Onde os chefs comem? Com Guillaume Petitgas, do La Boulangerie, em Brasília

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

Guillaume Petitgas é chef boulanger do La Boulangerie, em Brasília
Guillaume Petitgas é chef boulanger do La Boulangerie, em Brasília Francisco Bronze/Grande Circular

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Francês de nascença e brasiliense de coração, Guillaume Petitgas é o nome por trás dos pães de fermentação natural e dos quitutes da La Boulangerie, em Brasília. A padaria foi inaugurada em 2007 na Asa Sul.

Expert em pães, folhados e doces, Guillaume já se aventurava na cozinha aos 15 anos, o que o levou a se formar na Chambre des Métiers em La Roche sur Yon, comuna onde nasceu. Trabalhou durante dois anos com panificação artesanal na Noruega e desembarcou em Brasília com vontade e a missão de abrir uma padaria aos moldes franceses.

Hoje, junto da matriz, a La Boulangerie conta com três unidades “petit” espalhadas pela capital.

Além de acompanhar as fornadas diárias e de se dedicar a novos projetos, Guillaume frequenta variados restaurantes em Brasília e compartilha abaixo seus endereços prediletos para comer e beber bem na capital federal:

  • Sallva Bar & Ristorante

Mesas e cadeiras do deque do restaurante Sallva em Brasília
Sallva possui deque externo do lado das águas do Lago Paranoá / Reprodução/Instagram/@sallvabsb

O Sallva fica no Pontão do Lago Sul, ou seja, em frente do lago, com um belo deque exterior e ambiente agradável.

A comida não fica para trás: é maravilhosa. A casa foca em opções de peixes e frutos do mar, massas e carnes. Dos itens, sempre peço pratos que possuem camarão.

Sallva Bar & Ristorante: SHIS QL 10, 01 – Pontão do Lago Sul, Brasília – DF / Tel.: (61) 3522-4352 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 11h à 0h; sexta a domingo, das 11h à 1h.

  • Chicago Prime

Além de restaurantes com foco em carnes premium preparadas na parrilla uruguaia, as unidades da Chicago Prime funcionam ainda como rotisseria e boutique de carne.

Entre as opções da rotisseria, adoro o frango grelhado. É o melhor da cidade na minha opinião, daqueles prontos para serem levados para casa e compartilhar com toda a família.

Chicago Prime: confira unidades, endereços, contatos e horários no site

  • Dona Lenha


O Dona Lenha tem a cozinha mediterrânea como foco e hoje se espalha por quatro unidades em Brasília. Gosto de frequentar a casa da Asa Sul, com ambiente aconchegante, preço justo e comidas saborosas.

Entre os pratos, que variam de massas a grelhados, minha aposta é no clássico parmegiana de filé mignon. Junto dele temos direito de escolher acompanhamentos, a exemplos de vários arrozes, purês, batatas fritas e até ratatouille de legumes.

Dona Lenha: SCLS 202 – Bloco C, loja 36, Brasília – DF  / Tel.: (61) 3322-1234 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h à 0h / Confira outras unidades no site

  • Pinella Bar


O Pinella funciona em Brasília desde 2011 e conta com uma programação musical todos os dias. Para acompanhar: aperitivos e bons drinques.

Do menu, minha opção é sempre o frango a passarinho, que é desossado e bem temperado. O pedido cai muito bem com uma deliciosa caipirinha da casa.

Pinella Bar: Comércio Local Norte 408 BL B Loja 20 – Asa Norte, Brasília – DF/ Tel.: (61) 3347-8334 / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 17h à 0h. 

  • Faisão Dourado

O Faisão Dourado é bem simples, com um ambiente de boteco, mas que nos oferece preços justos e refeições bem servidas.

Minha escolha é o fígado bovino, que durante a semana vem acompanhado de arroz, feijão preto, fritas, farofa e vinagrete. Aos finais de semana e feriados os acompanhamentos mudam: entram em cena o feijão tropeiro e a maionese.

Faisão Dourado: SCLS 314 Asa Sul – Bloco D loja 2 – Asa Sul, Brasília – DF / Tel.: (61) 3245-6521 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 11h às 23h; sábado, das 11h às 22h, e domingo, das 11h às 16h.