O fenômeno chamado We Coffee e suas novas e tecnológicas lojas em São Paulo
Cafeteria que virou febre na capital paulista atende 100 mil clientes por mês e abre nova loja ultra moderna, no Morumbi, e outra, no ABC, onde o cliente terá a impressão de que está de cabeça para baixo
Quando a loja completamente clean, com seu icônico elefantinho dourado, abriu na Liberdade, as filas na fachada se tornaram uma visão comum. Como uma verdadeira febre, todos queriam adentrar a cafeteria para degustar (e fotografar) os entremets em formatos de bichinhos e frutas, que eram dispostos de maneira cativante em uma vitrine que parecia saída de um filme.
Imediatamente as vendas na We Coffee foram um grande sucesso. Além dos doces, as bebidas, como o Salty Cream – um smoothie de frutas que, em vez de água, é batido com um suave chá de jasmim e finalizado com um creme sem açúcar por cima –, têm sido um destaque; além dos folhados produzidos com matéria-prima importada, como o Croissant Pastrami (R$ 20).
As quatro primeiras unidades rapidamente se tornaram uma parada quase obrigatória para turistas e moradores da cidade atrás das novidades e endereços hypados. Após a loja da Liberdade, a We Coffee expandiu para a alameda Lorena, seguida pela Avenida Paulista, onde possui a única máquina Mod Bar da famosa marca Marzocco, e o Parque Ibirapuera, que é a maior delas até o momento, com mais de 500m². O sucesso só cresce.
Foi então, no final de outubro, que a marca expandiu seu território para outras áreas de São Paulo, abrindo uma loja no Shopping Anália Franco, onde enfrentou filas enormes logo no primeiro dia de funcionamento. “Teremos um público fiel na zona Leste”, avalia Neire Oliveira, head de expansão da marca.
Ousadia e ambiente high tech
Com um investimento de R$ 4,5 milhões, na última semana a marca inaugurou sua loja mais tecnológica no Morumbi Shopping. Localizada no térreo, a We Coffee não passa despercebida: logo na entrada, um imenso telão de 450 m² impressiona, deixando claro o impacto da marca. Ao dar uma segunda olhada, percebe-se outro telão em perspectiva no teto. Ou seja, é impossível não sentir vontade de capturar pelo menos uma imagem. Para aqueles que não têm um instinto curioso, basta se dirigir a um dos três totens de autoatendimento que ficam ao lado e fazer seu pedido ali, escolher suas guloseimas e, em seguida, mergulhar na loja super high tech. E aqui vem o primeiro choque: essa loja não possui a maravilhosa vitrine que normalmente atrai a atenção.
“Foi uma escolha que debatemos muito”, confessa Júnior Vieira, diretor de marketing da cafeteria. O design minimalista da cafeteria é aprimorado a cada novo local, criando uma experiência imersiva que estimula os sentidos ao máximo.
No Morumbi, o conceito seguido é o “Pulse AI”, centrado na tecnologia e com um capricho particular na iluminação da loja. Painéis de LED se espalham, tornando o ambiente ainda mais “instagramável”, para que os clientes possam se divertir tirando fotos enquanto aguardam seus pedidos. Ah, sim, os pedidos. Após fazer o pedido no totem, o nome do cliente aparece em duas telas no fundo da loja, indicando em qual dos armários a bandeja estará disponível. Em vez de atendentes, a marca instalou 18 portinhas que se acendem no momento em que o pedido é colocado ali. Ou seja, nada de atendentes, apenas uma imersão completa na tecnologia.
Além disso, a loja do Morumbi Shopping oferece duas salas com uma iluminação divertida que podem ser reservadas para eventos com capacidade para até 15 pessoas. “Estamos focando em pequenas reuniões onde as pessoas buscam um local diferenciado”, comenta Júnior.
Chegada no ABC com tecnologia, mas com mais experiência.
Sem descanso, a marca do elefantinho dourado abrirá no próximo domingo (5/11) em São Caetano do Sul, desta vez dentro do ParkShopping São Caetano. E sim, o conceito dessa loja é mais uma vez algo fora do comum.
“Essa loja seguirá o tema ‘De Pernas Pro Ar’, onde o cliente terá a impressão de que está de cabeça para baixo dentro da loja”, explica Junior Vieira, diretor de marketing da We Coffee. Segundo ele, a mistura de universos e dimensões se tornou a ferramenta para dar forma à nova loja, onde os pedidos dos clientes chegam até eles por meio de um trilho ou “aparecem” em uma nuvem no meio da loja.
“A loja de São Caetano, apesar de ser menor em tamanho que as demais, tem como objetivo proporcionar uma experiência única, desafiando a gravidade em um universo invertido, e, claro, aliada à nossa experiência sensorial com os doces, nossas bebidas únicas e nossos produtos salgados que já conquistaram nosso público fiel”, complementa Junior. A marca abrirá também uma loja em novembro no Shopping Eldorado.
ParkShoppingSãoCaetano – Alameda Terracota, 545 – Cerâmica, São Caetano do Sul – Horário: segunda a sábado, das 10 às 22h. Domingo das 14h às 20h.
Shopping Morumbi: Av. Roque Petroni Júnior, 1089 – Jardim das Acacias / Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 22h.
Outras unidades: Rua dos Estudantes, 24 – Liberdade, São Paulo – SP. Horário: Todos os dias das 9h às 18h30 (inclusive domingos e feriados) | R. Diogo Jácome, 598 – Vl. Nova Conceição, São Paulo – SP. Horário: Todos os dias das 9h às 20h (inclusive domingos e feriados) | Alameda Lorena, 1682 – Jardim Paulista, São Paulo – SP. Horário: Todos os dias das 9h às 20h (inclusive domingos e feriados) | Av. Paulista, 1111 – Bela Vista – Horário: todos os dias, das 7h às 22h.