Onde beber em Buenos Aires: 15 bares imperdíveis na capital argentina

Dos melhores bares do mundo até endereços secretos, Daniela Filomeno indica locais para drinques caprichados que devem estar no seu roteiro de viagem

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Buenos Aires, Argentina

Os melhores bares de Buenos Aires não são apenas reconhecidos no país, mas sim em todo o mundo: vários deles estão na lista dos 50 melhores bares do ranking 50 Best. Assim, sair para beber na capital da Argentina é tarefa das mais prazerosas, em que nos entregamos aos conhecimentos de bartenders renomados.

Eles podem cair bem para um drinque antes do jantar, encerrar a noite ou ainda como destino próprio, já que Buenos Aires é cheia de bares secretos e até temáticos. E antes mesmo de fazer as malas, lembre-se: a cidade está fervilhando de turistas (principalmente brasileiros), então faça reservas e aproveite essa capital que oferece gastronomia diversa e deliciosa, além de excelentes bares.

Estes são os bares imperdíveis em Buenos Aires:

  • Florería Atlántico
  • Tres Monos
  • CoChinChina Bar
  • La Fuerza Bar
  • Uptown
  • Casa Cavia
  • Presidente Bar
  • 878 Bar
  • Oak Bar (Park Hyatt Buenos Aires)
  • Tealosophy – Liquid Emotions
  • Frank’s
  • The Hole Bar
  • Los Galgos
  • Gran Bar Danzon
  • El Limón

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Florería Atlántico

Você nem precisa ter ido a Buenos Aires para saber que este é um dos bares mais famosos da capital argentina – e que deve estar no seu roteiro pela cidade. Nome constante entre os melhores do mundo, o Florería Atlántico aparece atualmente em 18º lugar na lista dos 50 melhores bares do 50 Best e se destaca como o endereço mais bem colocado do país.

O bar na região de Retiro é no estilo speakeasy, daqueles escondidinhos, em que entramos por uma floricultura. Uma porta se abre e, depois de descermos os lances de escada, damos de cara com um bar comprido e animado.

O ambiente intimista nos convida a apreciar a carta assinada pelo bartender Tato Giovannoni. O menu muda periodicamente – no começo deste ano foi apresentada uma carta inspirada na história dos povos originários do país -, mas pedidas clássicas estão ali para satisfazer a todos, como um old fashioned, manhattan e negroni.

Na seara das comidas, crudo de linguado, burrata, conserva de polvo e até pescada inteira e bife de chorizo estão entre as escolhas. Seja qual for a intenção, a dica é a mesma: chegue cedo.

Florería Atlántico: Arroyo 872 – Retiro, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 9 11 6488-2199; +54 11 3984-7849 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 16h às 2h / Reservas via site.

Tres Monos


Esqueça a formalidade: o Tres Monos, em uma esquina de Palermo, tem ambiente despojado, staff jovem e drinques autorais criativos – alguns são até servidos em copos divertidos.

Os coquetéis exclusivos, dentro de uma carta que muda entre temporadas, aliados à atmosfera descontraída, mas que é levada muito a sério, fazem com que o bar fique por anos consecutivos na lista dos 50 melhores do mundo – atualmente na 27ª posição.

Grafites e luzes neon marcam a decoração, em que temos à nossa escolha cadeiras no balcão, mesas internas e também do lado de fora. Um dos co-proprietários, inclusive, é Sebastián Atienza, ex-head bartender do Florería Atlántico.

Se você é fã de drinques clássicos, não se preocupe: sempre há espaço para eles. O Tres Monos pode ser uma boa dica para drinques depois de um jantar caprichado pelo bairro, mas se ainda tiver fome – e espaço no estômago – porções e sanduíches estão no menu.

Tres Monos: Guatemala 4899 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 9 11 2896-9457 / Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 14h / Reservas via site.

CoChinChina Bar

CoChinChina tem cardápio e carta de influências francesas e vietnamitas / CNN Viagem & Gastronomia

Além de também estar entre os 50 melhores bares do mundo, o CoChinChina é sem dúvidas um dos bares do momento de Buenos Aires. Aberto em 2021, o endereço já é superbadalado, com mesas cheias do lado de dentro, na calçada e também no balcão central, onde a música descolada ajuda a criar uma atmosfera descontraída.

