Florianópolis (SC), a ilha da magia
Um lugar com 42 praias em Santa Catarina, no Brasil, só pode ser mesmo um lugar pra lá de especial. Tem para todos os gostos, inclusive as que agradam os pequeninos...
Um lugar com 42 praias em Santa Catarina, no Brasil, só pode ser mesmo um lugar pra lá de especial. Tem para todos os gostos, inclusive as que agradam os pequeninos
*por Fabíola Carvalho
Brasil tem seus encantos e a ilha de Florianópolis encanta não só os surfistas, mas também é uma ótima opção para se visitar com filhos. Praias, boa gastronomia, lagoa, trilhas… a variedade de programas é enorme.
No Norte, a Praia da Daniela é de águas calmas, sem ondas, boa para a criançada nadar. A praia de Sambaqui também é uma delícia. Pequenina e com pouca gente. Na saída da praia, a dica é almoçar em Santo Antonio de Lisboa, um dos lugares mais lindos da Ilha. Com construções históricas preservadas, é um capítulo importante na construção da cidade e da cultura açoriana.
Santo Antonio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé formam a “Rota Gastronômica do Sol Poente”. Gastronomia da boa e o pôr do sol. Tem restaurantes deliciosos por lá, como o Santo Antonio Spaghetteria e Café que dá para levar as crianças tranquilamente, tem comidinhas feitas especialmente para elas. O Rosso Restro também não decepciona com suas especialidades do mar e uma vista daquelas.
Na parte central da Ilha, tem a popular Lagoa da Conceição, onde as crianças adoram brincar a beira da lagoa. Na Avenida das Rendeiras, não deixe de ir ao restaurante Casa do Chico e pedir a famosa sequência de camarão, faz parte da tradição do local.
Para os aventureiros, na parte Sul tem praias lindíssimas que dá para chegar através das trilhas. Mas com crianças muito pequenas o melhor é optar pelas de mais fácil acesso. Florianópolis tem 1001 programas, mas se tiver uns dias sobrando, pegue as crianças e desça um pouco para o Sul até Barra de Ibiraquera. A Pousada Mevlana Garden, localizada onde o rio encontra o mar, já vale a estrada. Um verdadeiro retiro junto à natureza.
Fuja da alta temporada. Melhor curtir essa magia toda com tranquilidade.
Como chegar: o aeroporto Hercílio Luz, em Santa Catarina, recebe voos nacionais e internacionais, e é o principal da cidade. Da lá chegam e partem voos diários
Melhor época para ir: no verão é quando as praias estão mais cheias, especialmente entre dezembro e janeiro. Um bom período é nos meses de fevereiro e março, quando ainda é verão, mas o beira-mar fica mais tranquilo.
Fotos: Fabíola Carvalho e Secretaria Municipal de Turismo (SC)