mishmash, um apanhado de vários ingredientes, caem sempre bem. Não se esqueça do falovo, uma releitura do bolovo, porém com falafel em volta do ovo. Fica em frente à padaria Barcelona, que funciona desde 1976.

Pinati: Rua Armando Penteado, 56, Higienópolis / Tel.: (11) 3668-5424 / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 12h às 16h e das 18h às 22h; sexta, das 12h às 15h; e domingo, das 12h às 22h. Não abre aos sábados. 

ICI Bistrô

O famoso steak tartar do Ici Bistrô / Dany Simon

Clássico bistrô francês, que existe há mais de 20 anos e acabou de mudar de imóvel. No cardápio, é difícil escolher: salada niçoise, steak tartar (dos mais celebrados da cidade), moules et frites e deliciosas coxinhas de rã, com manteiga de alho, salsa e tomates.

Também oferece ótimos pratos: bouef bourguignon, acompanhado de fettuccine na manteiga (me ganhou por substituir o purê de batata), steak au poivre, confit de canard, seja com pomme boulangère e sauce moutarde ou cassoulet. Para a sobremesa, escolha entre tarte tatin, pain perdu ou profiteroles crocantes com sorvete de baunilha e calda de chocolate.

ICI Bistrô: Rua Mato Grosso, 396 – Higienópolis / Tel: (11) 3259-6896 ou (11) 3257-4064 / Horário de funcionamento: segunda a quarta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; quinta e sexta, das 12h às 15h e 19h às 00h; sábado e feriados, das 12h às 16h e 19h às 00h; domingos, das 12h às 17h.

Veridiana Pizzaria

Salão da Veridiana Pizzaria / Dany Simon

Nascida numa linda e ampla casa de esquina com clima rústico em Higienópolis, tem 3 unidades e é um dos grandes clássicos do bairro quando o assunto é pizza. Elas são inteiramente artesanais e sua massa descansa pelo menos 48 horas antes de ser aberta.

O cardápio oferece opções mais clássicas, como Margheritta, Napoletana, Quattro Formaggi e Tradizionale, assim como sabores mais contemporâneos, como Sapore di Parma, com fatias de presunto parma sobre muçarela e molho de tomate fresco. Ganhou o prêmio de melhor pizzaria no “Melhores da Gastronomia da Prazeres da Mesa” neste ano de 2023.

Veridiana: Rua Dona Veridiana, 661 / Tel.: (11) 3801-9000 / Horário de funcionamento (incluindo feriado): quinta e domingo, das 18h às 00h, e sextas e sábados, das 18h à 01h.

Fabrique

Croissant é um dos destaques da padaria Fabrique / Dany Simon

Padaria que caiu no gosto do paulistano e nasceu no bairro, já conta com 3 unidades. Você pode fazer compras para levar ou sentar e se deliciar com um brunch, por exemplo. Dentre os clássicos de padaria, você pode escolher o pão, por exemplo o americano no croissant.

Para o brunch, uma boa pedida é o croque monsieur no brioche, com presunto royale, queijo emmental, molho béchamel e parmesão. Quanto aos ovos, opte pelos beneditinos, com ovo pochê, presunto e molho hollandaise. A recomendação nos toasts é o pan tumaca. Na viennoiserie, croissant e pain au chocolat.

Na confeitaria, éclair. Note que dão boa atenção para o café, seja ele expresso ou coado. Dica extra: a Le Blé, no bairro também, complementa o portfólio de boas padarias da região.

Fabrique: Rua Itacolomi, 612, Higienópolis / Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 21h.
Le Blé: Rua Pará, 252, Higienópolis / Tel.: (11) 3663-4626) / Horário de funcionamento: das 7h às 23h.

Casa Zilanna

Ambiente da Casa Zilanna que desde 1972 vende produtos e pratos típicos judaicos  / Dany Simon

Empório especializado em produtos da culinária judaica, funciona desde 1972. A parte curiosa é que seus donos não são desta fé. Dentre as opções para levar, temos os varenikes, espécie de raviolis recheados com batata e cobertos com cebolas caramelizadas, arenque em conserva, com creme ou sem, para comer no café da manhã, burekas, em especial a de batata, fumegante se você der sorte, além de pães como chalá, pão trançado que é de costume comer no shabat, beigale, um tipo de bagel e pão de cebola.

Além disso, você pode encontrar produtos para datas festivas judaicas, como a matzá, pão ázimo, para Pessach e o guefilte fish, sempre com chrein, para Rosh Hashaná.

Casa Zilanna: Rua Itambé, 506, Higienópolis / Tel.: (11) 3257-8671 / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 19h, e sábado, das 8h30 às 15h. Não abre aos domingos. 

Ugue’s Lanchonete

Ugue’s Lanchonete serve ótimas opções para o almoço, como o especial filé a cubana / Dany Simon

Funciona desde 1968, é um grande clássico e está sempre cheia, seja no almoço ou no happy hour. Citada no glorioso Guia da Culinária Ogra, de André Barcinski, a casa traz diversas opções de pratos feitos para o almoço, em especial o filé a cubana, com milanesa de filé mignon, presunto, ervilhas, palmitos, arroz, fritas e banana empanada.

O couvert é irrecusável, com pão francês fresquinho, vinagrete e manteiga. Não deixe de pedir a coxinha. A feijoada também é tradicional. Para o final de tarde, cerveja de garrafa e petiscos.

Ugue’s Lanchonete: Rua Marquês de Itu, 1018, Higienópolis / Tel.: (11) 3661-3197 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 23h, e domingo, das 11h às 17h. 

Schehrasade

Schehrasade, empório árabe com produtos importados e produzidos na casa / Dany Simon

Neste empório árabe, que reside há um bom tempo neste ponto, você pode encontrar produtos importados ou produzidos na casa. Há boas opções de quitutes árabes, seja para comer na hora ou para levar.

Nos salgados, esfihas de carne, queijo, zaatar, abertas e fechadas, quibe frito e assado, pastas frescas e charutinho de uva. Não se espante se te oferecerem uma coxinha recém frita, é uma delícia. Quanto aos doces, folhados com nozes e pistache, finalizados com mel na hora. Nos importados, opções de lentilhas, trigo, cuscuz de sêmola e tahine. Aceita encomendas.

Schehrasade: Rua Baronesa de Itu, 340, Higienópolis / Tel.: (11) 2373-0834 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 21h, e domingo, das 9h às 19h. 

Marcha e Sai

Fachada do Marcha e Sai / Dany Simon

Pequeno restaurante, onde você faz o pedido no caixa e é chamado para retirar quando estiver pronto. O menu é divulgado semanalmente e conta com 3 opções por dia, sendo uma delas vegetariana. Os pratos variam entre o peixe do dia (assado ou crudo), lula grelhada, carne de panela, feijoadinha, baião de 2 vegetariano, entre outros.

Há mesas e balcão no simpático salão, além de bancos na rua. É uma boa pedida para uma refeição rápida e não é incomum ver pessoas almoçando sozinhas.

Marcha e Sai: Rua Sabará, 473, Higienópolis / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 15h, e sábado, das 12h30 às 16h. Não abre aos domingos. 

*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.

 

Dany Simon

Dany Simon é sócio do badalado Cora e consultor financeiro e estratégico para negócios no setor gastronômico  / Divulgação

Dany Simon é economista e financista, mas encontrou na gastronomia a sua grande paixão. Sócio operacional do restaurante Cora, atua como consultor financeiro, estratégico e de serviço de café para negócios de alimentos e bebidas. Também faz curadoria de conteúdo, por exemplo em seu perfil no Instagram, @danythesimon.