Estação de metrô de Paris é renomeada para “Elizabeth II” para o dia do funeral

A estação de metrô George V, na linha 1 sob os Champs-Élysées, foi renomeada em homenagem à rainha Elizabeth II

Uma placa na estação de metrô parisiense "George V" é temporariamente substituída por uma placa que diz "Elizabeth II 1926-2022"
Uma placa na estação de metrô parisiense "George V" é temporariamente substituída por uma placa que diz "Elizabeth II 1926-2022" AFP via Getty Images

Ben MorseXiaofei Xuda CNN

A rede de transporte parisiense RATP anunciou que mudou o nome de uma de suas estações para homenagear a rainha Elizabeth II no dia de seu funeral.

A estação de metrô George V, na linha 1 sob os Champs-Élysées, foi renomeada em homenagem à rainha.

“O grupo RATP está prestando homenagem à rainha da Inglaterra renomeando a estação George V para Elizabeth II para o dia”, disse em comunicado no Twitter na segunda-feira, acompanhado de uma foto de uma placa na estação com o nome da rainha e os anos de seu nascimento e morte.

A estação recebeu o nome de George V em homenagem ao avô da falecida rainha, o rei George V.

A RATP acrescentou em resposta a uma pergunta de um cliente: “A mudança é temporária e estamos mudando apenas uma das duas placas para não criar problemas ou problemas para nossos viajantes”.

A homenagem acontece no dia do funeral da rainha, que contou com a presença do presidente francês Emmanuel Macron.

Nas horas após a morte da rainha, o palácio presidencial francês prestou homenagem a ela, agradecendo-lhe pelo papel que desempenhou na história moderna e no relacionamento franco-britânico.

rainha elizabeth
A rainha Elizabeth II visita o mercado de flores de Paris em 7 de junho de 2014 / Getty Images

“Ela tinha um status especial na França e um lugar especial no coração do povo francês”, disse o Palácio do Eliseu em comunicado.

A rainha “amava a França, que a amava de volta”, acrescentou.

A rainha Elizabeth II detinha o recorde de mais visitas ao Palácio do Eliseu para um soberano estrangeiro. Em várias ocasiões, incluindo as seis visitas de Estado que fez à França, a rainha se reuniu com todos os oito presidentes da Quinta República Francesa, criada em 1959, segundo o comunicado.

A rainha era fluente em francês e fez vários discursos públicos em francês enquanto visitava o país.

“Ela que ficou com os gigantes do século 20 no caminho da história agora saiu para se juntar a eles”, disse o comunicado.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original