YouTube lança Shorts, rival do TikTok
Recurso será testado na Índia e depois se expandirá para mais países
O YouTube, da Alphabet, anunciou nesta segunda-feira (14) o lançamento do Shorts, recurso para rivalizar com a plataforma de mídias sociais TikTok.
A ferramenta será habilitada na plataforma de compartilhamento de vídeo.
O YouTube testará primeiro o recurso na Índia nos próximos dias e pretende expandir para mais países nos próximos meses.
Leia também:
TikTok terá Oracle como empresa parceira nos Estados Unidos
Índia proíbe 59 apps, na maioria chineses, incluindo o popular TikTok
O novo produto, que também competirá com o Reels, do Instagram, permite que usuários gravem vídeos na vertical, perfeitos para ser assistidos em dispositivos móveis, e então, acrescentem efeitos especiais e trilha sonora.
O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Oracle e a ByteDance anunciaram um acordo para manter a operação do TikTok nos Estados Unidos, suplantando o lance feito pela Microsoft e estruturado como uma parceria em vez de uma venda direta.
A entrada do YouTube no serviço de vídeos curtos segue o banimento do TikTok em um de seus maiores mercados, a Índia, com a escalada das tensões entre o país e a China.