Bicho-preguiça, símbolo nacional da Costa Rica, vira atração de centro de resgate

Crescimento do país vem reduzindo o habitat natural desse mamífero. Todos os anos, centenas deles morrem eletrocutados ou em acidentes de carro

Centro de recuperação de animais
Centro de recuperação de animais CNNi

Da CNN

A Costa Rica é o primeiro país tropical do mundo a conseguir reverter seu processo de desmatamento. Hoje, mais da metade de sua área é coberta por florestas, que concentram 5% da biodiversidade do planeta. Mesmo assim, o trabalho de conservação não para nunca. 

O Toucan Rescue Ranch (TRR), que trabalha há quase 20 anos na conservação de animais silvestres, sabe bem disso. Fundado inicialmente para receber tucanos, hoje o local conta com mais de 200 animais, de quase 50 espécies diferentes. 

Todos entram ali com um objetivo claro: ser reabilitados para voltar ao seu habitat natural. Mas a grande atração, hoje, são os bichos-preguiça.

“Estamos sempre cheios, mas de portas abertas. Não dá para dizer não para um bicho-preguiça, é muito fofo!”, diz o biólogo Pedro Montero Castro.  

O Planeta CNN, que vai ao ar neste domingo (2), às 19h15, vai mostrar como são os tours guiados no local, que ajudam a arrecadar dinheiro para cuidar dos animais, e ainda colaboram para a conscientização da preservação das espécies. E, além dos tours, o TRR tem também uma pequena pousada, onde os visitantes podem se hospedar para vivenciar de perto o trabalho realizado ali.  

“É ótimo, porque é aqui, na propriedade. Os hóspedes podem fazer o tour, podem tomar café com a gente enquanto alimentamos os bichos-preguiça durante o café, e podem fazer parte de tudo o que está acontecendo aqui”, afirma Leslie Howe, cofundadora do TRR.