Comida de boteco: 5 bares em São Paulo com mais de 20 anos de mesas disputadas
Endereços descontraídos e que acolhem pessoas dos mais diversos perfis. Confira 5 bares que já entraram para a história de São Paulo
São Paulo é lotada de opções gastronômicas e novas casas abrem praticamente toda semana, por isso sabemos que um bar fazer sucesso e permanecer com as mesas lotadas por mais de 20 anos na capital não é tarefa fácil.
Sendo assim, separamos 5 bares paulistanos que mantêm um público fiel há anos atrás de seus petiscos, chopp gelado e drinques.
- Bar Brahma
Conhecido por ser símbolo da boemia paulistana, em um dos pontos mais famosos da cidade, na esquina da Av. Ipiranga com a São João, o Bar Brahma tem 75 anos de história. O Bar do Coração de São Paulo, assim denominado e reconhecido, mantém o palco da cultura brasileira. A casa oferece uma programação musical diária, com o propósito de atrair e agradar os mais diversos públicos.
No menu, além das clássicas comidas de boteco, figuram feijoada, picadinho – favorito do Cauby-, Bacalhau ao forno, Moqueca de Robalo, feita com camarão; Filé à Parmegiana para compartilhar. Claro, tudo acompanhado do famoso chopp com o colarinho personalizado.
Bar Brahma: Av. São João, 677 – Centro SP / Tel.: (11) 5199-2150 / Funcionamento: segunda a quarta, das 11h à 1h; quinta a sábado, das 11h às 2h; e domingo, das 11h à 00h.
- Bar Léo
Nascido em 1940, o Bar Léo é um dos mais históricos de São Paulo. Localizado na Rua Aurora, ficou conhecido pelo chopp que é considerado por muitos como o melhor de São Paulo. Outro orgulho do bar é ter sido eleito pelo saudoso jornalista David Zing, em uma reportagem da Playboy, um dos cinco melhores do mundo. A temática do Bar é formada por uma mistura entre a cultura alemã (com pratos típicos e bebidas como a Schnaps) e o estilo pub.
Bar Léo: Rua Aurora, 100, Santa Ifigênia / Funcionamento: segunda a quinta, das 12h às 20h; sexta, das 12h às 21h; e sábado, das 10h às 17h. Não abre aos domingos.
- Bar Posto 6
Com espírito carioca, o Bar Posto 6 foi um dos primeiros destinos da boemia paulistana a ocupar uma das icônicas esquinas da cidade, a então hoje balada Rua Aspicuelta, na Vila Madalena. Aberto em 2002, o bar tem o propósito de manter o sabor e a descontração do Rio de Janeiro em São Paulo.
O Posto 6 é reconhecido por reunir amantes dos mais variados esportes por conta de transmitir jogos e pelo seu conceito de telões de cinema: são quatro TVs de 70 polegadas, uma TV de 79 polegadas e um telão de 120 polegadas e ainda projeção de imagens do lado de fora, na parede, fazendo um cinema outdoor.
No cardápio, desenvolvido por Wanderley Romano, petiscos, hambúrgueres, pizzas e refeições para hora do almoço ou jantar. Entre os mais pedidos está a costela no bafo desfiada, puxada na manteiga com cebolas caramelizadas e acompanhada de mandiocas cremosas e pães. Já a carta de drinques é assinada pelo mixologista Marcelo Serrano e conta com as tradicionais caipirinhas que acompanham picolé caseiro.
Posto 6: Rua Aspicuelta, 644, Vila Madalena / WhatsApp (11) 97690-2637 / Funcionamento: terça a sexta, das 16h às 02h; sábados e feriados, das 12h às 02h; e domingos, das 12h à 01h. Não abre às segundas-feiras.
- Famoso Bar do Justo
Ver essa foto no Instagram
Desde 1949 o Famoso Bar do Justo faz sucesso em Santana com sua comida de boteco para ninguém botar defeito. Chopp gelado com a coxinha com massa de mandioca recheada de costela desfiada e com o bolinho de bacalhau do chef Valtinho são pedidos certeiros no ambiente de clima informal e acolhedor.
Famoso Bar do Justo: Rua Alferes de Magalhães 25, Santana / Tel.: (11) 99992-2612 / Funcionamento: todos os dias, das 11h às 3h.
- Pirajá
Impossível falar de bares que fazem sucesso em São Paulo e não citar o Pirajá, que completa 25 anos com inúmeras unidades espalhadas pela capital, e como o único bar que recebeu da prefeitura do Rio de Janeiro a placa de Patrimônio Cultural Carioca.
Por lá, é possível encontrar o pastel de Angu; strogonoff feito com camarão e acompanhado de arroz e uma porção generosa de batata palha caseira; entre outras comidas de boteco acompanhado com o chopp geladinho e as famosas caipirinhas da casa nos sabores tradicionais e nos exclusivos como a Rocinha com limão-taiti, tangerina e maracujá, a Ipanema com xarope de capim santo, caju e limão cravo, a Alvorada lá no morro com lichia, amora e folhas de manjericão e a tradicional É minha e ninguém tasca com rapadura mineira e limões siciliano e taiti. Todas são preparadas com a cachaça de linha própria do Pirajá em parceria com a Santo Grau.
Pirajá: Av. Brigadeiro Faria Lima, 64 / Tel.: (11) 3815-6881 / Funcionamento: segunda e terça, das 12h às 23h; quarta, das 12h à 00h; quinta, das 12h às 01h; sexta e sábado, das 12h às 02h; domingo, das 12h às 19h. Outros endereços, clique aqui.