xAI: Elon Musk anuncia nova empresa de inteligência artificial “para entender a realidade”
Companhia é lançada após meses de planos para criar um rival para o ChatGPT
Elon Musk anunciou nesta quarta-feira (12) a formação de uma nova empresa focada em inteligência artificial (IA), após meses de planos de criar uma rival para o ChatGPT.
A empresa, chamada xAI, lançou um site e uma equipe com uma dúzia de funcionários.
A nova empresa será liderada por Musk, de acordo com o site, e “trabalhará em estreita colaboração com X (Twitter), Tesla e outras empresas para progredir em nossa missão”.
“O objetivo do xAI é entender a verdadeira natureza do universo”, afirma o site, ecoando a linguagem que Musk usou antes para descrever suas ambições de IA.
https://twitter.com/elonmusk/status/1679164661869182976
Musk foi um dos primeiros apoiadores do OpenAI, criador do ChatGPT, mas depois criticou a empresa por inserir salvaguardas que visam impedir que o chatbot viral espalhe respostas tendenciosas ou sexistas.
“O perigo de treinar a IA para acordar — em outras palavras, mentir — é mortal”, tuitou Musk em dezembro, respondendo a um usuário do Twitter que perguntou ao CEO da OpenAI se era possível “desligar as configurações de despertar” no ChatGPT.
Em uma entrevista com o então apresentador da Fox News, Tucker Carlson, em abril, Musk disse que havia planos para seu novo empreendimento de IA.
“Vamos começar algo que chamo de TruthGPT”, disse ele, descrevendo-o como uma “IA de busca máxima da verdade” que “se preocupa em entender o universo”.
O anúncio da nova empresa por Musk ocorre meses depois que ele alertou em uma entrevista que acha que a IA poderia causar “destruição da civilização” e se juntou a outros líderes de tecnologia para pedir uma pausa em uma corrida de IA “fora de controle”.
Poucos outros detalhes sobre a missão da empresa estavam imediatamente disponíveis, mas o site indica que está recrutando funcionários ativamente.
No momento, todos os funcionários do site parecem ser homens.
O anúncio do mais recente empreendimento chega em um momento precário para Musk.
O Twitter, empresa que ele adquiriu por US$ 44 bilhões em outubro, agora enfrenta um futuro incerto depois que a Meta – dona do Facebook – lançou um aplicativo rival chamado Threads.
O aplicativo da companhia de Mark Zuckerberg ultrapassou 100 milhões de inscrições em menos de uma semana.
Enquanto isso, houve vários relatos de declínio no uso do Twitter.
A turbulência no Twitter ocorre depois de meses em que Musk alienou alguns usuários e anunciantes ao cortar funcionários, promover mudanças polêmicas nas políticas e fazer uma série de comentários incendiários.
Além do Twitter, Musk administra várias outras empresas, incluindo Tesla, SpaceX, Neuralink e The Boring Company.