Usuários do Instagram relatam perdas de seguidores e contas bloqueadas
Falha no aplicativo atinge usuários de ao menos sete países; influenciadora Virginia Fonseca afirma ter perdido cerca de 200 mil seguidores
Usuários de ao menos sete países relataram, nesta segunda-feira (31), uma falha no Instagram que bloqueia perfis ou diminuem o número de seguidores das contas.
O Downdetector, site que monitora problemas nas plataformas digitais, já registrou mais de 1.600 reclamações até a manhã de hoje.
Cerca de 54% dos relatos são relacionados a problemas com o aplicativo, 40% a problemas com login e 6% a conexão com o servidor. O site aponta que a falha no aplicativo começou por volta das 10h00. O último problema apresentado pelo Instagram foi na última quinta-feira (27).
Perfis bloqueados recebem uma notificação para que o usuário tenha a chance de recuperar o acesso ao aplicativo em até 30 dias. Porém, os usuários afirmam não receber o código de autenticação necessário para logar no aplicativo.
Quem não teve a conta bloqueada, pode ter visto quantidade de seguidores diminuir. A youtuber Virginia Fonseca afirmou ter perdido 200 mil seguidores.
Usuários de países como França, Japão, Itália e Turquia relatam os mesmos problemas. No Brasil, segundo dados do Downdetector, os problemas técnicos se concentram em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Brasília, Fortaleza e Recife.
eu estava achando que tinha perdido mil seguidores por conta de política
na verdade o INSTAGRAM está suspendendo CENTENAS DE CONTAS sem motivo algum, dentro e fora do Brasil
minha mãe e minha irmã foram suspensas e nem postam nada pic.twitter.com/zeYSCEpRHO
— beatriz 13 (@beatrizihp) October 31, 2022
“Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Estamos analisando e pedimos desculpas pelo transtorno”, afirmou o Instagram em sua conta oficial no Twitter.
*Com informações de Beatriz Carneiro, da CNN, em São Paulo