É o projeto solo de estreia de Inés de Los Santos, uma das mais importantes mixologistas argentinas, que se inspirou na região da antiga colônia francesa, ao sul do Vietnã, para criar um ambiente para lá de instagramável e menu de drinques autorais e comidinhas de influência vietnamita e francesa.

Minha dica é pedir os deliciosos sanduichinhos asiáticos, como o sando e o bao da casa, além do steak tartar. Se quiser pratos mais elaborados, um restaurante no segundo andar com pegada francesa e toques orientais tem ainda harmonização com a carta de coquetéis da casa.

CoChinChina Bar: Armenia 1540 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 9 11 2247-6452 / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 19h às 3h / Reservas via site.

La Fuerza Bar

Que tal uma imersão no mundo do vermute? A bebida alcoólica à base de vinho que leva ainda botânicos e mosto de uva é a protagonista do La Fuerza, no bairro de Chacarita. O bar tem carta de drinques feitos a partir de vermutes produzidos por marca própria.

Os vermutes La Fuerza nascem em Mendoza, em que são usados vinhos a partir de Malbec e Torrontés locais, assim como botânicos de diferentes partes da Argentina e ervas silvestres do sopé dos Andes.

Assim, podemos experimentar tanto os vermutes da garrafa quanto drinques que levam ainda gim, tônica e aperitivos alcoólicos. Ainda podemos comprar garrafas de vermute e fazer o refil nas torneiras que ficam ali no balcão – de onde saem também petiscos, como o viciante bolinho de acelga ou as tortillas de batata.

Vale dizer que, além de Buenos Aires, o La Fuerza também mantém uma unidade semelhante em Mendoza.

La Fuerza Bar: Dorrego 1409 (esquina Castillo) – Chacarita, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 11 4772-4874 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 18h à 1h; sexta-feira, das 18h às 2h; sábado, das 12h às 2h; domingo e feriados, das 12h à 1h.

Uptown

Daniela Filomeno no “metrô” do Uptown, que antecede entrada no salão principal / CNN Viagem & Gastronomia

Em pleno bairro de Palermo é possível descermos a uma estação de metrô, atravessar a catraca, entrarmos em um vagão e nos transportamos diretamente para Nova York. Assim começa a experiência no Uptown, bar subterrâneo temático inspirado nas estações nova-iorquinas.

No vagão de metrô apertamos um botão verde e, com as portas abertas, entramos no bar, um dos mais descolados da capital argentina. A mixologia de alta qualidade, as comidinhas e a música boa afastam o bar da categoria turística ou de ser caricato.

O bacana é que tudo aqui nos leva para a Big Apple, em que até o menu é dividido pelas regiões mais conhecidas da cidade norte-americana. Entre, divirta-se com o ambiente e aproveite drinques e comidinhas deliciosas – que vão de hot dog, hambúrguer, massas e até sushi.

O bar não necessita de reserva (reservas são feitas apenas para o jantar), mas tenha em mente que em determinados dias a fila chega a dobrar o quarteirão.

Uptown: Arevalo 2030 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 20h até o fechamento / Reservas via site.

Casa Cavia Bar

Vizinho da Praça Alemanha e nas redondezas do Malba (Museu de Arte Latinoaemericana de Buenos Aires), a Casa Cavia ocupa um lindo casarão restaurado do início do século 20. Além de restaurante, a casa é também reduto de bar, livraria e até floricultura.

O jardim central é ideal para o brunch de domingo e, em uma das extremidades, fica o bar, de carta assinada por Flavia Arroyo, que se inspirou na natureza para montar os coquetéis – cada um está relacionado aos ingredientes sazonais da horta própria mantida pelo local.

Os drinques atuais são divididos de acordo com sentimentos, como surpresa, prazer, inquietude e até medo – os menus do bar e do restaurante são rotativos e pautados na sazonalidade.

Casa Cavia: Cavia 2985 – Palermo Chico, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 9 11 3640-7805 (WhatsApp); +54 11 4809-8600 / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h à 0h; domingo e segunda, das 10h às 19h / Reservas via site.

