Don Julio é o melhor restaurante de carnes do mundo pelo 2º ano consecutivo

Restaurante em Buenos Aires destaca-se pela "excelência culinária" em ranking das 101 melhores casas de carne do mundo; Brasil aparece com apenas um endereço

Exterior do Don Julio, em Palermo Viejo, Buenos Aires
Exterior do Don Julio, em Palermo Viejo, Buenos Aires Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O Don Julio foi eleito o melhor restaurante de carnes do mundo em 2024. Este é o segundo ano consecutivo em que a casa de Palermo, em Buenos Aires, liderou o ranking inglês World’s 101 Best Steak Restaurants, que elege anualmente os 101 melhores restaurantes de carne ao redor do planeta.

A lista completa foi divulgada neste domingo (19). A página da premiação destacou o trabalho do empresário e sommelier Pablo Rivero, fundador da casa, e elogiou a dedicação em torno da carne e do vinho. “[O Don Julio] é um farol de excelência culinária em Buenos Aires e vai além, oferecendo uma experiência gastronômica inesquecível que capta perfeitamente a essência da culinária argentina.”

O perfil oficial do Don Julio no Instagram comemorou o título. “É uma honra estarmos outro ano no topo deste ranking de prestígio que todos que amam o fogo e a carne valorizam. Obrigado, Argentina. Não passamos de um grupo de pessoas orgulhosas de ter nascido aqui e de poder mostrar um pouco do que temos a oferecer ao mundo.”

O restaurante

Localizado na área de Palermo Viejo, o Don Julio foi fundado por Pablo Rivero no final de 1999 e hoje serve cerca de oito toneladas de carne e mais de cinco toneladas de verduras mensalmente. A cozinha está a cargo de Guido Tassi, especialista em charcutaria, que trabalha com gado de pasto das raças Aberdeen Angus e Hereford criadas no interior de Buenos Aires.

Além da carne, a sazonalidade, a sustentabilidade e o vinho também estão entre os pilares de excelência da casa. Para se ter uma ideia, somente a adega do Don Julio possui mais de 14 mil rótulos argentinos selecionados por Pablo.

O Don Julio consta atualmente como o restaurante argentino mais bem colocado entre os 50 melhores do mundo, segundo o The World’s 50 Best Restaurants, e conquistou uma estrela Michelin na primeira seleção do guia na Argentina, divulgada no ano passado. Assim, o restaurante se tornou uma parada gastronômica quase que obrigatória em uma viagem a Buenos Aires.

Outros destaques

Além da Argentina, os 10 primeiros colocados na lista de 2024 do World’s 101 Best Steak Restaurants ficam em países como Espanha, Austrália, Estados Unidos, Bélgica, Itália, Suécia e Inglaterra.

Em segundo lugar veio a Bodega El Capricho, no interior da Espanha, que tem à frente o proprietário José Gordon. Considerado pelo ranking como um “paraíso carnívoro”, o local trabalha com gado e raças da Península Ibérica e serve carnes maturadas de até 160 dias.

Já o Margaret, em Sydney, na Austrália, fechou o pódio. Segundo a lista, o endereço é o “ápice da culinária australiana” e tem foco em bifes elaborados sob a supervisão do chef Neil Perry.

Confira abaixo os 10 primeiros colocados no World’s 101 Best Steak Restaurants de 2024: 

  1. Don Julio (Buenos Aires, Argentina)
  2. Bodega El Capricho (Jiménez de Jamuz, Espanha)
  3. Margaret (Sydney, Austrália)
  4. Cote (Nova York, Estados Unidos)
  5. Carcasse (Koksijde, Bélgica)
  6. I Due Cippi (Saturnia, Itália)
  7. Laia Erretegia (Hondarribia, Espanha)
  8. Rockpool Bar & Grill (Sydney, Austrália)
  9. AG (Estocolmo, Suécia)
  10. CUT at 45 Park Lane (Londres, Inglaterra)

Brasil entre os 101 melhores

Ambiente interno do restaurante A Figueira Rubaiyat, nos Jardins, em SP
Ambiente interno do restaurante A Figueira Rubaiyat, nos Jardins, em SP / Reprodução/@afigueirarubaiyat/Instagram

O Brasil apareceu na lista com uma única casa, A Figueira Rubaiyat, em São Paulo. Situado nos Jardins, o endereço ficou em 91º lugar. “A Figueira Rubaiyat une o charme de ambiente ao ar livre com um cardápio que celebra o melhor da culinária brasileira e espanhola”, destacou o ranking.

Com filosofia “da fazenda ao prato”, o restaurante havia ficado no 50º lugar na lista do ano passado e também constava como o único exemplar brasileiro entre os melhores do mundo.

O ranking World’s 101 Best Steak Restaurants foi criado em Londres em 2018 pela Upper Cut Media House e tem entre os critérios de avaliação a qualidade e a seleção da carne, a descrição dos cortes no menu, a qualidade do serviço, a carta de vinhos e o ambiente do restaurante. Segundo o site oficial, dois a quatro “embaixadores” avaliam restaurantes em cada continente, em que as visitas são anônimas.

Confira a lista completa deste ano neste link.