Dois brasileiros estão entre os 100 nomes mais influentes da coquetelaria mundial
Márcio Silva e Thiago Bañares são destaques do ranking "Bar World 100"; América do Sul tem sete nomes no total e norueguesa Monica Berg lidera lista
A lista com as 100 pessoas mais influentes da coquetelaria mundial foi revelada nesta terça-feira (27) e dois brasileiros constam na prestigiada relação: Márcio Silva, ex-Guilhotina Bar e co-apresentador do reality show “Bar Aberto”, e Thiago Bañares, no comando do Tan Tan – único bar nacional entre os 100 melhores do mundo – e dos bares Kotori e The Liquor Store.
Os profissionais aparecem nas posições 92 e 96, respectivamente. O ranking “Bar World 100” é organizado pela Drinks International, respeitada publicação do mercado global de destilados, vinhos e cervejas.
Esta é a quinta vez consecutiva que Márcio aparece entre as pessoas mais influentes no mundo dos drinques – no ano passado ele figurou no 66º lugar.
“Estou emocionadíssimo e é uma questão de nem prestar atenção no ranking de posições. É indescritível o sentimento, até porque esse último ano foi um dos mais desafiadores profissionalmente e pessoalmente pra mim”, escreveu em seu perfil no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
A edição de 2023 marca ainda a primeira vez de Thiago na lista. “É também uma grande responsabilidade. Queremos usar essa influência para trazer algo positivo para o país”, disse Thiago em comunicado.
Pelas redes sociais, o nome à frente do Tan Tan agradeceu o reconhecimento e apontou que o feito só seria possível graças à equipe de suas casas em São Paulo.
Vale dizer que o Tan Tan é atualmente o único bar brasileiro no ranking dos 100 melhores bares do mundo do 50 Best e que o Kotori aparece na 65ª posição entre os melhores restaurantes da América Latina – a casa em Pinheiros foi aberta em 2021 e tem espetinhos de frango como estrelas.
Destaques da América do Sul e mulher no topo
Os 100 nomes da lista pertencem a mais de 67 cidades ao redor do mundo. Deste número, dois terços pertencem à Europa e à América do Norte. A América do Sul aparece com sete profissionais no ranking.
Além do Brasil, o publicação destaca bartenders e profissionais da coquetelaria da Colômbia, da Argentina e do Peru.
São eles: Jean Trinh, do Alquímico, em Cartagena (3º lugar); Tato Giovannoni, do Floreria Atlántico, em Buenos Aires (4º); Ines de los Santos, do Cochinchina, em Buenos Aires (33º); Sebastian Atienza, do 3 Monos, em Buenos Aires (41º) e Aaron Díaz, do Carnaval Bar, em Lima (68º).
Em primeiro lugar, Monica Berg foi eleita a pessoa mais influente do mundo na lista do “Bar World 100” de 2023 – é a quarta vez que ela lidera o ranking. Monica está à frente do Tayer + Elementary, bar londrino que aparece no 2º lugar na edição atual dos 50 melhores bares do mundo.
Votação
O ranking é construído com base nos votos de um painel de 100 eleitores espalhados pelo mundo, os quais são profissionais da indústria incluindo mídia, representantes de marcas, organizadores de eventos, educadores, consultores e, claro, bartenders.
Segundo a Drinks International, cada um nomeia 10 figuras que consideram mais influentes do mundo dos bares. No máximo, três dos 10 votos podem ser para pessoas da mesma cidade de residência e no máximo cinco de seu país. Eles não podem votar neles mesmos nem em qualquer pessoa cuja empresa compartilhe interesse.
Confira lista completa do “Bar World 100” de 2023 aqui.