Pela 2ª vez consecutiva, A Casa do Porco é melhor restaurante da América Latina em ranking francês

Ao todo, 10 casas brasileiras figuram entre os mil melhores restaurantes do mundo de acordo com relação divulgada pelo La Liste 2023

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Foi divulgada nesta segunda-feira (28) a lista com os mil melhores restaurantes do mundo do La Liste 2023. Repetindo o feito do ano passado, dez casas brasileiras do eixo Rio-SP constam na relação, com destaque novamente para o paulistano A Casa do Porco, dos chefs Jefferson e Janaína Rueda.

Segundo o ranking, a casa no centro de São Paulo foi coroada mais uma vez como o Melhor Restaurante da América Latina e do Brasil. E a pontuação subiu: a casa cravou 96 pontos ante os 93 do ano passado.

Na edição de 2019 do La Liste, o estabelecimento já havia sido premiado como o mais criativo do mundo.

Lançado em 2015 na França, a relação não elenca os restaurantes em formato de pódio, mas atribui notas aos estabelecimentos de zero a 100 com base na compilação de centenas de guias e milhões de avaliações on-line.

Ao todo, o banco de dados do La Liste deste ano considerou 1010 guias de 200 países na avaliação final.

Vale ressaltar que A Casa do Porco tem firmado seu lugar de destaque no cenário internacional em outras premiações mundiais: o restaurante aparece atualmente na 7ª posição entre as melhores casas do mundo do 50 Best Restaurants e ainda no 4º lugar entre os 50 melhores da América Latina. 

Destaques brasileiros

Ambiente do D.O.M, um dos brasileiros mais bem colocado no La Liste 2023 / Ricardo Dangelo

O Maní, restaurante de cozinha brasileira autoral e contemporânea da chef Helena Rizzo, aparece logo em seguida d’A Casa do Porco com 95.50 pontos ante os 93 pontos do ano passado.

Assim como na relação anterior, o D.O.M é o terceiro mais bem colocado do Brasil e se destaca no ranking com 94.50 pontos.

Destaca-se ainda na capital paulista italiano Fasano. O carioca Oro aparece na quarta posição entre os mais bem colocados do Brasil com 90.50 pontos, logo acima do Oteque, casa de Alberto Landgraf que recebeu 82 pontos.

Aparecem na lista ainda o Ryo Gastronomia, com duas estrelas Michelin, assim como o Carlota, o Jun Sakamoto e o Président, este último um dos quatro restaurantes de Érick Jacquin em São Paulo.

Confira as casas brasileiras mais bem avaliadas no La Liste 2023 e suas respectivas pontuações:

  • A Casa do Porco (SP) – 96.00
  • Maní (SP) – 95.50
  • D.O.M (SP) – 94.50
  • Fasano (SP) – 93.50
  • Oro (RJ) – 90.50
  • Oteque (RJ) – 82.00
  • Ryo Gastronomia (SP) – 77.50
  • Carlota (SP) – 77.00
  • Jun Sakamoto (SP) – 77.00
  • Président (SP) – 76.00

Além das pontuações, a chef Manu Buffara, que comanda o Manu, em Curitba, ganhou o Prêmio de Ética e Sustentabilidade, que condecora um chef ou dono de restaurante que demonstra dedicação exemplar nas práticas éticas, na sustentabilidade e na responsabilidade social no local de trabalho, na indústria e na comunidade.

“Ainda mais louvável do que sua culinária é seu compromisso em reconectar o povo de Curitiba com a comida e melhorar o sistema alimentar de sua casa”, menciona o La Liste.

Neste ano, a chef brasileira já havia sido eleita a Melhor Chef Mulher da América Latina pelo Latin America’s 50 Best Restaurants. A profissional subiu aos palcos da celebração no México no último dia 15 para pegar o prêmio.

Melhores do mundo

Com 99.50 pontos, o ranking é encabeçado por três restaurantes: Frantzén, em Estocolmo, na Suécia; o Guy Savoy, em Paris e o Le Bernardin, em Nova York.

A casa sueca tem nada mais nada menos do que três estrelas Michelin e figura na 25ª posição entre os 50 melhores restaurantes do mundo da lista dos 50 Best Restaurants.

O parisiense Guy Savoy também carrega três estrelas Michelin e fica no Hôtel de la Monnaie, que ainda abriga parte da instituição monetária da França.

Já o nova-iorquino Le Bernardin, que também carrega a alcunha de Melhor Restaurante dos Estados Unidos no La liste 2023, apresenta uma cozinha francesa focada em frutos do mar.

Assim como os restaurantes com quais divide o pódio do ranking francês, possui três estrelas Michelin e aparece atualmente no 44º lugar entre os 50 melhores restaurantes do mundo do 50 Best Restaurants.


Tópicos