Daniela Filomeno indica os destinos que prometem ser tendência em 2022
Seja serra, praia, deserto, calor ou frio, alguns destinos nacionais e internacionais entraram no nosso radar nos últimos tempos e tudo indica que podem ser as escolhas ideais para as próximas férias
Aos poucos, o mundo reabre suas fronteiras e nos revela novamente as oportunidades únicas de viajar. Com protocolos e responsabilidades, nós, viajantes, pudemos ter um gostinho de voltar a percorrer destinos incríveis dentro e fora do Brasil em 2021.
Agora, o novo ano bate à porta e promete inéditas descobertas pelo caminho. Seja em praias paradisíacas no Nordeste, nos cânions do Sul ou ainda em destinos internacionais, como Portugal e Catar, aposto que 2022 será um ano próspero no turismo, na cultura e na gastronomia.
O ecoturismo, as atividades ao ar livre e o boom das viagens nacionais, termos muito comentados nos últimos tempos, continuarão fazendo parte da nossa jornada. Com isso, poderemos desvendar as maravilhas culturais e turísticas que cada local nos reserva.
E que tal conhecer alguns dos destinos nacionais e internacionais que possivelmente serão tendência neste ano? Embarque comigo nestas apostas e planeje sua próxima viagem, sempre tendo em mente os cuidados com a pandemia e todas as responsabilidades locais.
Destinos Nacionais
Alter do Chão (PA)
É considerado um dos mais belos destinos do Brasil. Banhado pelas águas do Rio Tapajós e cercado pelo verde da Floresta Amazônica, Alter do Chão é um dos distritos da cidade de Santarém, no Pará.
Já famoso entre perfis de viajantes antenados, o destino tem tudo para ser aposta neste ano: comunidades ribeirinhas acolhedoras, comidas cheias de temperos e sabores únicos, e praias de areia branquinha ao longo do rio.
Chega-se por ali a partir de estrada asfaltada de Santarém, em que encontramos praias, lagoas, floresta, igapós, bares e o tradicional ritmo Carimbó. Aqui não há muito luxo – como resorts, hotéis ou restaurantes cheio de requintes -, mas estar em Alter é se desconectar da correria do cotidiano e aproveitar o que de melhor a natureza tem a oferecer.
Chapada Diamantina (BA)
É um dos roteiros mais espetaculares de natureza do Brasil. Com suas cachoeiras, grutas, montanhas, trilhas e banhos revitalizantes em suas águas, o destino baiano é ideal para quem, assim como eu, é amante do ecoturismo e aventura – além de carregar em si uma aura esotérica e mística.
Elevado à categoria de parque nacional, a grande região de serras abrange cerca de 42 mil km² e 24 municípios, sendo Lençóis a mais famosa base de entrada para a Chapada, distante aproximadamente 430 km de Salvador.
É nesta pequena cidade, de quase 12 mil habitantes, que há uma boa estrutura hoteleira e restaurantes gostosos com tradições locais. O Morro do Pai Inácio é um ícone regional, ponto imperdível das serras que demonstra que, lá do alto, a Chapada parece não ter fim.
Praia Patacho (AL)
A cerca de duas horas de Maceió, a Praia do Patacho, no município de Porto das Pedras, no Alagoas, é um daqueles lugares que impressionam pela beleza. Estonteante, a praia, que fica próxima de São Miguel dos Milagres, possui águas cristalinas, coqueiros que margeiam a costa e pousadinhas charmosas, como o hotel-boutique Pedras do Patacho.
É ideal para esticar a canga e curtir um merecido descanso, já que é quase deserta, sem muito agito nem bares e restaurantes. A dica é aproveitar também as eventuais piscinas naturais, que são formadas pelo vai e vem da maré.
Chega-se à praia por meio da cidade de Porto das Pedras e também por estrada via São Miguel dos Milagres, onde um dos paraísos brasileiros ainda (quase) intocado nos aguarda.
Cânions do Sul
O maior conjunto de cânions da América do Sul fica no Brasil, mais precisamente entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC) são os municípios que servem como portas de entrada para os parques com os enormes desfiladeiros. A sensação que encontramos em comum por aqui é a de encantamento.
