Brasil tem 19 restaurantes entre os melhores do mundo para vinhos
Lista da publicação norte-americana Wine Spectator destaca endereços em Brasília, Campinas, Pirenópolis, Gramado, Rio de Janeiro e São Paulo
A publicação norte-americana Wine Spectator revelou, no fim de junho, a edição 2024 de sua lista Wine Spectator’s Restaurant Awards, que reúne os melhores restaurantes para vinhos ao redor do mundo. Neste ano, 3.777 restaurantes entraram para a seleção, incluindo 19 endereços brasileiros.
Os locais nacionais da lista estão distribuídos pelas cidades de Brasília, Campinas (SP), Pirenópolis (GO), Gramado (RS), Rio de Janeiro e São Paulo. Dos 19 endereços, 11 estão na capital paulista.
Os restaurantes são divididos em três categorias: Award of Excellence, em que as cartas oferecem, ao menos, 90 seleções; o Best of Award of Excellence, em que as cartas apresentam amplitude de múltiplas regiões vitivinícolas e oferecem, ao menos, 350 seleções de rótulos; e o Grand Award, com cartas que passam os mil rótulos e que apresentam produtores de qualidade ímpar.
A seguir, confira os restaurantes brasileiros divididos em cada categoria:
Restaurantes na categoria Best of Award of Excellence 2024
- Vinheria Percussi (São Paulo)
- IVV Swinebar (Brasília)
- Maiale Empório e Restaurante (Pirenópolis)
- Olivetto Restaurante e Enoteca (Campinas)
Restaurantes na categoria Award of Excellence 2024
- NB Steak (São Paulo)
- Le Jardin – Rosewood (São Paulo)
- Barbacoa Itaim Bibi (São Paulo)
- Neto – JW Marriott (São Paulo)
- Maremonti Campo Belo (São Paulo)
- Giuseppe Grill Leblon (Rio de Janeiro)
- Primrose – Castelo Saint Andrews (Gramado)
- Fogo de Chão Moema (São Paulo)
- Fogo de Chão Vila Olímpia (São Paulo)
- Fogo de Chão Center Norte (São Paulo)
- Fogo de Chão Morumbi (São Paulo)
- Fogo de Chão Jardins (São Paulo)
- Fogo de Chão Asa Sul (Brasília)
- Fogo de Chão Botafogo (Rio de Janeiro)
- Fogo de Chão Barra (Rio de Janeiro)
Grand Award
A seleta lista do Grand Award da Wine Spectator possui apenas 96 endereços espalhados pelo mundo. Neste ano, quatro novos entraram para a seleção. São eles: o Grasing’s, em Carmel-by-the-sea, na Califórnia; o Lazy Bear, em São Francisco; o Le Bistro de l’Hôtel, em Beuane, na Borgonha; e o The Yeatman, no Porto, Portugal.
Este último já foi cenário para as gravações da 4ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia, em que o hotel e o restaurante, ambos de mesmo nome, compartilham a paixão por vinhos portugueses e do Porto. O restaurante possui duas estrelas Michelin e sua carta possui mais de 1.600 rótulos. A adega do hotel conta com mais de 30 mil garrafas.
O Wine Spectator’s Restaurant Awards estreou em 1981 e foi criado para reconhecer restaurantes com cartas de vinhos de qualidade superior. Todos os anos, restaurantes de todo o mundo podem se candidatar e têm a chance de terem as cartas avaliadas e premiadas em alguma das três categorias.