Melhor bar da Ásia fica em Hong Kong e honra tradições italianas

Bar Leone foi eleito o melhor do continente em 2024 e tem romano por trás dos coquetéis clássicos; confira lista

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O melhor bar da Ásia é o Bar Leone, em Hong Kong. É o que aponta o Asia’s 50 Best Bars 2024, que divulgou a atual seleção dos 50 melhores bares do continente nesta terça-feira (16). O ranking é um braço regional da prestigiada premiação The World’s 50 Best Bars.

Situado no Distrito Central de Hong Kong, o bar é liderado por Lorenzo Antinori, proveniente de Roma, na Itália. Aberto em maio de 2023, o Leone é o primeiro negócio próprio do mixologista, que possui passagem ainda em bares de Londres e de Seul, na Coreia do Sul.

O bar trabalha com coquetelaria clássica e honra a terra natal de Antinori, com camisas de futebol antigas e fotos de ícones do país da bota penduradas no salão.

Uma das especialidades da casa é o Leone Martini, martini servido direto de uma garrafa saída do freezer em um copo gelado e apresentado em uma bandeja personalizada de madeira. Ele leva gin italiano, marsala, um toque de água de flor de laranjeira e é guarnecido com azeitona recheada com amêndoa.

Em segundo lugar da lista está o Zest, de Seul, que coloca práticas sustentáveis e uma política de “lixo zero” no centro da operação. Neste ano ele é considerado também o Melhor Bar da Coreia do Sul.

Fechando o pódio aparece o Jigger & Pony, de Singapura, que aposta em coquetéis clássicos e que já é considerado um dos bares mais famosos da cidade-Estado.

Confira os 10 melhores bares da Ásia em 2024, segundo o Asia’s 50 Best Bar:

  1. Bar Leone (Hong Kong) – Melhor Bar de Hong Kong e da Ásia
  2. Zest (Seul) – Melhor Bar da Coreia do Sul
  3. Jigger & Pony (Singapura) – Melhor Bar em Singapura
  4. Coa (Hong Kong)
  5. Bar Benfiddich (Tóquio) – Melhor Bar do Japão
  6. Nutmeg & Clove (Singapura)
  7. BKK Social Club (Bangkok) – Melhor Bar da Tailândia
  8. Penrose (Kuala Lumpur) – Melhor Bar da Malásia
  9. Argo (Hong Kong)
  10. The Aubrey (Hong Kong)

Confira lista completa dos 50 melhores bares da Ásia aqui.

Prêmios paralelos

Premiados na cerimônia da lista Asia's 50 Best Bars 2024
Cerimônia dos 50 melhores bares da Ásia em 2024 ocorreu em Hong Kong / Divulgação

A celebração oficial do Asia’s 50 Best Bars 2024 aconteceu no hotel Rosewood Hong Kong, em Hong Kong, e distribuiu alguns prêmios paralelos a certos nomes da indústria. O prêmio de Ícone da Indústria foi dado a Yangdup Lama, à frente de alguns bares na Índia, como o Sidecar, em Nova Delhi.

O Melhor Menu de Coquetéis foi entregue ao bar Nest by Pun, de Taipei, que promete uma experiência multissensorial. O prêmio de Hospitalidade foi para o bar Virtù, situado dentro do Four Seasons Hotel Tokyo at Otemachi, hotel que acabou de receber três chaves do Guia Michelin.

O bar eleito com o Melhor Design foi o Atlas, em Singapura, que possui móveis de couro e toques dourados em uma atmosfera opulenta e de pé direito alto. O bar ainda recebeu a honraria de “lenda” da lista. Também em Singapura, o bar Fura recebeu o prêmio de Sustentabilidade do ano.

A Melhor Abertura foi para o The Savory Project, no distrito de Soho, em Hong Kong, que foca em sabores salgados, terrosos e umami. Já o prêmio Melhor Bartender, prêmio votado pelos colegas de profissão, foi para Dohyung ‘Demie’ Kim, cofundador do Zest, bar na vice-liderança da lista deste ano. Por fim, o Dry Wave Cocktail Studio, de Bangkok, na Tailândia, ficou com o prêmio de “One to Watch”, que revela uma casa em ascensão e que tem potencial de entrar na lista nos próximos anos.

Votação para escolher o melhor bar da Ásia

A lista é feita a partir de votos da Academia dos 50 Melhores Bares da Ásia, que possui 265 especialistas em bebidas, incluindo bartenders e educadores, escritores sobre bebidas e especialistas em coquetéis de toda a região.

Os membros podem votar em um total de sete bares, incluindo até cinco do seu país de origem. Eles devem ter visitado os bares que nomearam nos 18 meses anteriores e não podem votar em bares próprios ou que tenham interesse financeiro.

116 anos da imigração japonesa: onde comemorar em SP?

Tópicos