Premiado Lasai em nova versão: agora a casa atende só 8 clientes por noite

Na lista dos melhores do mundo, restaurante troca de endereço para oferecer uma experiência ainda mais intimista - com menus-degustação a R$ 725, só tem reservas agora para maio

Fabio Wrightcolaboração para o Viagem & Gastronomia , Rio de Janeiro

Um dos mais festejados chefs do país, Rafael Costa e Silva resolveu levar a máxima “menos é mais” ao pé da letra. Para surpresa de muitos, decidiu mudar o premiado Lasai de endereço – o restaurante é dono de uma estrela Michelin e número 22 no ranking “Latin America’s 50 Best Restaurants”.

O restaurante deixou o sobrado em Botafogo onde funcionava desde 2014, com 40 lugares, e se transferiu para um espaço (beeem!) mais intimista, no simpático Largo dos Leões, em Humaitá, a uma quadra da antiga sede no Rio de Janeiro.

CNN Viagem & Gastronomia foi conhecer a novidade em primeira mão, que abriu ao público no início de abril. Neste Lasai em versão pocket, o chef e sua afinada equipe cozinham somente no jantar para exclusivos 8 clientes, que se acomodam num elegante e espaçoso balcão com vista para a cozinha – com equipamentos de alta performance da marca alemã Miele.

Chef Rafael Costa e Silva em ação no novo Lasai / Fabio Wright

Ali, Rafa Costa e Silva e sua mulher, a americana de família mexicana Malena Cardiel, prometem manter a linha de cozinha contemporânea que deu fama à casa. Oferecem somente menus-degustação de 12 a 14 tempos (R$ 725 por pessoa) mediante reserva e pagamento antecipado.

Na visita realizada foi servida uma amostra do que o público irá encontrar nesta nova fase do Lasai.

Seguindo uma tendência mundial adotada pelos grandes chefs, os vegetais são protagonistas ou coprotagonistas da maioria das receitas, dos snacks à sobremesa.

Copa lombo curada do novo Lasai / Fabio Wright

Entre as delícias provadas estão a ostra de Santa Catarina com mel, rabanete e o peculiar limão-caviar; a trouxinha de uni (ovas de ouriço-do-mar) e pasta de grão-de-bico; e o delicado crocante de mandioca servido com azedinha e quiabo.

Também fizeram bonito o flan salgado de alho-poró e vôngole e o lagostim escoltado por lâminas de palmito, leite de coco caseiro e grãos de ervilha-torta.

O chef carioca também capricha nas carnes curadas na casa, caso da copa lombo e do ribeye (filé de costela) com dry aged de 35 dias servido com molho de folha de mostarda, folha de couve e abóbora caramelizada.

[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”93585″ title_galeria=”Lasai”/]

As sobremesas provadas no dia – leves, refrescantes e dulçor calculado – surpreenderam o paladar. É o caso do flan de iogurte e mel de mandaçaia coberto por granita de gengibre e, ainda melhor, as texturas de caqui em arrebatadora harmonia com creme de cumaru e sorvete de acerola.

Sobremesa de caqui, cumaru e sorvete de acerola surpreende o paladar / Fabio Wright

As reservas para abril já estão esgotadas, mas até o fechamento desta coluna ainda havia vagas para as primeiras semanas de maio.

Largo dos Leões, 35, Humaitá, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3449-1834/54 / Horário de funcionamento: terça a sábado, a partir das 20h. www.lasai.com.br

Fabio Wright é jornalista gastronômico e nome por trás do site e perfil Taste and Fly / Divulgação

Fabio Wright 

Jornalista paulistano que transita semanalmente entre São Paulo e Rio, já escreveu sobre gastronomia para grandes veículos, como Veja São Paulo, O Estado de S. Paulo e Época São Paulo. Nos últimos dez anos, visitou dezoito países em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia. Compartilha também suas descobertas no site e Instagram Taste and Fly.


Tópicos