Bar em Barcelona é eleito o melhor do mundo; confira ranking
De pegada moderna e criativa, o bar espanhol Sips lidera a edição atual do The World's 50 Best Bars; melhor bar da América do Sul é o Alquímico, em Cartagena
O Sips, em Barcelona, é o melhor bar do mundo. O reconhecimento é da edição de 2023 do The World’s 50 Best Bars, ranking anual que elege os 50 melhores bares do mundo e que ocorreu nesta terça-feira (17) em Singapura.
O bar espanhol é descrito pela organização como uma das joias da coroa da cidade e um dos principais destinos para drinques da Europa, em que se sobressai pela “engenhosidade técnica” e pelos clássicos relidos, incluindo a caipirinha. De pegada moderna, o bar é comandado pela dupla Simone Caporale e Marc Alvarez.
https://www.instagram.com/p/CvdAXOlqXlX/?img_index=1
Em segundo lugar da lista vem o Double Chicken Please, que neste ano já havia sido eleito o melhor bar da América do Norte. O bar, conhecido por transformar pratos em drinques, fica em Nova York e tem os bartenders GN Chan e Faye Chen por trás da empreitada.
Completando o pódio aparece o Handshake Speakeasy, na Cidade do México. Segundo a premiação, o bar secreto na região de Colonia Juarez é difícil de ser encontrado, mas aqueles que se sentam no balcão “são recompensados com uma experiência estelar”.
Entre os 50 melhores do mundo, cinco são da América do Sul: o Alquímico, em Cartagena, na Colômbia, aparece em 9º lugar e é o Melhor da América do Sul. Constam ainda na lista o Carnaval, em Lima, no Peru (43º); Florería Atlántico, em Buenos Aires, na Argentina (30º), assim como o CoChinChina (26º) e o Tres Monos (11º), ambos também de Buenos Aires.
O Brasil aparece somente na lista estendida da premiação: o Tan Tan, de Thiago Bañares, em São Paulo, figura na 56ª posição, enquanto o SubAstor, também da capital paulista, aparece em 58º lugar.
Confira os 10 primeiros colocados na edição de 2023 do The World’s 50 Best Bars:
- Sips (Barcelona, Espanha)
- Double Chicken Please (Nova York, Estados Unidos)
- Handshake Speakeasy (Cidade do México, México)
- Paradiso (Barcelona, Espanha)
- Connaught Bar (Londres, Inglaterra)
- Little Red Door (Paris, França)
- Licorería Limantour (Cidade do México, México)
- Tayēr+ Elementary (Londres, Inglaterra)
- Alquímico (Cartagena, Colômbia) *melhor bar da América do Sul
- Himkok (Oslo, Noruega)
Prêmios especiais
O evento também foi marcado por premiações especiais, como o Lady Bee, de Lima, no Peru, que recebeu o prêmio “One to Watch“, bar que tem se destacado e pode entrar na lista principal nos anos seguintes.
O The Clumsies, em Atenas, na Grécia, foi agraciado com o prêmio de “lenda da lista“. O melhor design de bar foi dado para o Night Hawk, bar em Singapura, e o bar com melhor hospitalidade foi o Tres Monos, em Buenos Aires, na Argentina.
Já a melhor carta de bar foi a do The American Bar at Gleneagles, do hotel Gleneagles, na Escócia. O hotel, inclusive, recebeu recentemente o prêmio de melhor serviço e hospitalidade no The World’s 50 Best Hotels 2023.
Votado por seus colegas de profissão, o bartender GN Chan, à frente do Double Chicken Please, foi condecorado como o “bartender dos bartenders“. Já o prêmio de ícone da coquetelaria foi dado a Tato Giovannoni, do Florería Atlántico.
O bar Röda Huset, em Estocolmo, na Suécia, recebeu o prêmio de sustentabilidade da edição e o Line, em Atenas, na Grécia, foi o ganhador do prêmio de melhor novo estabelecimento.
Votação
A 15ª edição dos 50 melhores bares do mundo ocorreu em cerimônia presencial no Pasir Panjang Power Station, nas docas de Singapura.
A lista com os 50 melhores bares do mundo é divulgada desde 2009 e é compilada por votos de 680 especialistas, incluindo bartenders, consultores, jornalistas e especialistas em coquetéis de todo o mundo.
Cada membro tem direito a sete votos com base em suas experiências dos últimos 18 meses. Os eleitores permanecem anônimos e o processo é confidencial – os votantes não podem eleger seus próprios bares e não devem ter interesse financeiro por trás da lista.