Presidente Bar

Elegância define uma ida ao Presidente, bar em um edifício histórico em Recoleta. Supervisionado pelo diretor criativo Seba García, que já teve passagem pelo Frank’s (também nesta lista), o Presidente enche nossos copos com coquetéis clássicos e também drinques próprios.

No cardápio consta os clássicos Negronis até o coquetel com nome da casa, o Presidente, que leva rum, vermute dry e licor de laranja romã.

O ambiente chama a atenção com seu toque clássico, com grande balcão, prateleiras com garrafas a perder de vista e uma sequência de lustres luxuosos. O bar tem ainda uma grande coleção de licores e, ao cair da noite, fica cheio de vida, em que até DJs embalam a trilha sonora.

Para os que desejarem uma noite menos agitada, o fundo da casa reserva um outro ambiente, de pegada mais exclusiva e até secreta em uma biblioteca.

Presidente Bar: Av. Presidente Manuel Quintana 188 – Recoleta, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 11 4024-6376 / Horário de funcionamento: terça e domingo, das 20h às 2h; quarta, das 20h às 2h30; quinta, das 20h às 3h; sexta e sábado, das 20h às 3h30 / Reserva via site.

878 Bar

Balcão do 878 Bar / CNN Viagem & Gastronomia

Um dos primeiros bares a levarem fielmente a alcunha de “secreto”, hoje o 878 já é amplamente mais conhecido, mas sua pesada porta de madeira – e nada mais – do lado de fora continua a confundir os desavisados.

Depois de passada a primeira etapa, o ambiente se abre para um local com tijolos à vista de teto alto e somos embalados por trilha sonora animada. Os bartenders entram no clima e preparam bons coquetéis, em que a carta muda periodicamente e ganha novas criações a cada estação.

Junto dos drinques, uma carta de petiscos para beliscar, que envolvem bolinhos de espinafre e acelga e tábua de queijos, pode ser escolha caso não tenha previamente jantado em um dos restaurantes da vizinhança.

878 Bar: Thames 878 – Villa Crespo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 9 11 5220-4447 / Horário de funcionamento: terça, quarta e domingo, das 19h às 2h; quinta a sábado, das 19h às 3h / Reservas via WhatsApp

Oak Bar (hotel Park Hyatt)


Um dos mais luxuosos hotéis de Buenos Aires, o Palácio Duhau – Park Hyatt, que ocupa um palácio aristocrático com design contemporâneo em Recoleta, tem um bar à altura.

A decoração remete a antigos clubes, em que o ambiente é rodeado por painéis de carvalho e ainda possui lareira à lenha e poltronas de couro marrom. Assim, é local ideal para apreciarmos um drinque antes ou depois do jantar, que vão desde coquetéis personalizados a doses de whiskies escoceses, conhaque e martinis.

Para acompanhar, comidinhas para serem compartilhadas se fazem presentes. O bar também se abre para um terraço com vistas privilegiadas para o jardim da propriedade.

Oak Bar: Avenida Alvear 1661 (hotel Park Hyatt) – Retiro, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 11 5171-1351 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 à 0h.

Tealosophy – Liquid Emotions

Daniela Filomeno e Inés Berton na loja da Tealosophy em Palermo / CNN Viagem & Gastronomia

Perfumista e especialista em chás, Inés Berton é craque quando o assunto é infusão. Assim, ela comanda a Tealosophy, marca de chás para lá de interessante – com uma variedade impressionante de produtos – em três endereços na capital.

Em Palermo, além de loja própria, ela acabou de abrir o Liquid Emotions, espécie de bar que faz drinques com os mais diversos chás. Seja fã da bebida ou não, você irá se surpreender.

O novo negócio, pequeno e superaconchegante, fica na Paul French Gallery, galeria que é como uma passagenzinha secreta no bairro e que tem uma floricultura, em que plantas ficam ao nosso redor e criam um ambiente acolhedor.

Tealosophy – Liquid Emotions: Gorriti 4865 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 11 4833-2209 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 20h.

Frank’s

Frank’s é bar no estilo speakeasy que leva a alcunha de secreto ao pé da letra / Reprodução/Instagram

Frank’s leva o estilo speakeasy ao pé da letra. Para entrar no endereço discreto em Palermo Hollywood precisamos de uma senha, que muda regularmente – as pistas são dadas pelas redes sociais do bar.

