Castelo onde Rainha Elizabeth morreu terá quartos abertos para visitação

Aposentos privados do Castelo de Balmoral, onde a Rainha Elizabeth II faleceu em 2022, poderão ser visitados junto de guias durante o verão no Reino Unido

Castelo de Balmoral fica na Escócia, a 160 km de Edimburgo
Castelo de Balmoral fica na Escócia, a 160 km de Edimburgo Wikimedia Commons

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

Pela primeira vez desde 1855, o Castelo de Balmoral, na Escócia, abrirá seus aposentos reais para visitação. Até então, somente os jardins, o salão de baile e as áreas comuns estavam abertos para o público geral.

O castelo, que foi o local de falecimento da Rainha Elizabeth II em setembro de 2022, passará a oferecer passeios pelos quartos privados usados pela família real. As visitas serão feitas durante o verão, em uma janela curta de tempo, entre 1º de julho e 4 de agosto.

Os tours serão realizados com no máximo 10 pessoas e custam 100 £ (cerca de R$ 636), com opção de chá da tarde por mais 50 £ (cerca de R$ 318), em que devem ser reservados pelo site. Apenas 40 entradas são disponibilizadas por dia.

Segundo o site oficial de Balmoral, as visitas incluirão curiosidades sobre a origem do castelo e sobre a compra da propriedade pela Rainha Vitória e pelo Príncipe Alberto.

Exterior do Castelo de Balmoral, na Escócia
Castelo de Balmoral foi construído em 1855 e é famoso pelos seus jardins / Wikimedia Commons

Castelo de Balmoral, onde morreu a Rainha Elizabeth II

A 160 km de Edimburgo, capital da Escócia, o Castelo de Balmoral é conhecido como o refúgio de campo da família real. A propriedade privada foi adquirida em 1852 pelo marido da Rainha Vitória.

O local tem aproximadamente 20 mil hectares e continua ativo, com silvicultura, fazendas e vários animais, incluindo gado e pôneis. Os extensos jardins são um dos grandes destaques, assim como o salão de baile, maior cômodo da propriedade e onde atualmente são realizadas exibições.

No salão há atualmente uma coleção de aquarelas do Rei Charles III que retrata paisagens de Balmoral, de Highgrove e de Sandringham. Também há uma coleção de roupas usadas por Charles, pela Rainha Camilla e a pela falecida Rainha Elizabeth II, bem como roupas de sua mãe, a Rainha Elizabeth.

Lojinha de souvenirs e cafeteria completam as comodidades.