Presos no espaço: veja cinco fatos sobre retorno dos astronautas da Starliner
Dupla que deveria ficar por uma semana na Estação Espacial Internacional está no satélite há mais de dois meses esperando a Nasa definir os próximos passos
Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 6 de junho com a previsão de estadia de uma semana, mas estão há mais de 60 dias no satélite. Ainda, a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) levantou a possibilidade de que eles possam permanecer lá até o início de 2025 — uma decisão deve ser tomada até a metade de agosto.
A dupla foi enviada no voo inaugural tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing, com o objetivo de realizar testes para que a espaçonave passe a integrar o Programa Comercial de Tripulação da agência, que prevê voos tripulados periódicos até a ISS usando o veículo.
Veja curiosidades sobre a estadia na ISS
Eles podem ter contato com as pessoas da Terra?
De acordo com a Nasa, a dupla tem confortos parecidos com os do nosso planeta. Eles podem enviar e-mails, ligar e fazer videoconferências com suas famílias e amigos quando têm “tempo livre” a bordo da Estação Espacial Internacional.
Como eles conseguem os itens básicos para a estadia?
O satélite é abastecido com os suprimentos necessários para o dia a dia dos astronautas que moram lá — os sete tripulantes oficiais e os dois visitantes. Diversas vezes por ano são lançadas missões de reabastecimento com comida, água, roupas e oxigênio para possibilitar a vida dos cientistas.
O que eles estão fazendo lá em cima?
Os dois astronautas estão fazendo estudos sobre os sistemas de voo da Starliner e reunindo dados de desempenho para certificação do sistema. Além disso, estão trabalhando para a Nasa no laboratório orbital, fazendo experimentos científicos, tarefas de manutenção e auxiliaram nos preparativos para caminhadas espaciais — incluindo um estudo sobre novas maneiras de produzir cabos de fibra óptica e cultivar plantas a bordo do da ISS.
Atualmente, os dois são convidados na estação espacial, não integrando a Expedição 71, a equipe internacional de sete astronautas oficiais do satélite. No entanto, se a estadia deles for estendida até fevereiro, como a Nasa disse que pode acontecer se a Starliner não puder trazê-los de volta, Williams e Wilmore se tornariam membros da equipe de expedição em tempo integral.
Como eles vão voltar para a Terra?
Williams e Wilmore, lançados pela espaçonave Starliner, da Boeing, podem voltar à Terra com a Crew Dragon, da SpaceX, em fevereiro de 2025, caso o transporte inicial ainda seja considerado inseguro para retornar à Terra.
A Nasa tem dois sistemas de transporte espacial americanos exclusivos capazes de transportar tripulação de e para a estação. Embora nenhuma decisão tenha sido tomada, a agência está considerando várias opções para retornar os astronautas da estação espacial, incluindo retornar a bordo da Starliner.
O que a Nasa está fazendo para organizar a volta dos astronautas?
O lançamento da SpaceX Crew-9 e o retorno da SpaceX Crew-8 da agência tiveram a agenda reorganizada, permitindo mais tempo para finalizar os planos de retorno da Starliner.
A Nasa também está analisando as atribuições da tripulação para garantir que Butch e Suni possam retornar com a Crew-9, se necessário.
Veja quem foi Neil Armstrong, primeiro humano a pisar na Lua