Aprenda a fazer lobozó com carne seca e jiló, receita que é a cara de Minas Gerais
Farta e com queijo canastra derretendo, o chef Flavio Trombino, do famoso restaurante Xapuri, ensina prato cheio de temperos e com gostinho de comida caseira
Misture queijo canastra, carne seca, ovos, jiló, abobrinha e farinha com temperos variados e você terá um prato farto e muito saboroso, para dizer o mínimo. E o melhor de tudo: com a cara e o gostinho de Minas Gerais.
Assim é o lobozó, receita que leva todos os esses ingredientes que, juntos e misturados, resultam numa mescla inconfundível. Para o episódio Belo Horizonte, Inhotim e Caraça: Experiências Mineiras do programa CNN Viagem & Gastronomia, Daniela Filomeno se encontrou com o chef Flavio Trombino e aprendeu o passo a passo deste preparo especial.
Trombino comanda o Xapuri na capital mineira, restaurante de comida típica que apresenta receitas acolhedoras e que remetem à sabores afetivos do passado. Daniela resume que comer no Xapuri é presenciar uma história de amor com o melhor da cozinha tradicional mineira.
O lobozó do chef Trombino tem “cheiro de fome”, como brinca Daniela. E um spoiler: o queijo canastra derrete mas mantém sua consistência no prato. Uma delícia – quando pronta, pegue uma concha grande só para você! A seguir, confira o passo a passo da receita de lobozó e tenha um gostinho de Minas e do Xapuri sem sair de casa:
Ingredientes:
- 150g de abobrinha italiana
- 50 ml de azeite extra virgem
- 150g de carne seca em cubos
- 100g de cebola processada
- 1 molho de cebolinha
- 80g de farinha de milho
- 150g de jiló processado
- 4 ovos
- Pimenta de bode
- 100g de queijo canastra
- 1 molho de salsinha
- Temperos variados (mix com seus temperos prediletos.
Modo de preparo:
- Doure a cebola, a abobrinha e o jiló no azeite e no tempero.
- Acrescente os ovos fritos na manteiga, a carne seca e a farinha de milho.
- Salpique cubos de queijo canastra, acrescente o cheiro verde e sirva quente.
- Sirva com salsinha, cebolinha e pimenta de bode à gosto.