Conheça Karlovy Vary, a segunda cidade mais visitada da República Tcheca
Conhecida por suas águas termais com poder de cura, Karlovy Vary é um reduto de hotéis e spas de luxo, arquitetura encantadora e paisagens de tirar o fôlego
Fundada em 1350, a pequena Karlovy Vary já nasceu como uma cidade luxuosa. Localizada na junção dos rios Teplá e Ohre, diz a lenda que o imperador Carlos IV caçava na região quando um dos cervos que perseguia caiu em um poço de água quente. Assim, foi descoberto os mananciais de águas termais que fizeram nascer a cidade de Karlovy Vary, que significa literalmente “águas quentes de Carlos”.
Pequena e fácil de ser localizada, pode e deve ser conhecida inteira a pé. Segundo destino mais visitado da República Tcheca, Karlovy Vary tem várias atrações. Separamos algumas dicas e curiosidades do que ver na cidade.
Fontes de águas termais
Por conta do poder de cura das águas termais, muitas personalidades já se hospedaram na cidade, como Goethe, Beethoven, Gogol, Wagner, Marx, Freud, Strauss, entre outros. Antigamente a cidade tinha mais de 200 spas, entre públicos e privados. Hoje em dia muitos desses spas ficam dentro de hotéis de luxo, que oferecem desde tratamentos de beleza até tratamentos para o sistema digestivo, oncológicos, entre outros.
Para quem quiser experimentar destas águas, existem 12 fontes espalhadas pela cidade. Cada fonte tem temperatura e quantidade de dióxido de carbono diferentes. A maior e mais famosa é a Vridlo, que joga um jato de até 15 metros, com temperatura que chega a 70° graus.
Importante: não é recomendado que turistas bebam muito dessa água, pois ela é usada para tratamentos digestivos e vocês podem imaginar o que acontece.
Arquitetura
Em 1604, a cidade foi quase totalmente devastada por um incêndio, então restam poucas construções “originais” da época de sua fundação. Mas os traços arquitetônicos barrocos e art nouveau foram mantidos em suas novas construções e são absurdamente encantadores. Passear por sua avenida principal, às margens do Rio Teplá, faz qualquer um esquecer do tempo. A dica é andar olhando para cima e observando todos os detalhes dos pequenos edifícios – é um presente aos olhos! Sente-se em algum dos cafés e restaurantes com mesinhas no grande calçadão e aproveite o momento!
Muito famoso na cidade são as colunatas. A mais importante é a Mlýnská kolonáda: são 124 imponentes colunas que dão suporte e servem de passeio para cinco fontes termais.
Cinema e cultura
A cidade é tão linda que foi cenário para famosos filmes como “Cassino Royale” e “As férias da minha vida”, com Queen Latifah e Gérard Depardieu. Ambos usaram o Grand Hotel Pupp, o mais luxuoso da região, em suas filmagens. O hotel mantém em sua entrada placas com os nomes dos artistas que já se hospedaram lá e vive lotado de turistas tirando foto de sua fachada. Se tiver tempo, vale agendar uma refeição ou um tratamento no spa do hotel, muito charmoso e com boa gastronomia.
Além disso, acontece todo mês de julho o Festival Internacional de Cinema, deixando a cidade lotada de turistas e famosos artistas. A cidade também é palco de outros importante festivais, como o Festival Internacional de Jazz, o Festival Mozart y Karlovy Vary, o Festival de Música Clássica, o Festival Mladé para jovens instrumentistas e a Competição Internacional de Canto Antonín Dvorák.
Museu do licor Becherovka
Foi na República Tcheca, em Karlovy Vary, que foi inventado o licor inebriante e famoso em todo o mundo, o Becherovka. Criado em 1807, o licor Becherovka é uma bebida forte, que leva ingredientes como alcaçuz e mais 30 ervas em sua composição. A receita secreta jamais foi desvendada e reza a lenda que somente duas pessoas conhecem a tão famosa fórmula. Feito com a famosa água termal de Karlovy Vary e ervas da região, a fábrica é motivo de orgulho para a cidade que mantém no local da primeira usina, o Museu de Jan Becher (nome do criador da bebida). Um museu rápido e gostoso de ser visitado, que no final do tour oferece uma degustação com o famoso licor e outros lançamentos da marca.
Degustação de cerveja no restaurante Charles IV
No mesmo prédio onde fica o Museu de Jan Becher, no complexo que chama Becherplatz, fica o restaurante Charles IV. O restaurante é inteiro feito com madeiras de 150 anos, tiradas de antigos barris Becherovka. Além de provar comidas típicas do país, lá é possível fazer uma degustação das famosas cerveja Karel IV, produzidas na cidade. São cinco tipos de cerveja, desde a famosa Karel IV pilsen até a “wheat lager”, com um toque de banana. Para os amantes de cerveja é programa obrigatório.
Guloseima típica de Karlovy Vary
Os waffers da marca Karlovarské Oplatky são super famosos e típicos da cidade. Disponíveis em vários sabores, o de chocolate é o melhor. Vendidas em todos os cantos da cidade, essa bolachinha é item “tem que experimentar” quando estiver por lá. O melhor é o de chocolate, que pode ser comido quentinho em alguns cafés. Uma delícia!
Andar e andar…
Karlovy Vary é cheia de parques e praças encantadoras: ande sem rumo, sem medo de se perder, e aprecie a paisagem.
Como ir:
A cidade fica a 120 km de Praga. O Viagem&Gastronomia foi de carro e o trajeto demorou pouco menos de duas horas. Caso prefira, tem um trem que vai direto de Praga para Karlovy Vary e leva cerca de três horas.
A jornalista viajou a convite da KLM e do Escritório de Turismo da República Tcheca.
Fotos: Tina Bornstein, Divulgação e Irina Burmistrova / Shutterstock.com