Palawan: o paraíso das Filipinas com belas paisagens e uma cerveja especial

Ilha é sede da primeira cervejaria artesanal feita só por mulheres no país. Planeta CNN deste domingo (26), traz os detalhes, e vai ao ar às 19h15

Da CNN

Um kit caseiro de produção de cerveja. Esse era o item mais valioso que a filipina Ayah Javier carregava na volta para casa, depois de viver por anos em San Diego, nos Estados Unidos. Foi observando a febre de cervejarias artesanais na Califórnia que ela decidiu se aventurar nesse novo mercado, ainda hoje, majoritariamente masculino. 

É assim que começa a história da Cervejaria Palaweño, a primeira comandada só por mulheres nas Filipinas. O nome da marca vem da ilha de Palawan, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, e em cuja capital fica a fábrica da Palaweño. 

Todo o processo de fabricação é artesanal: desde a produção da bebida em si até a colocação dos rótulos e vedação das garrafas. O lúpulo é utilizado junto com especiarias locais, e a pureza da água, segundo Ayah Javier, é o que dá um caráter único às cervejas dali. 

“Tentamos incorporar elementos de Palawan como o mel daqui – temos três tipos de mel em Palawan. Quanto às frutas, temos duas cervejas sazonais: uma cream ale de coco, pois temos bastante coco aqui, e uma IPA de manga no verão”, conta a mestre cervejeira. 

“Das pessoas que vêm passar férias aqui, a maior parte vem do outro lado do mundo porque sabem que fomos eleitos a maior ilha do mundo. Então, quando fazemos nossas cervejas, queremos que elas reflitam a essência da Ilha de Palawan”, diz Ayah. 

Tópicos