Fôrno, famosa casa do centro de SP, realiza festival de rua dedicado ao pastrami

O restaurante que tem sua coxinha e sanduba de pastrami como carros-chefe adotou a data celebrada nos Estados Unidos, o Pastrami Day, para reunir um time de chefs e oferecer receitas inéditas com o insumo

Fôrno promove festival de rua para celebrar e divulgar o pastrami
Fôrno promove festival de rua para celebrar e divulgar o pastrami Divulgação

Tina Binido Viagem & Gastronomia

São Paulo

No dia 14 de janeiro é celebrado, nos Estados Unidos, o Dia do Pastrami. No Brasil a data ainda não ganhou tanta força, mas se depender do Fôrno, casa dos mesmos donos do Holy Burger e que vive com fila na porta de comensais atrás de sua coxinha perfeita de pastrami, pizzas, sandubas e outras delícias, isso irá mudar.

No próprio dia 14 de janeiro, um sábado, a casa que vende a marca de cinco toneladas por mês de pastrami e que tem à frente o chef Filipe Fernandes receberá assadores e renomados chefs para prepararem receitas à base de pastrami bovino, de porco, de cordeiro e até mesmo de polvo. “Decidimos celebrar esta data já que o pastrami é o carro-chefe do Fôrno”, diz Fernandes.

O chef ainda completa que ao contrário do que muita gente acredita, pastrami não é o peito bovino marinado e defumado. Pastrami é uma técnica de conservação que pode ser aplicada em diversos tipos de insumos – até em peixes e frutos do mar.

E o fato é que mesmo hoje em dia, onde já é possível congelar e conservar os alimentos por longos períodos, o pastrami segue sendo aplicado e adorado por muitos, uma vez que promove uma textura e sabor inigualável.

O famoso sanduíche de pastrami do Fôrno / Divulgação

O evento será um festival de rua, ao lado do restaurante na rua Cunha Horta, 44, e contará com Patrick Maia e A Banda que Nunca se Viu para animar a comilança.

Entre os chefs convidados estão Filipe Fernandes, Geleia e Raphael Moura, com um belo Burger com pastrami; Rômulo Morente e Thiago Maeda com Gói Cuon de pastrami de bochecha bovina; Ligia Karazawa e Bruno Panhoca com o Pastrami Sando; João Gertel e Caio Alciati com um taco de pastrami de cupim; Ju Tricate e Gabriel Coelho com o pão delícia de pastrami de língua; Paul Cho e Silas Gomes com pizza de pastrami de cordeiro; Henrique Behling e Enrique Villela com pastrami de polvo e pastrami de porco; e Marianna Mota e Samila Trindade com um pastrami de abacaxi.

Fôrno: Rua Cunha Horta, 44, a partir das 12 horas. Entrada gratuita e itens consumidos cobrados à parte. 

Pastrami Day é celebrado em 14 de janeiro, nos Estados Unidos / Divulgação