Dia do Sorvete: lugares que oferecem sabores nada convencionais em São Paulo

Cenoura roxa com laranja e mamão, morango com vinagre balsâmico, framboesa com água de rosa. Permita-se conhecer diferentes gostos e apaixone-se ainda mais por essa sobremesa gelada

Tina Binido Viagem & Gastronomia , São Paulo

Tudo começou há 4.000 anos na China. Depois, cruzou oceanos, aterrissou na Itália, na França, até conquistar o mundo todo, inclusive o Brasil. Falamos do sorvete, sobremesa gelada, versátil e saborosa, que tem um dia só dela: 23 de setembro.

É, sim, paixão nacional parte porque nosso clima tropical, com altas temperaturas, favorece doces refrescantes, e parte porque nosso toque “abrasileirado” fez nascer sabores autênticos e preparos sem igual.

O levantamento realizado pela MindMiners, que ouviu mais de mil homens e mulheres acima de 16 anos, das classes ABC de todo o Brasil, entre os meses de março e abril desse ano, identificou que 74% gostam de sorvete como sobremesa após as refeições e 62% dos entrevistados quando saem com amigos e familiares. Como snack, o sorvete foi lembrado por 53% dos entrevistados que revelaram tomar sorvete vendo TV ou canais de streaming e 40% em lanches entre as refeições. Ou seja, para os brasileiros qualquer hora é hora de sorvete!

Para celebrar esse dia tão saboroso, selecionamos sorveterias que oferecem com primor sabores tradicionais, claro, mas que sabem inovar e mostram que um belo gelato vai muito além do chocolate e creme. Conheça uma a uma e faça uma verdadeira viagem por sabores “diferentões”.

Pinguina Sorveteria

Pinguina lança sorvete em parceria com a cerveja Trilha / Rjcastilho

A pequena e convidativa casinha na Vila Madalena, perto do Beco do Batman, é endereço certeiro para amantes de sorvetes artesanais produzidos numa máquina italiana de 1968, que foi restaurada pelos sócios. Não usam corantes, saborizantes e bases prontas, além de terem os sabores brasileiros como grandes estrelas do menu. Sem químicos e com sabor natural, permita-se experimentar o de cumaru, de cupuaçu, de seriguela, de baunilha com lavanda e lançam hoje, no Dia do Sorvete, um gelato em parceria com cerveja nacional TRILHA. O sorvete feito com a Pão de Mel, cerveja inspirada no doce e uma das mais queridas pelo público da cervejaria artesanal.

Pinguina Sorveteria: Rua Medeiros de Albuquerque, 337 – Vl. Madalena – São Paulo – SP / Funcionamento: de terça a sábado das 12h às 19h e domingo e feriado das 12h às 18h / Delivery via iFood.  

Gelato Boutique

Doce de leite com cumaru da Gelato Boutique, a sorveteria mais premiada do Brasil / Roberto Seba

A Gelato Boutique é comandada pelas hábeis mãos da premiada chef gelatière Marcia Garbin e é um verdadeiro centro cultural do gelato. Suas criações são reconhecidas por diversas premiações nacionais e internacionais. Os sorvetes são preparados à base de água, leite de búfala, leite de cabra, leite de ovelha e leite bovino tipo A2. O leite possui apenas a proteína beta caseína A2 e como esta proteína também é encontrada no leite materno, ela é de fácil digestão pelo organismo e seguro para pessoas que possuem alergia à proteína do leite.

O cardápio é autêntico e moderno, e o sabor carro-chefe da casa, o premiado “Caffé-Lime”, é preparado com um blend feito pela Café Martins exclusivamente para a Gelato Boutique e composto por duas variedades de café arábica: o Catuí vermelho e o Catuí amarelo que passam por uma leve fermentação deixando a bebida com agradável acidez láctica e finalização doce como caramelo e castanhas. Entre outros sabores que se destacam estão o doce de leite com cumaru (semente amazônica); macadâmia caramelizada; caramelo de shoyu com base de creme com shoyu caramelizado; e pistache feito com sementes de pequenos produtores. Os gelatos são servidos em casquinhas artesanais preparadas com um toque de Cumaru.

Gelato Boutique: Rua Pamplona, 1023, Jardins – São Paulo – SP /  Tel.: (11) 3541-1532 (também Whatsapp) / Funcionamento: todos os dias, das 11h às 20h / Rua dos Pinheiros, 444, Pinheiros / Funcionamento: todos os dias, das 12h às 22h / Av. Paulista, 1230 – Shopping Cidade São Paulo (4 andar) – São Paulo – SP / Funcionamento: todos os dias, das 11h às 22h / Delivery via Rappi, iFood ou próprio. 

Frida&Mina

Frida & Mina oferece sorvetes artesanais e vasto menu de sabores, como o de batida de coco da Frida & Mina / Roberto Seba

Usando ingredientes naturais, orgânicos sempre que possível e de produtores locais, a sorveteria serve bolas de sorvete artesanal na casquinha caseira e café coado, o que deixa um aroma no ambiente incrível e atrai passantes que fazem fila na porta. Na Frida & Mina, os gelatos não contêm estabilizantes ou corantes e, atualmente, há cerca de 30 opções de sabores. Entre elas, 10 são fixas e as outras variam semanalmente, de acordo com a sazonalidade. No total, há sempre 16 sabores na vitrine, como o de café, que é feito com grãos de arábica Martins Café, e o de hortelã, que leva muita hortelã fresca e flocos de chocolate Amma 45%. Creme de limão, gengibre com mel, cachaça com mel e limão, caramelo com flor de sal e morango com vinagre balsâmico também estão no cardápio e valem ser provados.

