Por que a Austrália deve ser seu próximo destino
Clima tropical, praias, florestas, povo amigável e paisagens estonteantes. Não será à toa que você se sentirá em casa na Austrália
Quando pensamos em Austrália a figura do canguru facilmente vem à cabeça ou da icônica Opera House de Sydney. Não que nenhuma acima não faça jus ao país, mas Austrália é muito mais que isso. A Austrália é fascinante e única, oferece diferentes paisagens, de deserto, praias, florestas tropicais a montanhas. Além de uma ótima gastronomia e um povo muito amigável.
Viajar pela Austrália é ver uma diversidade de fauna impressionante, inclusive o título de país com o maior número de animais peçonhentos até os fofos coalas e cangurus. Seu povo muito se assemelha aos brasileiros, são alegres e amigáveis.
Para saber sobre a Austrália: o país tem boa educação gratuita, sistema de saúde que funciona, alta renda per capita, pouca poluição e cidades com transporte público eficiente e limpo. Da lista das 10 melhores cidades para se morar no mundo, segundo um estudo de 2014 do The Economist (aqui) , quatro das suas cidades estão lá. Mas também passa por dificuldades, tem grandes diferenças sociais, principalmente quando se trata dos aborígenes. São 23 milhões de habitantes (o Brasil tem 200 milhões para 8,516 milhões de km2) em 7,692 milhões de km2. Ou seja, quase o mesmo território para quase 10% da população.
O povo é simpático, a gastronomia deliciosa, onde você facilmente se sente em casa, com vontade de morar lá. Talvez esta similaridade com o Brasil e suas praias lindas com o clima descontraído, justifique a ida de tantos brasileiros que optam morar lá. Agora, onde ir em uma primeira visita? O eixo com as cidades mais visitadas são must go para quem não conhece a Austrália. E para quem volta pela segunda vez, como eu, por que não visitá-las novamente?
A Austrália é gigantesca e tem diversas cidades e regiões interessantes, dividimos aqui as opções de onde ir na Austrália, para definir melhor um roteiro de férias, para uma boa visita ao país:
Leste Australiano
Sydney
A capital da Austrália é Camberra, mas Sydney é sua cidade mais conhecida. Principalmente por abrigar dois cartões postais: a Opera House e a Harbour Bridge.
A cosmopolita e charmosa cidade é um convite para passear em suas ruas, aproveitar seus parques e alta gastronomia. Esta cidade não pode ficar de fora do roteiro de nenhum travelholic, afinal, além de abrigar ícones turísticos, tem uma infinidade de atrações e locais a serem explorados.
Melbourne
A capital cultural da Austrália, Melbourne é diferente. A cidade respira arte, em exposições, como Warhol-Ali Weiwei em cartaz na National Gallery, nas street arts, em constante transformação onde diariamente um artista faz o seu trabalho, e principalmente, na sua arquitetura, com uma capacidade de harmonizar modernas e antigas construções em um verdadeiro cartão postal.
E gastronomia: deliciosos gregos, food trucks, cafés artesanais, casas de chocolates centenárias e outras opções incríveis para degustar na cidade.
Great Ocean Road
Por uma das estradas cênicas mais lindas do mundo, a Great Ocean Road, é possível alcançar um dos pontos alto da Austrália: os Twelves Apostles. A própria estrada é um passeio à parte, no caminho, praias, desfiladeiros, encostas, parques nacionais, onde é possível ver os coalas em seu habitat natural e florestas tropicais.
Grande Barreiras de Corais
Patrimônio Mundial da UNESCO, a Grande Barrereira de Corais da Austrália é a maior do mundo. São mais de 2mil km de extensão, ao longo de todo o estado de Queensland, e formam um completo – e frágil – ecossistema composto por corais nas mais diferentes cores, tartarugas, uma infinidade de espécies e cores de peixes, raias, entre outras criaturas marinhas.
É possível explorar a Grande Barreira mergulhando de snorkel ou cilindro, em um vôo panorâmico ou viagem de barco – inclusive alguns com piso de vidro, para aproveitar melhor as belezas do fundo do mar.
The Whitsundays
De Arilie Beach, barcos, yachts e catamarãs partem em busca de cenários paradisíacos, entre elas a praia Whiteheaven, umas das mais lindas da Austrália. Em Queensland não é só a barreira de corais que vale a pena visitar, tem também Brisbane, Gold Coast e Byron Bay que devem entrar no itinerário.
Brisbane
Do charme do Brisbane River até as casas mais antigas da Queesland, Briscane tem seu brilho próprio. Brisbane é uma mini Sydney e é carinhosamente apelidada pelos australianos de Brisvegas.
O clima é mais quente e a cidade tem um ar de interior com praia, apesar de South Bank ser um lago com praia artificial. A feirinha do West End vale a pena conhecer e se sobrar tempo suba a Story Bridge para ter um visual da cidade de outro ângulo.
A Gold Coast é famosa pelos parques de diversões, mas também possui lindas caminhadas pelo Springbrook ou a Natural Bridge com visuais incríveis. As praias também são muito bonitas, onde estão abrindo muitos restaurantes novos com opções de comidas mais saudáveis.
