Ídolo do futebol, Hernanes empreende no mundo dos vinhos italianos
Hernanes, o "profeta", dedica à sua vinícola no Piemonte a mesma paixão que marcou sua carreira no esporte
O jogador Hernanes, conhecido como “Profeta” apresentou na terceira edição do Wine O’Clock, nesta quarta-feira (6), o tinto “Barbera” de sua vinícola Ca’ Del Profeta em Montaldo Scarampi, no Piemonte, Itália. O evento fechado, que aconteceu no HighEnd Jazz Clube em São Paulo, teve seus 70 convidados embalados pela presença musical de Tony Gordon, vencedor da oitava edição do The Voice Brasil.
“Foi uma transformação que eu tive que passar, sou muito grato ao futebol por ter proporcionado o contato com outras culturas, porque eu não conhecia muito de vinho e tinha até certo preconceito. Mas quando descobri mais, foi o começo de muita curiosidade e quando vi, já estava totalmente envolvido”, conta Hernanes à CNN Viagem e Gastronomia.
Dos estádios para as vinícolas
“Conhecer o mundo do vinho me ajudou no futebol. Nós, jogadores, seguimos muito o instinto, a decisão no momento. Mas quando me deparei com o vinho, controlado e cuidado nos mínimos detalhes, desde a temperatura até a umidade, eu trouxe essa cultura para a minha vida e para o esporte” conta o Profeta.
Em território brasileiro, Hernanes garantiu seu lugar no coração dos torcedores do São Paulo FC, mas o jogador viveu grandes momentos de sua carreira na Itália, que começou em 2010, na Lazio, e seguiu com passagens pela Inter de Milão e Juventus. Foi durante sua temporada na Europa que o atleta conheceu o terroir e a gastronomia ímpar do país.
“O que eu trago do futebol para o vinho são os meus valores de querer ser e oferecer sempre o melhor”, reflete Hernanes.
Sua relação com a vinicultura foi fortificada, finalmente, em 2015, já na Juventus, quando comprou parte dos vinhedos de Enzo Forno, descendente de família tradicional do Piemonte, no noroeste da Itália. A região, de clima continental, garante uma identidade única aos vinhos Ca’ del Profeta. Hernanes comanda hoje 5,5 hectares de vinhedos com Barbera, Grignolino e Brachetto.
Com colaboração de Enzo, que Hernanes hoje considera como um “pai adotivo”, o jogador continua seguindo a orientação de importantes produtores locais, que o ajudaram a atingir a marca 10.000 garrafas/ano. E complementa: “Se eu não tivesse conhecido Enzo, talvez não teria conseguido seguir com esse projeto, ele foi muito importante e como quase todo italiano, é apaixonado por futebol”.
Confira os rótulos exclusivos da vinícola Ca’ del Profeta, de Hernanes
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”124049″ title_galeria=”Rótulos da vinícola “Ca’ del Profeta”, do ex-jogador Hernanes”/]