Frida&Mina: Rua Artur de Azevedo, 1147, Pinheiros / Funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 22h, e sábado, domingo e feriados, das 11h às 22h / Delivery via Rappi

Albero dei Gelati 

Sucesso na Itália e em NY, Albero dei Gelati oferece no Jardins sabores como alga orgânica com infusão de flores, cebola e pimenta / Bruno Geraldi

Criada em 1985 na Itália e com unidade em Nova Iorque, a Albero dei Gelati entende que o coração do seu gelato reside na terra, no agricultor e na relação que estabelecem com ele. O primeiro passo quando abriram em São Paulo, em 2019, foi fazer uma série de viagens Brasil afora para garimpar ingredientes e pequenos produtores que partilhassem dos seus valores. Os ingredientes selecionados são, em sua maioria, locais e sazonais, e, sempre que possível, orgânicos e biodinâmicos.

O resultado dessa visão e desta busca é o que chamam de “gelato agrícola”; um produto artesanal que nasce da terra, natural, sem nenhum aditivo químico, saboroso e consciente em relação ao meio ambiente. As opções de sabores sempre mudam, mas combinações inusitadas como Spirulina (alga orgânica) com infusão de flores (como capuchinha, lavanda, gerânio e camomila) e base de leite; Cenoura Roxa com laranja e mamão; Tisamissu com Amora; Queijo da Serra da Canastra com castanha e mel; Pimenta; e Cebola vira e mexe aparecem no menu.

Albero dei Gelati: Al. Tietê, 198, Jardins  e Rua Joaquim Antunes, 391, Pinheiros – São Paulo-SP / Tel.: (11) 3062-2436 e (11) 3063-1821 / Funcionamento: todos os dias, das 10h às 23h / Delivery via Rappi e iFood 

San Lorenzo Gelateria

San Lorenzo Gelateria ficou entre as melhores sorveterias do mundo em importante competição na Itália / Divulgação

O Brasil está entre as 50 melhores gelaterias do mundo, de acordo com a última edição do Festival Mundial do Gelato, que aconteceu em Roma, na Itália. E a brasileira San Lorenzo Gelateria surge no 37º lugar. 

Comandada pelo chef Brenno Floriano, o sabor que dá nome à casa é uma delicada combinação de ricota, mel com alecrim e pinolis, por exemplo. Com mais de 60 sabores no menu, tem dos clássicos como pistache, chocolate e baunilha, aos mais criativos e surpreendentes, como gorgonzola, strudel e mascarpone com figo e hibisco.

San Lorenzo Gelateria: Av. Jorge João Saad, 900, Morumbi – São Paulo – SP / Funcionamento: todos os dias, das 12h às 20h

Sorveteria do Centro

Comandada pelos chefs Jefferson e Janaína Rueda se surpreenda com sabores que misturam doce com bacon, por exemplo / Tina Bini

A Sorveteria do Centro, comandada pelos premiados chefs Jefferson Rueda e Janaína Rueda, faz sucesso com seus sorvetes bem elaborados e inovadores, fato que pode ser comprovado pelas filas formadas ali diariamente – que chegam a dobrar no calor e aos finais de semana. Os sorvetes são feitos sem conservantes ou aditivos, vendidos na versão “soft’ à base de leite da fazenda ou de frutas, o famoso “sorbet”. Saindo de duas máquinas, são cinco sabores fixos, como leite, chocolate, morango, jabuticaba e leite + chocolate. Outros sabores são rotativos, em que a ideia é ter criações sazonais e misturas nada óbvias, como o sorvete à base de leite que leva bacon sequinho por cima e pururuca no meio, uma iguaria da Casa do Porco. Destaque também para o de jabuticaba com poejo (espécie de hortelã) e calda de chia, que dá um toque de doce com o crocante do suspiro.

Sorveteria do Centro: Rua Epitácio Pessoa, 94 – República – São Paulo – SP / Funcionamento: todos os dias, das 12h às 23h / WhatsApp: (11) 94198-0318 / Delivery via iFood

Al Kaseem Gelato

Al Kaseem tem sabores como o de coalhada seca árabe acompanhado de calda de frutas vermelhas / Divulgação

A Al Kaseem Gelato é uma marca paulistana que tem à frente uma brasileira e um sírio. Os dois conseguiram misturar as técnicas dos gelatos italianos aos sabores árabes, o que resultou em sorvetes que rapidamente conquistaram uma legião de fãs – inclusive são fornecedores oficiais da sobremesa para diversos restaurantes da capital paulista. 

Espere por sabores como coalhada seca com calda de frutas vermelhas; café com cardamomo; sorvete de rosas; tâmaras; figo seco com nozes; entre outros.

Al Kaseem Gelato: Al. dos Nhambiquaras, 1657, Moema – São Paulo – SP / WhatsApp: (11) 95089-4750 / Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 20h / Delivery via iFood ou Rappi


Tópicos