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    Tesla fará recall de quase 54 mil veículos que podem desobedecer sinais de parada

    Recall abrange alguns veículos Model S e Model X 2016-22, Model 3 2017-22 e Model Y 2020-2022

    Por David Shepardson, da Reuters

    A Tesla fará recall de 53.822 veículos dos Estados Unidos, para corrigir problemas que pode fazer alguns modelos não pararem completamente em alguns cruzamentos que representem um risco à segurança.

    A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) disse que o recall abrange alguns veículos Model S e Model X 2016-22, Model 3 2017-22 e Model Y 2020-2022.

    A NHTSA disse que o recurso também conhecido como FSD Beta pode permitir que os veículos passem por um semáforo sem primeiro parar.

    A Tesla realizará uma atualização de software que desativa a funcionalidade “rolling stop”, disse a NHTSA.

    A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

    Na semana passada, a Tesla disse que o número de veículos beta do FSD nos Estados Unidos chegou a quase 60 mil. A Tesla está testando a versão aprimorada de seu software de direção automatizada em vias públicas, mas a montadora e o regulador disseram que os recursos não tornam os carros autônomos.

    A Tesla disse em 27 de janeiro que não estava ciente de nenhuma reclamação de garantia, acidentes, lesões ou fatalidades relacionadas ao recall.

    A Tesla disse à agência de segurança automotiva que lançou em outubro uma versão atualizada para incluir a funcionalidade rolling stop.

    A montadora disse que para usar o recurso, os veículos devem estar viajando abaixo de 9 quilômetros por hora e nenhum carro, pedestres ou ciclistas relevantes em movimento são detectados perto do cruzamento.

    O recurso, que parecia violar as leis estaduais que exigem que os veículos parem completamente e exige que os motoristas optem pelo que chamou de modo “assertivo”, chamou a atenção nas mídias sociais e levou a NHTSA a levantar questões com a Tesla.

    Segundo um relatório apresentado à agência de segurança automotiva, a Tesla disse que se reuniu com a equipe da NHTSA em janeiro “para discutir a funcionalidade, incluindo parâmetros operacionais” e a montadora em concordou com o recall.

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