Chef Telma Shiraishi recebe importante prêmio em Tóquio por promover comida japonesa

À frente do restaurante Aizomê, chef que é a primeira profissional brasileira e uma das poucas mulheres no mundo a receber o título de “Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa”

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Telma Shiraishi, chef à frente do restaurante Aizomê e que foi nomeada em 2019 “Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa” pelo governo japonês através do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF), acaba de receber uma importante premiação em Tóquio, no Japão, como uma das embaixadoras que mais se destacou.

A chef é a primeira brasileira a receber o Prêmio do Ministro para Promoção da Comida Japonesa no Exterior. A homenagem é concedida a pessoas que fizeram contribuições notáveis para a introdução e disseminação da culinária e da comida japonesa e outros produtos agrícolas e pesqueiros japoneses no exterior.

Há 15 anos à frente do Aizomê, que carrega diversas importantes premiações na mídia especializada, Telma também tem contribuído com o Consulado-Geral do Japão em São Paulo, assinando os cardápios e executando os banquetes e recepções para dignatários japoneses, brasileiros e estrangeiros.

Telma Shiraishi também foi criadora do “Água no Feijão”, projeto social fundado na pandemia, que já distribuiu mais de 200 mil marmitas à pessoas em estado de vulnerabilidade e comanda duas unidades do Aizomê, um restaurante de fine dinning no bairro dos Jardins e uma unidade na Japan House, casa de cultura japonesa na Avenida Paulista, emblemático polo cultural de São Paulo, expondo a gastronomia como forma de arte e cultura de um país.


Tópicos