Paisagens que se perdem no horizonte, vales de até de mil metros de altura, cachoeiras fotogênicas, temperaturas amenas e bastante contato com a natureza são alguns dos atrativos da região.
Tanto Praia Grande, na base dos cânions, como Cambará do Sul, no topo, guardam atividades especiais para os visitantes, a exemplo de passeios de balão e colheita de cogumelos. Pousadas aconchegantes e requintadas em meio ao friozinho local nos convidam ao sossego e a degustar um vinho aos pés da lareira.
É uma região definida por opostos que se complementam: a natureza é bruta e selvagem e ao mesmo tempo acolhe e fascina. Cambará do Sul é a principal cidade para se explorar os cânions e dista cerca de 190 km da capital Porto Alegre. É um destino ideal para o turismo de contemplação e aventura.
Barra Grande (PI)
No Piauí, o vilarejo tem se tornado um destino cobiçado para quem procura paisagens deslumbrantes, belezas naturais, passeios na natureza e esportes radicais ao vento, a exemplo do kitesurf.
Pertencente ao município de Cajueiro da Praia, Barra Grande tem se firmado como um dos pontos mais bonitos – e concorridos – do país para se passar também a virada do ano novo.
Além de nós, brasileiros, o destino é bastante frequentado por europeus, que se apaixonaram pelas praias calmas, ventos constantes e coqueirais a perder de vista. Pousadas, hotéis e resorts-boutique são algumas das acomodações por aqui. Peixes e frutos do mar frescos de pescadores locais em restaurantes arejados e muitas vezes “pé na areia” satisfazem os paladares mais apurados.
Destinos internacionais
Portugal
A proximidade com nossa língua, a rica cultura artística, social e gastronômica e a diversidade de belas paisagens faz com que Portugal seja um destino internacional ideal para ser visitado por nós brasileiros.
O país europeu está com as fronteiras reabertas desde setembro de 2021 e já nos apresenta novidades, como o complexo de museus, restaurantes, bares, lojas e escola World of Wine, espaço na margem sul do Rio Douro de frente para a cidade do Porto que celebra o vinho, a cultura e história do país.
Para além de Lisboa, capital de Portugal que carrega em si bons endereços gastronômicos e locais recheados de história, a Região dos Vinhos Verdes é um deleite para os olhos e o paladar. Assim como eu, os entusiastas do enoturismo encontram aqui uma verdadeira aventura: este pedaço no noroeste do país reserva paisagens de brilhar os olhos, boa estrutura hoteleira e registros históricos.
Importante ressaltar que outro local também pode ficar no nosso radar: falo do Alentejo, maior região de Portugal e que entrou para a “lista de ouro” do que visitar este ano pela publicação Condé Nast Traveler. O Alentejo guarda pequenos hotéis, acampamentos de surfistas e vilarejos repletos de lojas de artesanato, mercados e bares bem boêmios. As belezas naturais do Parque Nacional da Costa Vicentina são ótimas para serem contempladas com seu litoral selvagem, águas geladas e um belo pôr do sol.
Catar
País peninsular árabe de cerca de 2,8 milhões de habitantes, o Catar é conhecido pela sua riqueza, grandes arranha-céus e pelo deserto. Ganhou as manchetes ao ser escolhido a sede da Copa do Mundo de Futebol em 2022, fato que pode ajudar a abrir ainda mais as portas para o Oriente Médio.
Os edifícios colossais, as engenharias humanas e o sistema de metrô sofisticado, além das refinadas cozinhas locais e hotéis cinco estrelas, fazem com que Doha seja comparada a uma cidade do futuro. A capital do Catar, e talvez a cidade mais famosa do país, pode ser um bom começo para conhecer a região.
A Baía de Doha possui cenários encantadores e para lá de fotogênicos, assim como o Museu de Arte Islâmica, construído numa ilha artificial, abriga uma importantíssima coleção de artefatos de todo o mundo islâmico. Já Souq Waqif é como o mercadão tradicional, onde comerciantes vendem artesanato, especiarias e roupas.
Com as fronteiras abertas para vacinados brasileiros e de boa parte do mundo, o país espera receber muito bem seus visitantes com o início da Copa em novembro.
