Hong Kong: onde comer na moderna cidade chinesa
A gastronomia em Hong Kong tem uma interessante fusão da cultura ocidental e oriental. Tem casas especializadas nas cozinhas de todo o mundo...
A gastronomia em Hong Kong tem uma interessante fusão da cultura ocidental e oriental. Tem casas especializadas nas cozinhas de todo o mundo, fazendo com que a cidade seja um diversão para quem curte gastronomia. Ah, e tem o bar mais alto do mundo!
Os sabores de Hong Kong são muitos. Mas listo aqui os restaurantes que considero imperdíveis, pois além de comer, ainda tem muito a se visitar. Entre os pratos típicos não deixe de comer o dumpling ou dim sun, servido em cestinhas de bambu, mais tradicionalmente cozido no vapor, bem mais leve. São diversos recheios que vai do camarão à carne de porco. Outro prato delicioso para comer aqui é o pato laqueado, servido com molho agridoce e uma espécie de fina panqueca para ser enrolada com as mãos.
Com grandes arranha céus, Hong Kong tem entre suas atrações os rooftop bars. Sempre cheios, é uma ótima opção para tomar um drinque e ver o skyline da fervilhante cidade chinesa. Vamos as indicações:
#6 da Ásia, melhor francês: com antecedência é possível conseguir uma mesa no restaurante Amber (Âmbar), francês premiado de Hong Kong e no topo do restaurantes da Ásia (atualmente o sexto melhor). Em um ambiente elegante, todo de madeira e decorado com um bom gosto ímpar, o Amber faz jus ao topo de melhor francês da Ásia.
A especialidade da casa é o menu degustação com pratos assinatura como o incrível lollypop de fois gras no Âmbar ou o hokkaido sea urchin, uma inusitada geleia de lagosta com couve flor e caviar. Não dá para explicar de tão bom…
Italiano disputado com duas estrelas no Michelin, Otto e Mezzo, de Hong Kong, tem em seu nome uma homenagem do chef Umberto Bombana ao filme 8½ autobiográfico pelo diretor italiano Federico Fellini. Faz uma mistura de ingredientes locais e italianos para uma série de pratos clássicos – o resultado é muito interessante.
As sobremesas podem ocupar o posto de protagonistas da casa italiana, entre os destaques, a releitura do tiramissu “modern tiramissu”. Incrível.
O restaurante chinês do hotel Langham foi a melhor experiência da comida tradicional chinesa. Tem o pecking duck da cidade e um churrasco de lombo de porco, de comer rezando. Um dos imperdíveis que não pode deixar de fora.
No 102º do hotel Ritz Carlton tem uma vista que já vale a visita. O restaurante, que tem duas estrelas no Michelin, tem menu com o Dim Sum como estrela, destaque para o churrasco de porco (char sieu). Aproveite a visita para um drinque no Ozone Bar, no mesmo prédio, o bar mais alto do mundo.
American Peking Food
Se for para uma experiência real chinesa, tente o Peking Duck em Hong Hong no American Peking Food, onde não se fala inglês. A escolha é por fotos, gestos. Comida típica que os chineses comem. A comida não é excepcional, mas vale para conhecer onde e o que os chineses comem.
Bar mais alto do mundo, Ozone está no 118° andar do The Ritz-Carlton Hong Kong, a 490 metros do nível do mar.
Na cobertura do Hotel Mandarim, o maior (são duas unidades), o barman oferece diversos coquetéis, com a assinatura da casa, e alguns tradicionais. Vale pegar uma mesinha ao pé da janela, com vidro do chão ao teto, e ficar observando a vida fervilhante de Hong Kong.