Dia do Pão: chef Felipe Caputo ensina receita fácil e com poucos ingredientes
Chef convida nossos leitores a colocarem a mão – literalmente – na massa e prepararem seu próprio pão
O fiel companheiro de todo café da manhã, de muitos lanches da tarde e daquela sopinha nos dias frios de inverno, o pão está presente nas mesas dos brasileiros desde os primórdios coloniais. Embora tenha sido trazido pelos portugueses, a cultura de “ser, ver, estar, amar e respirar um pãozinho gostoso” no dia a dia se consolidou de fato com a chegada dos nonnos e nonnas italianos no século 19.
Como bons cozinheiros — ou melhor, padeiros — que somos, reinventamos, criamos e remodelamos a arte de fazer pão, adicionando toda a nossa bossa e nosso tempero cheio de axé nessa prática milenar. Com o tempo, a arte de fazer e comer pão no Brasil se tornou quase uma religião.
Os pães mais consumidos por aqui ainda são: o pão de sal (ou pão francês), o pão de forma, o pão doce, a bisnaguinha e o pão de batata. Pão é o que há e variedade de pães é o que não falta!
O que muita gente não sabe é que fazer pão pode se tornar um grande hobby e uma verdadeira atividade terapêutica. Apesar do medo e do preconceito em relação à suposta dificuldade e técnica exigidas, existem receitas simples e acessíveis que podem ser o início de um relacionamento sadio, recíproco e cheio de amor pela arte de fazer pão.
Hoje, no Dia do Pão, gostaria de convidar você a colocar a mão na massa. Esta é uma receita de pão caseiro: crocante por fora, macio, cheiroso por dentro, com poucos ingredientes facilmente encontrados.
São técnicas básicas, sem necessidade de equipamentos profissionais, usando apenas utensílios que todos têm em casa. Sofisticadamente simples e absolutamente delicioso.
Receita de Pão caseiro com flor de sal
- Ingredientes:
⁃ 350g de água morna
⁃ 5g de fermento biológico seco
⁃ 1 colher de sopa de azeite extravirgem
⁃ 1 colher de sopa de mel
⁃ 500g de farinha de trigo branca
⁃ 10g de sal
⁃ Flor de sal à gosto (finalização)
Modo de preparo:
1. Em uma tigela, adicione a água morna, o azeite, o mel, o fermento e o sal. Misture bem.
2. Acrescente a farinha de trigo e vá mexendo com os dedos da mão até ficar uma textura homogênea e puxa-puxa.
3. Cubra com uma pano de prato limpo e deixe descansar por 15 minutos.
4. Com a mão molhada, faça a primeira série de dobras debaixo para cima sempre formando um formato de bola (imagine um pão redondo italiano). Cubra novamente, descanse a massa por 15 minutos.
5. Repita o processo de puxar a massa debaixo para cima, sempre formando uma bola por mais duas vezes, respeitando sempre o intervalo de 15 minutos (intervalo sempre coberto com o pano de prato).
6. Assim que terminar o último, deixe a massa descansando por 1 hora.
7. Transfira a massa para uma bancada limpa e polvilhada de farinha de trigo.
8. Salpique farinha sobre o pão e continue puxando a massa da parte inferior até a parte superior fazendo movimentos circulares até ele ficar em um formato redondo.
9. Enfarinhe a tigela e adicione a massa e deixe descansar por mais 30 minutos.
10. Pré-aqueça o forno a 180 graus e leve uma panela de ferro fundido redonda (que tenha tampa) ou uma assadeira redonda funda e grossa para pré aquecer.
11. Corte um papel manteiga por 40x40cm e adicione a massa no centro.
12. Com muito cuidado, faça um corte superficial na parte superior da massa e salpique flor de sal.
13. Transfira a massa para a panela/ assadeira quente; borrife/salpique água e tampe.
14. Leve ao forno e asse por 25 minutos à 230 graus.
15. Abra o forno e retire a tampa, volte para o forno e asse por mais aproximadamente 25 minutos ou até dourar.
16. Retire do forno e transfira para uma grade e deixe esfriar por 30 minutos.
17. Fatie e sirva.
18. Bom apetite!
*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.
Quem é o chef Felipe Caputo
De Belo Horizonte para o mundo, Felipe Caputo é chef de cozinha, professor de gastronomia voltado para público não profissional, criador de conteúdo especializado em gastronomia do dia a dia, organiza e desenvolve experiências interativas para grandes marcas, aulas em feiras e team building para executivos, além de ter desenvolvido o método do Cozinha Sofisticadamente Simples, no qual mantém um canal no YouTube.
Fundador do projeto online Escola do Caputo, um curso de assinatura de cozinha onde já passaram mais de 5 mil alunos, o chef também é reconhecido pelos Ebooks e mini cursos de gastronomia vendidos digitalmente. Por fim, é sócio e desenvolvedor de produtos da marca Greentable – uma linha de comida saudável congelada.
Conheça o Mesa III: massas artesanais para saborear no local ou levar