Bairro do Morumbi ganha unidade da pizzaria La Braciera, em SP, que segue plano de expansão

Sexta unidade da rede, com 400 metros quadrados, é fruto de um investimento de mais de 1 milhão de reais; grupo já planeja inaugurações fora de São Paulo

Tina Binido Viagem & Gastronomia , São Paulo, SP

Em abril de 2021, quando abriu as portas em um imóvel de Higienópolis, em São Paulo, antes ocupado por outra pizzaria, a La Braciera parecia ser apenas mais um endereço dedicado às redondas ao estilo napolitano, igual a tantos que se multiplicavam pela cidade.

Bastava, porém, um olhar mais atento ao cardápio para notar que, ali, algumas coberturas tinham um quê de pizza paulistana, com sabores como frango com Catupiry (R$ 67) e portuguesa (R$ 67), além de combinações mais criativas, a exemplo de brie com geleia de pimenta (R$ 69).

Com sua massa de bordas altas e cobertura mais comedida, a opção de ficar entre a tradição italiana e o gosto brasileiro se mostrou mais do que acertada: o faturamento saltou de R$ 40 mil mensais para algo próximo de R$ 2 milhões e em poucos meses a La Braciera chegou a bairros como Jardins e Santana.

Também abriu dark kitchens no Anália Franco e na Vila Mariana e agora se prepara para inaugurar a sexta unidade da marca, no Morumbi.

La Braciera oferece menu com 28 sabores de pizza / Neuto Araujo

Fruto de um investimento que superou R$ 1 milhão, o novo espaço fica no número 437 da rua José Jannarelli, próximo à Avenida Jorge João Saad. São 150 lugares espalhados por 400 metros quadrados, que a partir de 14 de maio estarão disponíveis para quem quiser saborear as receitas que fizeram a fama da marca – não sem antes uma pré-abertura para amigos e influenciadores.

“Vai ser a casa mais bonita do grupo. É um imóvel de tijolinho dotado de um jardim enorme, todo arborizado e com mesas ao ar livre”, adianta Gustavo Brunello, um dos quatro sócios.

O forno instalado praticamente no meio do salão, aberto à vista de todos, além de um belo bar na entrada e uma pequena fonte de água para os clientes fazerem pedidos jogando moedinhas – tal qual uma mini Fontana di Trevi – também fazem parte da ambientação.  “A nossa expectativa é que esta seja a unidade com maior volume de vendas”, diz ele.

“Vamos dobrar de tamanho em 2023, em relação ao ano passado”, projeta Daniel Luco, outro dos sócios e CEO do grupo. Só com esta nova unidade da zona sul, estima-se que o consumo de farinha importada da Itália salte de 6 toneladas mensais para 8 toneladas e o de tomate, das atuais 3,5 para 4,5 toneladas.

O cardápio, como de costume, será o mesmo das outras casas e lista 28 sabores que vão sobre a massa de longa fermentação natural.

Além das supracitadas frango com catupiry e portuguesa, um dos carros-chefes é a margherita italiana D.O.P. (R$ 67), com molho de tomate San Marzano, mozzarella fior di latte, queijo pecorino e manjericão, mas há opções mais incrementadas como a Lisboa (R$ 65), combinação de presunto Parma, molho de tomate, fior di latte, tomate confit, cebola e raspas de limão-siciliano.

Há também invencionices doces, como a que leva uma base de Nutella mais chocolate Lindt e pedaços de brownie (R$ 82). “A ideia é que o cliente tenha uma experiência única e marcante, independente da casa que ele opte por visitar.”

Para dar conta da ampliação da rede, e também manter o padrão em todas as unidades, hoje a marca mantém ainda uma cozinha central no bairro do Ipiranga, na zona sul.

“Ali são realizados todos os preparos, como massas, molhos, fracionamento de coberturas e cortes”, explica Brunello. “Tudo é pesado, embalado a vácuo e etiquetado, e diariamente é levado às unidades através de uma frota própria de caminhão refrigerado. Isso garante padrão, qualidade, segurança alimentar e muito mais.”

Pizza de Nutella com chocolate Lindt e Brownie do Luiz / Rubens Kato

O sucesso meteórico da marca, no entanto, não é fruto do acaso. Desde o início, os sócios buscaram especializações, investiram em ações nas redes sociais e modernizaram os processos.

Recentemente, receberam o chef napolitano Pasquale Cozzolino, da premiada pizzaria Ribalta, de Nova York, para uma consultoria de dez dias que terminou em um concorrido almoço harmonizado com vinhos.

“A experiência foi incrível e acelerou muito o nosso desenvolvimento, profissionalismo e técnica”, celebra Brunello. “Estamos em conversas para que ele volte ainda este ano para uma segunda rodada.”

Outra passagem recente foi a participação na PizzaExpo, uma das principais feiras do setor, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Segundo Brunello, “isso nos permitiu estar mais próximos de fornecedores de importados, como farinha, tomate, queijo e forno, assim como entender quais as tendências e o comportamento do mercado fora do Brasil.”

São iniciativas fundamentais, segundo o sócio, para os próximos passos pretendidos pelo grupo. “Planejamos continuar expandindo de forma sustentável nesse mercado que acreditamos que ainda tem muito a evoluir. Em 2023, vamos continuar a expansão em São Paulo e no próximo ano o plano é ter as primeiras unidades em âmbito nacional”, conclui.

La Braciera: Rua José Jannarelli, 437 – Jardim Guedala / Horário de funcionamento: das 18h às 23h de domingo a quinta. Sexta e sábado, das 18h às 00h.


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