Guy Savoy, considerado o melhor chef do mundo, perde uma de suas estrelas Michelin

Restaurante Monnaie de Paris tinha três estrelas pelo Guia Michelin desde 2002

Chef Guy Savoy
Chef Guy Savoy Reprodução/Instagram

Amarachi Orieda CNN

Guy Savoy, considerado o melhor chef do mundo, perdeu uma de suas estrelas Michelin.

Seu restaurante Monnaie de Paris foi premiado com três estrelas Michelin pelo Guia Michelin em 2002 e manteve o status por duas décadas.

O restaurante liderou conjuntamente a seleção de melhores restaurantes do mundo de 2023 do guia La Liste, com sede em Paris, pelo sexto ano consecutivo.

No entanto, seu status Michelin foi rebaixado para duas estrelas na última edição do Guia Michelin France, a ser publicado na próxima semana, confirmou o Grupo Michelin em comunicado nesta segunda-feira (27).

Savoy foi informado em uma conversa privada com o diretor internacional dos Guias Michelin, Gwendal Poullennec, juntamente com o chef Christopher Coutanceau, cujo restaurante com tema marinho em La Rochelle, sudoeste da França, também está sendo rebaixado.

“Estamos plenamente conscientes do impacto de nossas decisões para os restaurantes envolvidos”, afirmou o Grupo Michelin em comunicado. “Mantemos uma relação de confiança com os gourmets e nossos leitores. Eles esperam que nossas recomendações sejam sérias e confiáveis ​​para orientá-los em suas escolhas.”

O Guia Michelin disse que está em processo de contato com outros restaurantes que terão estrelas removidas, mas disse que as classificações “não são permanentes” e são reavaliadas anualmente por suas equipes de inspeção .

Em 2019, Marc Veyrat se tornou o primeiro chef a processar a Michelin, após o rebaixamento de seu restaurante La Maison des Bois, com sede em Haute-Savoie, ao status de duas estrelas. A decisão foi atribuída ao queijo usado no suflê.

No entanto, o tribunal decidiu contra ele, alegando que o chef não forneceu provas de que o rebaixamento lhe causou danos.

Sobre Savoy

Savoy começou a treinar para ser chef em 1968, aos 15 anos, e passou a década seguinte trabalhando com chefs e em vários restaurantes da França, de acordo com seu site.

Quando criança, ele espiava a comida sendo preparada em panelas na cozinha do restaurante de sua família, La Buvette de l’Esplanade, no Bourgoin-Jallieu da França, segundo a Michelin .

Ele abriu seu primeiro restaurante em Paris em 1980, que se mudou para um local mais espaçoso em 1987, antes de se instalar no edifício da casa da moeda nacional francesa, Monnaie de Paris, em maio de 2015.

Projetado pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte , o restaurante possui seis salas de jantar, janelas altas, pratos com um rosto sorridente pintado à mão, enfeites de gotas de água de vidro colorido e um cenário do Rio Sena.

A CNN entrou em contato com Savoy para comentar e o chef ainda não respondeu.