As melhores companhias aéreas do mundo em 2022, segundo Skytrax

Pesquisa de site de avaliação de companhias aéreas e aeroportos com sede no Reino Unido conversou com mais de 14 milhões de clientes em mais de 100 países

Maureen O'Hareda CNN

Da Covid-19 ao caos, 2022 foi outro ano turbulento para a indústria da aviação. Em grande parte no hemisfério norte, a movimentada temporada de verão foi marcada por atrasos e cancelamentos, enquanto nos Estados Unidos um novo estudo nesta semana descobriu que a satisfação dos passageiros de aviões está diminuindo em todos os setores.

Ainda assim, à medida que avançamos nos meses de viagem mais calmos de setembro e outubro, houve motivo de comemoração em Londres nesta sexta-feira (24), quando os líderes do setor se reuniram no Langham Hotel para o Skytrax World Airline Awards 2022 – a primeira vez que o evento foi realizado presencialmente desde 2019.

A Skytrax, um site de classificação de companhias aéreas e aeroportos com sede no Reino Unido, realizou mais de 14 milhões de pesquisas com clientes em mais de 100 países entre setembro de 2021 e agosto de 2022 para descobrir a atual companhia aérea favorita do mundo.

O vencedor deste ano não era estranho ao pódio. A recém-coroada Qatar Airways ganhou o prêmio principal um total de sete vezes desde que os prêmios foram introduzidos em 1999.

A companhia de bandeira do Catar também conquistou mais oito prêmios, incluindo Melhor Classe Executiva, Melhor Assento de Classe Executiva e Melhor Classe Executiva Sala de jantar. Isso vai ser muito para trazer de volta na bagagem de mão.

Há apenas dois meses, a companhia aérea ficou em primeiro lugar no ranking da AirlineRatings.com das melhores companhias aéreas do mundo.

O executivo-chefe do grupo da Qatar Airways, Akbar Al Baker, agradeceu a seus “funcionários incríveis” por “sua dedicação e motivação contínuas” e disse que “ganhar esses prêmios no mesmo ano em que comemoramos nosso 25º aniversário é ainda mais gratificante”.

Pouco depois de receber o prêmio, ele disse à CNN Travel que o segredo do sucesso sustentado da companhia aérea era: “Serviço consistente, produto consistente, atenção consistente aos passageiros e dedicação absoluta de todos que trabalham na companhia aérea”.

A Singapore Airlines, a nova cia número 2 do mundo de acordo com a pesquisa da Skytrax, também ganhou nove prêmios, incluindo Melhor Pessoal de Cabine, Melhor Primeira Classe, Melhor Assento de Primeira Classe e Melhor Catering de Primeira Classe.

A surpresa da Ryanair

A Emirates, transportadora de bandeira dos Emirados Árabes Unidos, ficou em terceiro lugar e também foi premiada como Melhor Entretenimento a Bordo, Melhor Classe Econômica, Melhor Catering na Classe Econômica e Melhor Assento na Classe Econômica Premium.

A ANA do Japão (All Nippon Airways) ficou em 4º lugar e também foi nomeada a companhia aérea mais limpa do mundo: nada fácil quando dois anos de Covid-19 significaram que os clientes estão particularmente atentos aos padrões de higiene e limpeza. Além disso, ganhou mais quatro prêmios, incluindo Melhores Serviços Aeroportuários.

A companhia aérea australiana Qantas ficou em quinto lugar na pesquisa com mais de 350 companhias aéreas, realizada nos idiomas inglês, francês, espanhol, russo, japonês e chinês.

A Delta Air Lines foi a companhia aérea líder nos EUA, vencendo seis categorias de prêmios específicos para cada região, enquanto a Turkish Airlines foi a principal companhia aérea da Europa, levando para casa quatro prêmios, incluindo o altamente competitivo título de Melhor Companhia Aérea na Europa.

Em uma das maiores mudanças do dia, a companhia aérea irlandesa Ryanair – que nunca teve medo de provocar polêmica em seus 37 anos de história – triunfou nos prêmios pela primeira vez, conquistando a coroa de Melhor Companhia Aérea de Baixo Custo na Europa.

Esse sucesso com os clientes deve-se em grande parte ao fato de ter emergido neste verão como uma das companhias aéreas mais confiáveis ​​da região, cancelando relativamente poucos voos e até oferecendo voos de “resgate” em julho e agosto para ajudar pessoas retidas por cancelamentos de seus concorrentes.

Albertine Murasira, comissária de bordo da RwandAir, que ganhou o melhor serviço de equipe aérea na África, disse que o prêmio incentivaria a transportadora a elevar ainda mais os padrões.

Como é um prêmio para “melhores funcionários, esta é uma vitória muito grande para nós”, disse ela à CNN. “Isso vai nos encorajar a continuar cuidando de nossos passageiros”.

Edward Plaisted, CEO da Skytrax, disse que, embora os prêmios celebrassem o melhor da aviação, a indústria ainda estava enfrentando a tensão do Covid, a escassez de pessoal e os aumentos nos preços dos combustíveis causados ​​pelo conflito na Ucrânia.

“Em suma, não foram os momentos mais felizes em muitos aspectos”, disse ele à plateia da cerimônia.

As companhias aéreas não pagam nenhuma taxa de inscrição ou inscrição para se qualificar para os prêmios e todos os custos da pesquisa e do evento de premiação são pagos pela Skytrax. Para obter a lista completa de vencedores, visite o site da Skytrax.

As 20 maiores companhias aéreas do mundo em 2022, segundo a Skytrax:

1. Qatar Airways
2. Singapore Airlines
3. Emirates
4. ANA (All Nippon Airways)
5. Qantas Airways
6. Japan Airlines
7. Turkish Airlines
8. Air France
9. Korean Air
10. Swiss International Air Lines
11. British Airways
12. Etihad Airways
13. China Southern Airlines
14. Hainan Airlines
15. Lufthansa
16. Cathay Pacific
17. KLM
18. EVA Air
19. Virgin Atlantic
20. Vistara

Tópicos