Se do lado de fora nada chama muito a atenção, o lado de dentro se abre para um ambiente refinado preenchido por lustres, revestimento em madeira, luz baixa e poltronas e sofás de couro.

A coquetelaria clássica é a especialidade da casa e bartenders de outros bares e países são frequentemente convidados para tocar o balcão junto da equipe.

Frank’s: Arévalo 1445 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Horário de funcionamento: quarta e quinta-feira, das 20h às 2h; sexta e sábado das 20h às 3h / Reservas via site.

The Hole Bar

Mistura de bar speakeasy e temático, o The Hole, em Palermo, também nos transporta para fora da capital argentina. O destino desta vez é mais sombrio: uma penitenciária norte-americana, tendo como inspiração principal Alcatraz, em São Francisco, que recebeu alguns dos prisioneiros mais conhecidos do mundo.

No salão principal, clientes são acomodados em celas e funcionários usam roupas que remetem às prisões. O cardápio tem criações inspiradas nos criminosos que tiveram passagem por Alcatraz.

Toda a ambientação é completada por um carro de época, pôsteres de “procurados” e loja cenográfica de whisky. Aqueles que quiserem também podem tirar uma foto no estilo mug shot.

The Hole Bar: Armenia 1743 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 11 4832-0143 / Horário de funcionamento: terça a sábado, a partir das 20h / Reservas via site

Los Galgos

Los Galgos é um dos pontos gastronômicos mais tradicionais do centro de Buenos Aires / Reprodução/Instagram

O Los Galgos é um dos cafés mais tradicionais de Buenos Aires, daqueles pontos onde a história da cidade pulsa e que remonta desde os anos 1930. Frequentado por locais, o ponto na região central foi fechado recentemente, mas logo reaberto por Julián Diaz, do 878 Bar, que não mexeu em suas características essenciais e adicionou mais opções ao cardápio.

A casa serve uma cozinha com clássicos portenhos, assim como vermute, vinhos e coquetéis, em que abre o dia todo e serve café da manhã, almoço e jantar.

Os vermutes (incluindo drinques com a bebida) são do La Fuerza. A carta ainda oferece clássicos de bar, leia-se bloody mary, gim tônica e old fashioned, assim como tradicionais argentinos, com Martín, com gim, bitter, suco de laranja e espumante.

Los Galgos: Av. Callao 501 – Centro, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 11 4371-3561. +54 11 9 6252-3947 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 8h30 à 0h; sexta, das 8h30 à 1h; sábado, das 10h à 1h; domingo, das 10h às 17h / Reservas via WhatsApp

Grand Bar Danzon

Balcão do Gran Bar Danzon, bar e restaurante na região de Retiro / Reprodução/Instagram

Aberto no final dos anos 1990, o Gran Bar Danzon é um “velho” conhecido da cidade, mas que continua a oferecer drinques clássicos e autorais em seu balcão. Além dos coquetéis e da variedade de rótulos de vinhos argentinos, a casa ainda tem cardápio que vai de ceviche, mollejas, burrata, ojo de bife até seleção de sushis.

Como abre apenas a partir das 19h em dias de semana, 20h aos sábados e domingos, é local para curtir a atmosfera portenha noite adentro.

Gran Bar Danzon: Libertad 1161 – Retiro, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 11 4811-1108 e + 54 11 6223-1297 / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, a partir das 19h; sábado, domingo e feriados, a partir das 20h / Reservas via site

El Limón

Com uma carta de coquetéis enxuta com escolhas autorais e tradicionais, o El Limón leva a descontração ao pé da letra, seja pelo ambiente pequeno e pelo balcão que fica na divisa entre a calçada e o interior da casa.

O lugar é tocado por Lucas Dávalos, que imprime um ar jovem nos drinques e na ambientação. O bar conta com algumas mesas na calçada e ainda serve pratos pequenos para acompanhar os goles, como pastrami, azeitonas e queijos.

El Limón: Castillo 590 – Villa Crespo, Buenos Aires – Argentina / Horário de funcionamento: domingo e segunda, das 18h à 1h; terça, das 19h às 2h; quarta a sábado, das 19h às 3h.