Latin America’s 50 Best: restaurante em SP ganha prêmio de hospitalidade
Reaberto em 2023, Tuju serve menus degustação pautados em imersões nos biomas brasileiros
O restaurante paulistano Tuju foi honrado com o prêmio de hospitalidade do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024, ranking que elege os melhores restaurantes da América Latina.
Pilotado pelo chef Ivan Ralston ao lado da pesquisadora Katherina Cordás, o Tuju será homenageado com o Gin Mare Art of Hospitality Award na cerimônia presencial do Latin America’s 50 Best Restaurants, que ocorre em 26 de novembro no Rio de Janeiro.
O prêmio reconhece a importância do Tuju na redefinição do setor de hospitalidade. Segundo a organização, “as fortes raízes no multiculturalismo da cidade de São Paulo se reflete em uma cozinha sazonal de vanguarda, extremamente refinada, inspirada no clima regional e em ingredientes locais únicos”.
Em comunicado, o chef Ivan agradeceu o prêmio e ressaltou o ambiente leve e divertido da cozinha do Tuju junto a uma alta concentração aos detalhes. “É preciso mostrar ao cliente que trabalhamos com muita seriedade e, ao mesmo tempo, com imenso prazer, fazendo o que mais amamos”, disse.
Sobre o Tuju
-
1 de 4
A pesquisadora Katherina Cordás e o chef Ivan Ralston, ambos à frente do Tuju • Rubens Kato
-
2 de 4
Fachada do restaurante Tuju, em uma rua sem saída próxima da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em SP • Rubens Kato
-
3 de 4
Prato com tomate, tucupi e algas do Tuju • Rubens Kato
-
-
4 de 4
Ambiente do 3º andar do Tuju, onde é finalizada a experiência dos comensais • Rubens Kato
Inaugurado em 2014, o Tuju logo se destacou no cenário gastronômico de São Paulo e do Brasil, conquistando vários prêmios em pouco tempo. A casa fechou em 2020 e reabriu repaginada e em novo endereço no fim de 2023.
Situado em uma rua sem saída a poucos passos da Avenida Brigadeiro Faria Lima, a casa conta com três andares, com ambientes modernos marcados por jardins verticais. Como parte da proposta gastronômica, os comensais percorrem os três ambientes, que proporcionam diferentes experiências ao redor da boa mesa.
O jantar começa com aperitivos no pátio, que possui um bar sob uma jabuticabeira, e passa pela adega, lar para mais de 2 mil rótulos raros e especiais. No segundo andar, onde ocorrem as etapas principais, as mesas ficam em torno da cozinha aberta. No fim, os comensais são convidados a subir ao terceiro andar para degustar petit fours e queijos servidos com café, chá e vinhos de sobremesa.
O restaurante serve menus degustação sazonais pautados nas imersões de Ivan e de Katherina nos biomas brasileiros. O menu atual que corre na casa é o Umidade, inspirado pela primavera e pelos ingredientes locais que se beneficiam das condições climáticas da estação. As 12 etapas (R$ 990 + taxa de serviço de 15%) ficam disponíveis até dezembro.
Tuju Pesquisa
Além disso, inúmeras visitas a produtores em diferentes épocas do ano, reflexões, pesquisas e estudos de ingredientes resultaram no Centro de Pesquisa e Criatividade TUJU, conhecido como TUJU Pesquisa, dedicado ao estudo e aprofundamento de ingredientes por meio da sazonalidade e do território, com um olhar especial para a culinária paulistana. Este braço do restaurante é tocado por Katherina.
“Um dos principais pilares do Tuju é a hospitalidade: buscamos criar uma noite especial e memorável a todos para os clientes se sentirem acolhidos e bem-tratados. Queremos que todos se sintam especiais aqui. Por isso, estamos sempre atentos aos mínimos detalhes. Buscamos proporcionar uma experiência sob medida para todo mundo que vem nos visitar”, agradeceu a pesquisadora gastronômica em comunicado.
Latin America’s 50 Best Restaurants
O vencedor do Gin Mare Art of Hospitality Award é definido pela Academia do Latin America’s 50 Best Restaurants, formada por 300 especialistas em gastronomia de toda a América Latina.
No início de outubro, a chef Marsia Taha Mohamed foi eleita a Melhor Chef da América Latina pela organização. Ela é da Bolívia e ex-chef do Gustu, restaurante na capital La Paz.
No dia 14 de novembro, o 50 Best revelará a lista estendida dos melhores restaurantes da América Latina em 2024, que abrange endereços entre a 51ª e a 100ª posição.
Já a lista oficial com os 50 melhores restaurantes da América Latina será revelada em cerimônia presencial no dia 26 de novembro no Rio de Janeiro, marcando a segunda vez consecutiva que a Cidade Maravilhosa sedia a premiação.
Bares de 35 cidades estão em lista do The World’s 50 Best Bars