EPCOT faz 40 anos: a história do parque mais futurista e democrático da Disney
Inaugurado no dia 1º de outubro de 1982, o EPCOT foi projetado para ser uma cidade experimental, mas acabou tornando-se um dos parques temáticos mais visitados do mundo
Em outubro de 1966, Walt Disney divulgou um filme onde revelava seus planos para o “Florida Project”, um projeto até então secreto que contava com a expansão do mundo mágico Disney, só que dessa vez em Orlando, na Flórida.
Na época, o primeiro complexo na Califórnia já era um sucesso absoluto. Nos planos, além de um outro Magic Kingdom, maior e mais moderno, Walt também anunciou um projeto ousado: o EPCOT, iniciais de Experimental Prototype Community of Tomorrow, que não seria um parque temático, e sim uma cidade do futuro.
A ideia de Walt era criar uma comunidade moderna e autossustentável no coração da Flórida, onde os moradores pudessem viver em casas inteligentes, usufruir de transporte de qualidade e ainda ter acesso à um moderno sistema de eletricidade e saneamento.
Mas, com sua morte, em dezembro daquele mesmo ano, os planos mudaram e seu irmão Roy deu início ao projeto que transformaria o EPCOT em um parque temático, porém mantendo uma ideia futurista.
Dezesseis anos depois, no dia 1º de outubro de 1982, o parque abria para o público com a área do Future World, com os pavilhões Spaceship Earth, Universe of Energy, World of Motion, Journey Into Imagination e The Land.
O público conheceu também o World Showcase, com nove pavilhões representando Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Reino Unido e Estados Unidos. A ideia era homenagear as nações do mundo e motivar a proximidade entre esses países.
Hoje, muita coisa mudou. O World Showcase já conta com mais três países e o Future World já nem existe mais – foi dividido em outras áreas com novas atrações.
40 anos de EPCOT
[cnn_galeria active=”101478″ id_galeria=”101476″ title_galeria=”Construção do Parque EPCOT na Flórida”/]
Durante quatro décadas, o EPCOT tem sido um lugar onde sua imaginação pode voar para um mundo mágico de possibilidades.
Visitantes do mundo todo têm a chance de explorar novas culturas, viver aventuras ao lado dos seus personagens favoritos e colecionar memórias em família.
Para celebrar esses 40 anos de história, o parque disponibilizará itens comemorativos e pratos especiais em restaurantes para o aniversário desse, projeto que começou com Walt Disney e hoje se torna cada vez mais um símbolo das invenções do futuro e noções do presente.
Os itens de edição limitada incluem moletons, orelhinhas da Minnie edição limitada, pins colecionáveis, garrafinhas, mochilas e muito mais. Os restaurantes também servirão doces, drinques e outras delícias para comemorar.
Transformações no parque
O EPCOT está passando pela maior transformação da sua história, com construções por todos os lados, novos shows, novos conceitos.
No último ano, foi inaugurada a área do Ratatouille, no pavilhão da França, e a montanha-russa Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, que estreou em maio de 2022 e já é sucesso absoluto.
O parque agora está passando por uma grande mudança, e será separado em quatro “bairros”: World Showcase, que já existe; World Nature, que irá incorporar as áreas The Land e The Seas já existentes e a nova atração inspirado no filme “Moana”, que já está em construção; World Discovery, onde está a nova montanha-russa e a atração Mission: Space; e World Celebration, que conta com toda a entrada do parque e seu símbolo, a Spaceship Earth.
Além disso, em 2019 foi anunciado também o Play! Pavilion, uma área que será dedicada a jogos interativos inspirados em diferentes filmes e personagens da Disney. Ainda não foram divulgados mais detalhes da nova área, mas as obras já estão para começar.
Festivais no EPCOT
O diferencial do EPCOT são os festivais que acontecem durante o ano. Divididos entre as estações do ano, há o International Flower and Garden Festival, Food and Wine Festival, Festival of the Arts e International Festival of the Holidays. Além de muitas comidas diferentes, os festivais também oferecem shows ao vivo em dias selecionados.
Logo no início do ano, o Festival of the Arts recebe artistas que expõem suas obras de todas as maneiras: seja em quadros, na parede e até no chão.
