Concurso endossado pelo Turismo da Suíça elege a melhor fondue do Brasil

Símbolo da cultura gastronômica suíça, fondue diretamente de Goiás foi a grande vencedora do concurso

Tina Binido Viagem & Gastronomia

O primeiro Concurso da Melhor Fondue do Brasil aconteceu na última segunda-feira (15) na residência do Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo.

Oficialmente endossado pelo Turismo da Suíça no Brasil, em parceria com a associação SerTãoBras, o concurso foi uma etapa eliminatória para selecionar o candidato que representará o Brasil no Mundial da Fondue da Suíça.

A grande ganhadora foi Clara Gaehwiler, formada em Gastronomia e Medicina Veterinária e filha de suíço e brasileira, mora na cidade de Pirenópolis, em Goiás, onde fundou um restaurante especializado em queijos e hambúrgueres, o Ursus – Steak, Burger & Cheese e também a Casa do Suíço Empório, onde reúne produtos locais e suíços. Além disso, ela ainda é responsável técnica da Queijaria Alpina.

Em sua receita ela misturou 50% de Gruyère DOP, que era uma regra do concurso, com queijos brasileiros da Queijaria Alpina, também de Goiás. Os queijos utilizados foram o queijo Alpino tipo Raclette com 90 dias de maturação e o queijo Stephan com 12 meses de maturação.

Clara Gaehwiler, a grande ganhadora da melhor fondue do Brasil / Silvana Garzaro

Em breve a receita da melhor fondue do Brasil será servida no restaurante da chef e também será possível comprar a receita pronta para finalizar em casa na Casa do Suíço Empório.

Participaram 9 candidatos, entre profissionais e amadores, Carolina Nalin, Clara Gaehwiler, Cristian Bauer, Diogo Donizete, Heloísa Collins e Juliana, Jeferson da Matta, Raphael Soares e Raquel Chapchap, julgados pelos critérios estabelecidos pelo concurso suíço com foco na originalidade da receita.

Agora Clara se prepara para concorrer a final internacional em 18 de novembro, em Tartegnin, conhecida na região de Vaud por seus vinhos e a linda vista para o Lago Léman e os Alpes.

“Uma das regras era que todas as fondues deviam ter 50% de Gruyère DOP, queijo que foi oferecido pelo concurso aos candidatos. A outra metade foi da escolha de cada um. Foi muito saboroso e interessante  ver os bons queijos brasileiros em aliança com o rei dos queijos suíços, consagrando esse prato típico que é símbolo da nossa cultura” disse Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça  no Brasil.

Os presidentes do concurso foram os suíços Stéphane Jayet e Philippe Chevrier, além da comissária-geral Débora Pereira, jornalista da revista francesa “Profession Fromager” e diretora da associação SerTãoBras. O corpo de jurados convidado foi composto por brasileiros da Guilde des Fromagers.


Tópicos