Guia Portugal: highlights do Arquipélago dos Açores
Conheça um pouco do arquipélago e suas praias desertas, vulcões, lagoas termais, florestas perenes e cidades históricas
No meio do oceano Atlântico, o Arquipélago dos Açores é o ponto mais ocidental da Europa e é composto por nove ilhas: São Miguel, a maior e mais famosa, Santa Maria, Terceira, São Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Flores e Corvo. É um dos principais destinos para observação de baleias do mundo, com praias desertas, vulcões, lagoas termais, florestas perenes e cidades históricas que parecem paradas no tempo.
O destino ainda não caiu na graça dos turistas brasileiros, mas acredite, suas riquezas naturais singulares merecem ser contempladas pelos viajantes mais exigentes.
HIGHLIGHTS DO ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES
Angra do Heroísmo
A capital histórica da Ilha Terceira é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e vale passar ao menos dois dias por aqui. Seus casarões pintados com cores vibrantes são uma atração à parte. Vale fazer um piquenique no Monte Brasil, que tem uma vista espetacular; visitar o Castelo de São João Baptista; a enorme cratera da Caldeira de Guilherme Moniz, com 3km de largura; as amplas cavernas subterrâneas no Algar do Carvão e as fumegantes Furnas do enxofre e gêiseres, rodeados por lama e rochas sedimentares.
As praias escondidas do Pico
A Praia da Baixa da Ribeirinha é uma típica praia açoriana: muita rocha, rampas de cimento e água fria. É para desmotivar? Não! O cenário compensa! A ilha de São Jorge, lá ao fundo, é maravilhosa. Outra “prainha” escondida é a Prainha de Baixo, mais perto de São Roque do Pico, onde encontra-se um conjunto de piscinas naturais maravilhosas. Outra, é a Poça das Mujas na Calheta de Nesquim, na zona sul da ilha do Pico, com piscinas bem escondidas entre as rochas.
Lagoa das Sete Cidades
No interior da Ilha de São Miguel está a hipnotizante Lagoa das Sete Cidades, formada por duas grandes lagoas que enchem a enorme cratera de um vulcão adormecido. Reza a lenda que uma jovem princesa, filha de um rei viúvo austero, se apaixonou por um pastor, tendo sido proibida de lhe falar. No dia em que a princesa contou ao jovem a decisão do rei, ambos choraram formando duas lagoas: uma verde, da cor dos olhos da princesa; outra azul, da cor dos olhos do jovem. Do Pico do Carvão, pode-se desfrutar de magníficas vistas sobre a Lagoa das Sete Cidades.
As praias escondidas do Pico
A Praia da Baixa da Ribeirinha é a típica praia açoriana: muita rocha, rampas de cimento, não tem muito espaço para estender a toalha e água fria. É para desmotivar? Não! O cenário compensa! A ilha de São Jorge, lá ao fundo, é maravilhosa. Outra “prainha” escondida é a Prainha de Baixo, mais perto de São Roque do Pico, onde encontra-se um conjunto de piscinas naturais de fazer inveja a muitas piscinas artificiais. Outra, é a Poça das Mujas na Calheta de Nesquim, na zona sul da ilha do Pico, com piscinas bem escondidas entre as rochas.