Os visitantes também podem participar de aulas de pintura e desenho, além de muitas oportunidades de fotos espalhadas pelo parque. A música também faz parte da festa, mais especificamente os musicais: o palco do EPCOT recebe artistas da Broadway, que cantam sucessos da Disney em apresentações exclusivas.
Para receber a primavera, o International Flower and Garden Festival, que acontece entre os meses de março e maio.
O parque é totalmente transformado, recebendo esculturas de arbustos no formato de personagens da Disney, canteiro de flores, workshops para aprender sobre jardinagem, borboletários e barraquinhas com comidas feitas com ingredientes sazonais, sempre com formatos e decorações que remetam o tema do festival.
Em julho, começa o Food and Wine Festival, que como próprio nome já diz, é tudo sobre comidas e bebidas, e dura até novembro.
O parque recebe barraquinhas por todo World Showcase, onde os visitantes podem disfrutar de delícias do mundo inteiro, com pequenas porções para dividir e provar um pouco de cada.
Até o Brasil entra na festa, com um stand onde o pão de queijo e a caipirinha marcam presença todo ano. O Food and Wine também oferece um caça ao tesouro para a criançada, em que é preciso procurar o ratinho Remy, do filme “Ratatouille”, que fica escondido em vários cantinhos do parque.
O International Festival of the Holidays fecha o ano com as comemorações de Natal e Ano Novo. O evento é uma homenagem às festas de fim de ano de várias nações pelo mundo, em que é possível visitar os países do World Showcase e aprender sobre a cultura dessa época em cada um deles, ouvindo histórias e participando de rituais.
As comidas oferecidas também são sazonais, com barraquinhas onde provamos pratos tradicionais de Natal de diversos lugares.
Bebendo e comendo pelo mundo
O EPCOT é conhecido por ser um parque onde o foco não são só as atrações, mas sim as experiências gastronômicas e culturais.
Uma das atividades que os visitantes costumam fazer por lá é o “Eating Around the World” ou o “Drinking Around the World”, que consiste em uma volta ao mundo pelo World Showcase experimentando comes e bebes diferentes.
É possível optar por pratos salgados ou doces, nos restaurantes fast food ou em algumas barraquinhas com receitas típicas que ficam disponíveis durante os festivais.
A brincadeira é bem divertida para fazer com os amigos, e o legal é dividir os pratos para conseguir experimentar mais coisas.
Durante o Food and Wine Festival, os visitantes recebem um livrinho onde podem ver menus das barraquinhas e marcar quais já experimentaram.
Principais Atrações
O EPCOT abriu em 1982 e desde o começo foi um projeto dedicado à inovação e tecnologias, algo que sempre esteve nos planos de Walt Disney.
Primeiramente com apenas dois pavilhões, Future World e World Showcase, as atrações já focavam no futuro. A geosfera que é o símbolo do parque é chamada de Spaceship Earth, e dentro dela funciona uma atração que nos leva em uma aventura onde descobrimos a história da comunicação através do tempo.
No pavilhão The Land, os visitantes embarcam em uma aventura pelo planeta Terra, aprendendo sobre o potencial dos métodos de agricultura e cultivo de alimentos.
Mas não é só isso: lá também podemos fazer uma viagem pelo mundo no Soarin’ Around the World, uma atração que te leva para sobrevoar lugares como a França, África, Alemanha, China e até o Brasil.
Outro ponto alto do EPCOT e um dos mais recentes é a atração Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, a mais longa montanha russa indoor do mundo. Perto dali, quem quiser pode viajar para o espaço no Mission: Space ou testar carros de última geração no Tast Track.
Partindo para o World Showcase, os destaques vão para Frozen Ever After, inaugurada em 2016 mas que continua um grande sucesso no parque, e também a Remy’s Ratatouille Adventure, onde os visitantes têm a impressão de ser do tamanho de um rato e percorrem a cozinha do chef do longa da Disney.
Sobre Theresa Gallian
Theresa Gallian é formada em cinema e trabalha como social media no CNN Viagem & Gastronomia. Uma de suas maiores paixões é desbravar o mundo e conhecer gente de todas as partes do globo, mas confessa que tem uma queda a mais pela terra do Mickey, tanto que já fez intercâmbio para trabalhar nos parques da Disney. É tão antenada por tudo que acontece por lá que mantém o Instagram @mainstreetblog, perfil em que conta todas as novidades dos parques.
*Os textos publicados pelos Insiders não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.