Byron Bay
Praia muito famosa da Austrália, tem alta hippie, surfista e dos desencanados. Mesmo quando lota na alta temporada, consegue manter a alma de seu antigo centrinho.
Byron Bay é a cidade mais hippie da Austrália, onde as pessoas geralmente vão quando querem fazer retiros em resorts de yoga ou relaxar nas praias maravilhosas da região. É um lugar pra relaxar e aproveitar a natureza, ótimo para fazer snorkeling ou somente explorar as praias de caiaque. É um dos destinos preferidos dos australianos nas férias.
Oeste australiano (western Australia)
Perth
Cidade portuária a 22km de Perth, Fremantle é descolada, com uma arquitetura única e clássica, artsy e cheia de estudantes, devido a sua universidade. E como toda cidade estudante, tem bons bates, mercados e alma jovem (apesar de sua arquitetura victoriana), cervejarias artesanais, bares com um horário mais estendido (quando for a Sydney entenderá o que estamos falando).
Fremantle tem as feirinhas, prisão antiga, museu marítimo e a “Esplanade” que é a rua principal com restaurante e cervejarias locais.
Rotnnest Island
Ótima para um day trip, acessível só de barco a partir de Fremantle, Rotnnest Island é uma charmosa ilha, ladeada por um mar transparente. Casa dos quokkas, bichinhos locais, que são uma espécie de marsupiais, da mesma família do canguru e são considerados os animais mais simpáticos do planeta.
A ilha é cheia de praias lindas e intocadas e pode ser explorada por bicicleta, tendo que tomar cuidar apenas para atropelar os bichinhos. Além das lindas praias, o passeio é todo acompanhado pelos marsupiais, mamíferos da mesma família que os cangurus, que mais parece um roedor.
Swan Valley
Andar de bicicleta pelo Swan River é uma delícia, região muito popular entre os australianos para se exercitar de manhã. Swan Valley tem lugares maravilhosos para degustação de vinho, fabricas de chocolate e queijo.
Margaret River
Nem só de surfe vive uma das mais famosas praias da Costa Oeste da Austrália, Margaret River é considerada uma das melhores regiões de vinho e gastronomia da Austrália. É lá que produzem excepcionais brancos da uva Chardonay. O melhor jeito de explorar essa região é de carro, várias agências oferecem excursões para poder beber sem se preocupar em dirigir. Fica a 3 horas para o sul de Perth. Nessa região a variedade gastronômica é enorme, desde lagostas frescas direta do oceano, carnes orgânica a trufas. Sem falar dos queijos artesionais e chocolates feito a mão.
Outback
Uluru (também conhecido como Ayers Rock ou The Rock – “a rocha”)
Uluru é considerado um lugar místico na cultura dos aborígenes por causa da enorme pedra de 700 milhões de anos. Ayers Rock que fica no deserto bem no centro da Austrália. O melhor horário para visitar a pedra é durante o pôr do sol onde as cores da pedra mudam de acordo com a posição do sol.
Uluru oferece uma ótima oportunidade para se conhecer um pouco mais da cultura aborígene por meio das aldeias nessa região ou no centro cultural onde se pode conhecer de perto alguns dos artistas locais. Algumas empresas oferecem jantar ao ar livre com vista para a pedra, apesar de caro é uma experiência inesquecível. Não deixe de colocar um repelente na bagagem porque a grande quantidade de mosquitos é um problema nessa região, ou então faça como os australianos e use um chapéu com rolhas penduradas para espantar as moscas do rosto.
Tasmânia
Tasmânia considerada a melhor gastronomia da Australia, principalmente pelo queijo, vinho e frutos do mar, por isso é chamada de “o prato da Australia”. A natureza é virgem atraindo muitas pessoas interessadas em fazer trilha no Overland Track ou Cradle Mountain.
A capital, Hobart, é uma cidade aconchegante cheia de pubs e restaurantes onde os moradores locais são famosos pela hospitalidade com seus visitantes. O melhor jeito de explorar a Tasmania é de carro, para quem já for de carro é possível fazer a travessia de navio pelo Spirt of Tasmania que demora entre 9 e 11 horas. O clima é frio mesmo no verão, mais um motivo para tomar um vinho na frente da lareira.
É daqui o Demônio ou Diabo-da-Tasmânia, animal que deu origem ao personagem de desenho animado da Looney Tunes, Taz. Os ingleses deram este nome ao marsupial que faz um barulho assustador. A similaridade que tem com o seu homônimo de desenho? Come tudo que vê pela frente e tem um péssimo temperamento, mas não verá ele girando por aí…
Quando ir para Austrália?
Apesar de clima ameno o ano todo, a alta temporada é no verão, de dezembro a fevereiro. Dependendo da época que for, vale cruzar o objetivo da viagem x o clima. Por exemplo, no verão na Gold Coast e Queensland tem maiores chances de furacões e algumas praias não pode entrar no mar por conta das ágias vivas (na Grande Barreira de Corais dá). O inverno não é muito rigoroso, é absolutamente suportável, com mínima de 8ºC.
Fotos: Daniela Filomeno Seripieri, Shutterstock e Tupungato (Perth)