7 cafés históricos para conhecer em Praga, República Tcheca
Praga, a capital da República Tcheca, é uma cidade encantadora que respira história, entrelaçada por guerras, revoluções, ocupações e transformações políticas. Uma boa maneira de conhecer e entender um pouco dessa história, a cultura tcheca e apreciar uma arquitetura única é visitando sete cafeterias históricas na cidade das cem torres.
Praga, a capital da República Tcheca, é uma cidade encantadora que respira história, entrelaçada por guerras, revoluções, ocupações e transformações políticas. Uma boa maneira de conhecer e entender um pouco dessa história, a cultura tcheca e apreciar uma arquitetura única é visitando sete cafeterias históricas na cidade das cem torres. Coloque no seu roteiro:
1 – Café Slavia
O famoso café Slavia de Praga fica em frente ao Teatro Nacional e é o símbolo da arte dos café na cidade. Inaugurado em 1884 e decorado em estilo de art déco, foi ponto de encontro de intelectuais, poetas, atores e vários artistas. O ex-presidente Václav Havel também costumava visitar o lugar. De suas grandes janelas você pode desfrutar das vistas do Teatro Nacional, do Rio Moldava, do Castelo de Praga ou da Ponte Carlos. Também conta com um restaurante e uma taberna. Todas as tardes uma pianista profissional toca no local, tornando o café ainda mais charmoso.
2- Café Savoy
Passando pela ponte Legií, cruzando o rio Moldava, chega-se à rua Vítězná onde fica outro famoso café de Praga. O Café Savoy oferece o genuíno ambiente de primeira república, seu teto neorrenascentista data o fim do século XIX e é uma relíquia histórica com destaque na singularidade de seu interior. O café tornou-se muito popular graças aos abundantes cafés da manhã e pratos. Aqui você pode provar caracóis tchecos, leite de bezerro, pastelaria feita na padaria própria. O único problema é o grande número de visitantes; no entanto, é possível reservar online antecipadamente uma mesa. Localizado a poucos passos de Kampa, aproveite o tempo de espera por uma mesa para caminhar por um dos mais românticos lugares de Praga.
3- Café Louvre
Este café tem o nome do famoso museu internacional e foi inaugurado em 1902. O Café Louvre está localizado em Národní třída, muito perto do Teatro Nacional. Aqui, escritores, artistas e personalidades como Franz Kafka ou Albert Einstein se encontravam. Há também um espaço para jogar bilhar. O café funciona durante todo o dia e oferece pratos quentes.
4- Café Obecní dům (Casa Municipal)
Ao visitar a Casa Municipal em Praga, você experimentará a atmosfera inesquecível da secessão, a época de ouro. A elegância dos últimos anos da monarquia dos Habsburgos e os primeiros anos da nova república está onipresente neste café que tem uma galeria, grandes janelas e uma fonte iluminada com estátua de mármore de uma ninfa. O café está localizado no piso térreo e com o seu interior secessionista brilhante faz um magnífico contraste com o restaurante Art Nouveau francês localizado ao lado. Inaugurado em 1911, é considerado um dos mais belos restaurante secessionistas do mundo.
5- Café Imperial
Uma excelente cozinha dirigida pelo chef Zdeněk Pohlreich, com espaços únicos decorados com cerâmica: assim é o Café Imperial localizado na rua Na Poříčí, uma jóia arquitetônica que atrai o público desde 1914 com a sua atmosfera no estilo Grand Café. O menu oferece ótimos pratos da cozinha tcheca tradicional, em estilo moderno. Café e bolos sempre serão um elemento importante em um café deste tipo.
6- Grand Cafe Orient
Em todo o mundo você encontrará cafés projetados nos estilos de secessão, Art Déco ou Art Nouveau, mas um café no estilo do cubismo é único no mundo. Desde 1912 está na elegante casa de U Černé Matky Boží. Na Rua Celetná, Cidade Velha de Praga. A casa foi projetada pelo arquiteto Josef Gočár, além do café, você pode ver a exposição permanente do Museu de Artes e Indústrias em Praga, onde o cubismo tcheco é apresentado como um estilo que entrelaça a ideia de arte livre e arte aplicada em arquitetura. O interior do Café Grand Café Orient, no primeiro andar, também reflete o cubismo. Gočár projetou o bar-buffet em estilo cubista, assim como seus equipamentos e lustres .
7- Confeitaria Myšák
É uma confeitaria muito popular cuja história começou no início do século passado. Está localizada no centro de Praga, na Rua Vodičkova, perto da Praça Venceslau. O famoso chef František Myšák encomendou a reconstrução da antiga casa renascentista ao arquiteto Josef Čapek. Muitas personalidades da vida política, cultural e esportiva pediam os bolos Myšák. Atualmente, a confeitaria é operada pela famosa cadeia da sociedade Ambiente que, dessa forma, pretende continuar com a tradição original da primeira república. Aqui você pode provar sobremesas, bolos tchecos clássicos, bem como taças de sorvete, em combinação com um delicioso menu de café da manhã e vários tipos de café.
Fotos: divulgação e reprodução Facebook