Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Telescópio da Nasa identifica menor estrela anã marrom já observada

    Astrônomos realizam estudo para tentar determinar o menor objeto que pode se formar como estrela

    Telescópio Webb identifica menor estrela marrom já observada
    Telescópio Webb identifica menor estrela marrom já observada NASA, ESA, CSA, STScI, K. Luhman (Penn State University) e C. Alves de Oliveira (ESA)

    Marina Toledoda CNN

    em São Paulo

    O telescópio Webb, da Nasa, identificou a menor estrela anã marrom já observada. Ela foi encontrada no aglomerado estelar IC 348, localizado a cerca de 1.000 anos-luz de distância, na região de formação estelar de Perseu.

    Os astrônomos Kevin Luhman e Catarina Alves de Oliveira, responsáveis pelo estudo, estão tentando determinar o menor objeto que pode ser formar como estrela.

    “Uma pergunta básica que você encontrará em todos os livros de astronomia é: quais são as menores estrelas? É isso que estamos tentando responder”, explicou Luhman.

    Anãs marrons são objetos que se estendem pela linha divisória entre estrelas e planetas. Elas se formam como estrelas, tornando-se suficientemente densas para colapsar sob a sua própria gravidade, mas nunca se tornam densas e quentes o suficiente para começarem a fundir hidrogênio e transformarem-se de fato em uma estrela.

    Além de fornecerem pistas sobre o processo de formação de estrelas, as anãs marrons também podem ajudar os astrônomos a compreender melhor os exoplanetas, segundo a Agência Espacial Europeia.

    Outras duas anãs marrons foram identificadas durante a pesquisa e mostraram indícios de um hidrocarboneto não identificado ou uma molécula contendo átomos de hidrogênio e carbono.

    “É a primeira vez que detectamos essa molécula em uma atmosfera fora do nosso sistema solar”, explicou Catarina.

    “Estamos olhando para objetos com idades mais jovens e massas mais baixas do que nunca, e estamos vendo algo novo e inesperado”, acrescentou.

    Veja também: Telescópio James Webb compartilha novas imagens impressionantes