Janaína Torres Rueda é eleita Melhor Chef Feminina da América Latina

Defensora da democratização da gastronomia, chef brasileira é nome por trás d'A Casa do Porco, melhor restaurante brasileiro no ranking mundial do 50 Best

Janaína Torres Rueda é Melhor Chef Feminina da América Latina em 2023
Janaína Torres Rueda é Melhor Chef Feminina da América Latina em 2023 Marcus Steinmeyer

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

A chef brasileira Janaína Torres Rueda é a Melhor Chef Feminina da América Latina em 2023. O título é do Latin America’s 50 Best Restaurants, prestigiado ranking anual que elenca os melhores restaurantes da América Latina.

Chef e proprietária de restaurantes no centro de São Paulo, ela comanda junto de Jefferson Rueda o restaurante A Casa do Porco, casa brasileira mais bem colocado entre os 50 melhores do mundo, em que figura atualmente na 12ª colocação da lista. O restaurante também aparece no 4º lugar entre os melhores da América Latina. 

Ela também é o nome à frente do Bar da Dona Onça, no térreo do Edifício Copan, assim como do Hot Pork, da Sorveteria do Centro e, mais recentemente, da Merenda da Cidade.

Defensora da democratização da gastronomia, Janaína aposta na economia regenerativa e na prática de um ecossistema sustentável em suas cozinhas. Exemplo notável são os insumos orgânicos que chegam quase diariamente Sítio Rueda, propriedade familiar que a chef mantém com Jefferson Rueda em São José do Rio Pardo, e de outros sítios parceiros da mesma região do interior de São Paulo que compõem praticamente 100% dos menus.

Considerada pela premiação como figura central no movimento da gastronomia social do Brasil, ela foi também foi voluntária durante cinco anos do Cozinheiros da Educação, projeto que visava transformar as merendas escolares do estado de São Paulo ao substituir itens processados por alternativas naturais.

A grande estrela d’A Casa do Porco: o Porco San Zé / Mauro Holanda

Com o reconhecimento do 50 Best, Janaína Torres Rueda se junta ao grupo de chefs reconhecidas pelas valiosas contribuições à gastronomia da América Latina. Entre os nomes das edições passadas estão Manu Buffara, Narda Lepes, Pía León, Leonor Espinosa e Helena  Rizzo.

A chef brasileira receberá a homenagem em mãos em evento presencial do Latin America’s 50 Best Restaurants no dia 28 de novembro. A celebração ocorrerá no Rio de Janeiro e revelará a lista atualizada dos 50 melhores restaurantes da América Latina.