Icônico restaurante La Casserole comemora 70 anos com novidades

Um dos restaurantes mais icônicos da cidade, no mesmo endereço desde 1954, traz menu-degustação, drinques, música e artes para celebrar seu aniversário

La Casserole comemora 70 anos com sete meses de eventos especiais
La Casserole comemora 70 anos com sete meses de eventos especiais Tales Hidequi

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Em maio, o restaurante francês La Casserole completa 70 anos de sua inauguração. Para celebrar este marco em grande estilo, Marie-France e Leo Henry, filha e neto dos fundadores da casa (Madame Touna e Roger Henry), prepararam uma série de novidades para os próximos sete meses – um para cada década de história.

A homenagem tem como foco os pilares do La Casserole, como o estreito laço com as artes plásticas e a música, o fato de ser um bistrô francês de alma paulistana, a localização histórica em frente às flores no Arouche e a valorização do serviço à mesa.

Confira as novidades para a comemoração de 70 anos do Le Cassarole:

  • Maio: menu-degustação com chefs convidados

As festividades se iniciam em maio com o lançamento do Menu Degustação criado por sete chefs que passaram pela cozinha do La Casserole. O menu ficará disponível ao público nos jantares de terça a quinta, até o fim do mês. Assim como o restaurante, o cardápio traz tradição e modernidade ao equilibrar a essência de sua cozinha com o trabalho autoral dos chefs convidados:

  • Dani França Pinto, La Casserole, Infini e Cortés
  • Erisvaldo Gomes, ex-chef de cozinha do La Casserole
  • Flávia Geraldini, FLÁ Gastronomia (Jundiaí)
  • Giovanni Renê, Braza Gastronomia e La Coppa Neo Trattoria
  • Maurício Santi, Ping Yang Thai Bar & Food
  • Scheila Antunes, Aspas (Santa Catarina)
  • Thalita Barros, Conceição Discos
  • Junho: carta de drinques da premiada Chula Barmaid

A convite de Marie-France e Leo Henry, a premiada Chula Barmaid criou uma carta de drinques autorais inspirados nos clássicos franceses.

Fugindo das queridinhas bases cítricas e sours espalhadas pela cidade, Chula buscou nos anos 50 as referências para chegar em um resultado fino, com apresentações minimalistas e elegantes. Trazendo a cozinha para a taça, a nova carta é estruturada como um cardápio, dividindo os coquetéis entre entrada, principal e sobremesa – seção na qual aparecem criações inspiradas pelos emblemáticos petit four e crème brûlée.

  • Julho: pratos flambados

A finalização de pratos à mesa, uma das marcas do La Casserole, encontra o encanto do fogo em um dos cardápios mais queridos do restaurante. Ao longo do mês de julho, no inverno paulistano, os garçons são responsáveis por levar aos clientes a última etapa dos preparos iniciados na cozinha.

O menu conta com opções como escargots flambados na cachaça e steak au poivre au cognac.

  • Agosto: noites musicais

A tradição musical que acompanha o La Casserole desde sua inauguração também marcará presença nas comemorações: ao longo do mês de agosto, a casa receberá nomes da cena musical paulistana, sempre nas noites de terça-feira e com curadoria de Suzana Salles, cantora ligada ao movimento cultural Vanguarda Paulista.

  • Setembro: artes plásticas

Celebrando as artes plásticas e artistas nacionais, em setembro o La Casserole dedica parte de seu espaço para aumentar a visibilidade do trabalho de sete artistas plásticas brasileiras. Com isso, o restaurante honra eventos que marcaram sua trajetória como “À Mesa com Picasso” e a abertura exclusiva do MASP para visita guiada na exposição de Toulouse-Lautrec seguida de menu temático no restaurante.

  • Outubro: vinhos

Em outubro, serão lançados três rótulos de vinhos comemorativos dos 70 anos do La Casserole. O primeiro, bordalês, é batizado com o nome do restaurante e se tornará o “vinho da casa”. Os outros dois, da região de Meursault, prestam homenagem a Roger e Fortunée Henry, em edição limitada com apenas 70 garrafas de cada.

  • Novembro: baile de máscaras

Uma soirée especial vai fechar com chave de ouro as comemorações: um baile de máscara inspirado nas festas que Roger e Fortunée frequentavam nos cruzeiros e na Europa.

Virada à Francesa do clássico La Casserole / Lucas Buzzo

La Casserole: Largo do Arouche, 346 – República, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3331-6283 / Funcionamento: segunda: 12h-15h; terça e quarta: 12h-15h e 19h-23h; quinta e sexta: 12h-15h e 19h-00h; sábado: 12h30-16h e 19h-00h; e domingo: 12h30-16h30.