Onde os chefs comem? Com Fabiana Agostini, do Kaspia Brasil e Mia Crudo e Pasta, em SP
Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos
A chef Fabiana Agostini, descendente de família italiana, teve seu primeiro envolvimento com a gastronomia durante os almoços de domingo em família. Iniciando sua trajetória profissional aos 16 anos, ela ingressou no extinto restaurante Le Tan Tan, onde atuou sob a mentoria de Fred Frank, um experiente chef especializado em culinária francesa.
Após concluir seu estágio, Fabiana trabalhou em renomadas cozinhas do Brasil, França e Espanha. Após seu regresso ao Brasil, a chef atuou em diferentes restaurantes como Pellegrino, Santo Grão, Café Med, Charlo, Café Antique, Le Vin, Le Tan Tan e Makoto. Em 2021 foi convidada a assumir a posição de chef executiva na primeira filial do grupo Caviar Kaspia na América Latina com a missão de tropicalizar o menu da casa no Brasil e incluir outras iguarias além do caviar e também assumiu a cozinha do Mia Crudo e Pasta, o primeiro restaurante italiano do grupo Makoto que abriu recentemente.
Confira a seguir onde a chef gosta de comer em São Paulo:
- Restaurante Han Kang
“Gosto muito da culinária coreana. Meus filhos e eu costumamos ir com frequência ao bairro Bom Retiro, onde encontramos um restaurante chamado Han Kang, conhecido por sua tradição e sabores picantes. Um prato que amo é o de lulas picantes com gotjang e nira. Além disso, o ambiente é único, com os próprios donos atendendo em coreano e preparando os pratos pessoalmente. Eles produzem seu próprio molho gotjang!”
Restaurante Han Kang: Rua Prates, 379 – Bom Retiro, São Paulo – SP / Funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 22h.
- Nit Bar de Tapas
“O Nit, criado pelo meu amigo e chef Oscar Bosch, é uma verdadeira delícia! Adoro ir com minhas amigas para desfrutar dos tapas que me fazem lembrar da minha estadia na Espanha. Os pratos são deliciosos, e os drinques não ficam atrás. Recomendo as batatas bravas, o bun de pancetta e, para acompanhar, o Mr. Nice Guy, um drinque refrescante e cítrico feito com rum, maracujá e yuzu.”
Nit bar de tapas: R. Oscar Freire, 153 – Jardim Paulista, São Paulo – SP / Funcionamento: terça a sexta, das 17h à 00h; sábado, das 12h à 00h; e domingo, das 12h às 22h.
- Makoto
“Sou fã do Makoto desde a sua abertura. Os pratos quentes são incríveis, como a couve de Bruxelas com molho de kimchee, a deliciosa Makoto Salad com molho de miso e as crocantes tempura flakes. O couve-flor com molho feta é simplesmente imbatível! E para a sobremesa, não deixe de experimentar o delicioso bolo Tres Leches, um bolo macio mergulhado em uma calda de rapadura, abacaxi e merengue. É uma verdadeira paixão!”
Makoto: Av. Magalhães de Castro, 12000 – Morumbi (Shopping Cidade Jardins) e Rua Haddock Lobo, 1626, 4o andar, Cerqueira César, São Paulo – SP / Funcionamento: segunda-feira, das 12h às 15h30 e 18h30 às 22h30; terça a quinta, das 12h às 15h30 e das 18h30 às 23h; sexta-feira, das 12h às 16h30 e 18h30 às 23h30; sábado, das 12h às 23h30; e domingo, das 12h às 22h30.
- Picchi
“Sob o comando do chef Pier Paolo, o restaurante Picchi resgata minhas memórias afetivas, mas sempre traz um toque inovador. Os pratos são deliciosos, e a sensação de frescor é incrível. Pier Paolo sabe como agradar, por isso sempre peço o menu degustação para me surpreender. Tudo o que já provei lá estava incrível! É um ótimo lugar para um jantar romântico, um almoço de negócios ou para ir com a família. Eu simplesmente adoro!”
Picchi: R. Oscar Freire, 533 – Jardins, São Paulo – SP / Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 15h e 19h às 23h, e domingo, das 12h às 16h. Não abre às segundas-feiras.