Espanha
O país europeu oferece uma efervescência gastronômica e cultural incomparável. No fim de 2021, a capital Madrid foi um dos destinos mais buscados pelos brasileiros para passar o fim de ano. E tudo indica que 2022 também será um bom período para visitar o país da península ibérica.
Quer agito e gastronomia ímpar? Vá a Barcelona. Deseja um meio termo entre Madrid e Barcelona? Tente Zaragoza, conhecida como a “Cidade das Quatro Culturas”. Procura por praias encantadoras e paradisíacas? Seu destino é Mallorca, segunda maior ilha do país.
Além destes destinos especiais, outros locais do país entraram em rankings internacionais para 2022. É o caso de Granada, na Andaluzia, que foi classificada pela National Geographic como um bom destino para ser visitado neste ano junto da família. A cidade no sul da Espanha possui uma arquitetura medieval da época da ocupação moura e equilibra de forma interessante joias arquitetônicas do Renascimento e do século 19.
Cidade das Artes e das Ciências, Valência, na costa sudeste, foi destacada pela CNN Travel como um dos destinos a serem visitados em 2022, já que foi eleita Capital Mundial do Design neste ano e possui um complexo futurista com planetário, museu de ciências e o maior aquário da Europa. Berço da paella, não é difícil encontrar o icônico prato à venda em todos os lugares.
França
A reabertura das fronteiras da França fez com que suas riquezas históricas e culturais fossem redescobertas também por nós estrangeiros. Com um passado memorável e um presente moderno que honra suas tradições, a França é sempre um país incrível a ser degustado.
A começar pelo mais óbvio, Paris guarda museus, monumentos, lojas e restaurantes badalados. A Cidade Luz possui roteiros conhecidos, mas o mais legal é reservar pelo menos um dia para se perder pelas suas ruas charmosas e tomar um café em mesas na calçada.
No sudoeste, Bordeaux encanta todos com seus vinhedos – de onde saem os melhores vinhos do mundo – e também pela grande cidade às margens do rio Garonne que nos reserva arte, cultura e típicas brasseries de dar água na boca – sinta o cheiro de batatas fritas e steak tartare no ar.
Já no sudeste, a terceira maior cidade da França se apresenta também notável: Lyon é conhecida pela sua vida acadêmica, gastronomia e marcos históricos e culturais, parte deles até classificados como Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Para este ano, a CNN Travel elegeu a comuna de Dijon como um dos destinos a serem visitados no mundo. Capital da região da Borgonha, a comuna também é produtora de vinhos, com roteiros em volta da produção e feiras gastronômicas, além de construções típicas que vão desde o gótico até o art déco.
Estados Unidos
Pode até soar como um clichê, mas os Estados Unidos sempre estão no radar dos brasileiros para a próxima viagem. Após um longo período de fronteiras fechadas, o país norte-americano reabriu seu território para turistas em 8 de novembro de 2021, o que fez com que houvesse um aumento na procura de voos a partir do Brasil.
Mesmo destinos já mais populares entre nós, como Orlando, Miami ou Nova York (este último teve um aumento na busca por passagens para o fim de 2021), visitar os Estados Unidos é sempre uma grata surpresa. Da costa leste a oeste, a “terra do Tio Sam” reserva cenários espetaculares, grandes centros urbanos, cidadezinhas charmosas, assim como praias, montanhas, agito e tranquilidade.
Com sua parte cultural e arranha-céus, Chicago, no Illinois, é uma aposta de destino para 2022. De acordo com a lista da CNN Travel dos lugares imperdíveis de se visitar neste ano, Tulsa, no Oklahoma, se destaca com a abertura do Bob Dylan Center, que abrigará mais de 100.000 itens criados e pertencentes ao artista ao longo de sete décadas, e pelas suas áreas externas com passeios e programas ao ar livre.
Outro destino que vale a visita, segundo o veículo, é o Parque Nacional Yellowstone, que neste ano completa 150 anos – o mais antigo parque nacional do mundo. Compreende três estados – Wyoming, Montana, Idaho – e possui maravilhas naturais como gêiseres e fontes termais, além de uma fauna abundante, entre ursos, lobos, bisões e alces. O parque planeja celebrar o aniversário com uma série de atividades e atrações ao longo do ano.